SILHUETAS E CONTRALUZ

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Embora os resultados possam parecer diferentes, fotos em silhueta e em contraluz são variações do mesmo tema

Em termos de exposição, diferem apenas na quantidade de luz que incide sobre o objeto principal.

Objetos em silhueta

Para criar uma silhueta, exponha apenas para o plano de fundo- um céu ou, por exemplo uma parede fortemente iluminada-, de modo que os elementos em primeiro plano sejam registrados como muito escuros, ou mesmo pretos.

Certifique-se de que a exposição não considera o primeiro plano. Para essa técnica ser mais eficiente, uma luz mínima deve incidir sobre o objeto, caso contrário os detalhes de superfície começam a ser registrados, e a forma perde impacto. O objetivo é explorar o contorno e a forma, e, para tanto um fundo liso é o ideal.

Ao fotografar contra a luz, você precisa estar ciente da possibilidade de causar flare na objetiva. Como regra, procure se posicionar de modo que o próprio objeto oculte a fonte de luz, embora seja interessante deixar o sol raiar em torno dele, ocasionando algum flare. O uso de uma abertura pequena ajuda a reduzir reflexos indesejados dentro da objetiva.

Objetos à contraluz

O clássico objeto à contraluz é um retrato tirado com uma janela ou com o céu como plano de fundo, ou mesmo figuras contra uma praia luminosa e arenosa ou uma tampa de esqui.

Nesse tipo de situação, o desafio em termos de exposição é evitar que o fotômetro seja demasiadamente influenciado pelos altos níveis de iluminação do plano de fundo. Se você não conseguir, vai terminar com uma imagem em silhueta. Para impedir isso, ignore o automático ou ajuste manualmente os controles, “superexpondo” o diafragma a f/1/2 e f/2 , aproximadamente .

Outra abordagem envolve ajustar a câmera para uma leitura seletiva do fotômetro. Como alternativa, com uma leitura mediana, preencha o visor com o lado escuro do objeto, anote a leitura, ou trave , recue e reenquadre a imagem.

As cenas à contraluz costumam produzir uma mancha de velamento – isto é, uma luz que não forma imagem-, agravada pela necessidade de aumentar a exposição para o objeto. A uma contraluz forte, todavia, é difícil evitar o transbordamento de luz em torno do objeto, prejudicando a nitidez e reduzindo o contraste.

Aproveite para rever mais dicas sobre silhuetas  e contraluz nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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