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Estabelecer valores para trabalhar com fotos é uma arte a ser praticada ao longo de toda a sua carreira, e muitas variáveis deverão ser levadas em conta

Para determinar o preço de um trabalho profissional, por exemplo, entram em jogo alguns fatores básicos como:

. Uso da foto (mídia, tiragem, tempo de uso, tamanho da imagem). Lembre-se que o mercado publicitário trabalha com valores maiores que o fotojornalismo diário ou matéria editorial;

. Número de fotos compradas;

. Exclusividade.

Para uma produção fotográfica, além dos itens mencionados, contam:

. Sua criatividade e talento;

. Sua experiência ou tempo de mercado;

. Porte de sua cidade;

. Concorrência local;

. Tipo e capacidade financeira de seu cliente;

. Custo para produção e materiais fotográficos envolvidos;

. Tempo para fotografar;

. Distância e serem viajadas;

. Desgaste do seu equipamento;

. Custos fixos de seu estúdio, escritório ou local de trabalho.

Há referências de valores para o uso de imagem nas associações, agências de fotos e nas próprias editoras, que possuem tabelas de preços que normalmente são praticadas com os fotógrafos.

Os sindicatos de jornalistas e a ARFOC (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos) fornecem tabelas para o uso de imagem de arquivo e para saídas fotográficas (de três horas, cinco horas ou diária para viagem).

É comum no mercado profissional a pressão para abaixar valores, cabendo ao fotógrafo uma postura firme e ética, contrapropondo ou até mesmo não aceitando a proposta de trabalho.

Ao longo da carreira, você caminhará na linha de equilíbrio entre quanto vale sua foto e quanto seu cliente pode pagar, sendo comum perder concorrências por preço elevado, ou ter a sensação de ser mal remunerado.

Pela lei do direito autoral é obrigatório sempre constar o crédito fotográfico do autor, não sendo, então, item que influencie no preço e comercialização da imagem.

A maioria das expedições costuma ser feita de forma independente e com recursos próprios, e seu retorno financeiro pode vir de médio a longo prazo.

Das muitas imagens produzidas para fins de arquivo, algumas jamais serão publicadas, enquanto outras terão grande aceitação.

É comum demorar alguns anos para recuperar o investimento feito em uma viagem, ao passo que, em produções encomendadas, além do fotógrafo receber pelo trabalho, produzirá imagens para seu arquivo que lhe proporcionarão futuros rendimentos.

Aproveite para rever mais dicas sobre elaboração de planilhas de preços, nas suas apostilas e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

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