SAIBA COMO MONTAR O PRIMEIRO ESTÚDIO

em Uncategorized.

Primeiro estúdio, grande diferencial, espaço profissional, conforto, clientes, segurança, clima, escolas de fotografia, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, melhor escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, curso fotografia, melhores escolas de fotografia

Há mais fotógrafos que estúdios, e isso pode ser um grande diferencial na hora de optar por investir em um espaço profissional

Além do mais, manter um estúdio proporciona conforto a você e aos seus clientes, segurança, mais credibilidade e o fotografo não fica refém do clima. Por outro lado, montar uma estrutura, por menor que seja, requer investimento.

Para fazer isso de maneira simples, sem desembolsar dinheiro de forma errada, veja algumas várias dicas valiosas para quem quer montar o primeiro estúdio de fotografia.

O espaço certo

Antes de pensar em quais equipamentos de estúdio comprar, é necessário decidir em que espaço tudo será acomodado. Diante disso, faça algumas considerações sobre o tipo de trabalho que faz (ou pretende fazer), a projeção do que poderá realizar no futuro e quanto dinheiro poderá investir.

Um mercado em expansão, rentável e que ainda pode ser explorado é o da fotografia de e-commerce.

Se o objetivo é investir no segmento, o ideal é pensar em um espaço que conte tanto com um set para produzir imagens de pequenos produtos (bijuterias, cosméticos, autopeças, bolsas e sapatos) quanto com um espaço maior para fotografar roupas em um manequim.

Recomendamos um espaço mínimo de 4 metros de largura por 5 metros de comprimento para esse tipo de trabalho.

Pode ser em uma garagem, um salão ou até mesmo na sala de casa – desde que seja espaçosa e esteja vazia. É preciso ter consciência de que no espaço será preciso colocar uma mesa e atrás dela haverá a iluminação para contraluz. Outro ponto importante é a área para recuo: ela deve ser suficiente para permitir trabalhar com distancia focal recomendada de 105 mm.

No caso de fotografar comida, sugerimos  a escolha de um local com o tamanho de no mínimo 3 metros de largura por 4 metros de comprimento para obter recuo e permitir montar o equipamento de iluminação.

O ideal também é contar com uma estrutura de cozinha para o preparo e armazenamento dos alimentos”, diz ele. Se tiver uma garagem, um salão ou uma edícula disponível, é possível instalar um estúdio em casa, para recorrer à cozinha doméstica. Porém, é importante que o espaço esteja desocupado e corresponda às medidas sugeridas, senão haverá limitações.

 No estúdio para fotos de comida, é necessário ter uma mesa que servirá para montar o set fotográfico, assim como armários ou algumas prateleiras para acomodar um pequeno acervo de produção, além do material de iluminação e equipamento fotográfico.

Para fotos de família e gestante,  é preciso planejar a estrutura de um estúdio para que fique versátil, atendendo vários tipos de clientes, desde modelos até famílias. Um salão ou uma garagem em casa pode servir para um estúdio para fotos de pessoas, desde que tenha as medidas apropriadas.

Busque um local com uma área útil entre 7 e 9 metros de comprimento e no mínimo 6 metros de largura, calculando uma sobra média de 1 metro de cada lado para acomodar os tripés de iluminação. Esse é um bom tamanho para clicar adultos por inteiro com objetivas nas distâncias focais de 50 mm e 80 mm e suficiente para fotografar uma família.

Aproveite para rever mais dicas  sobre estúdio nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.