SOBRE ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO

em Uncategorized.

Iluminação em estúdio, movimentos faciais, luz de flash, sombrinha branca, luz principal difusa, estúdio, escola de fotografia, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, curso fotografia, playboy

Para evitar movimentos faciais em movimento ou mesmo tremidos é recomendável usar uma luz de flash ao invés da luz tungstênio, e o acessório difusor mais aconselhável, pelo menos para as fotografias da cabeça e ombros é uma sombrinha branca colocado a dois ou três metros., conforme ilustração acima

Algumas alternativas para uma luz principal difusa são a “janela” difusora, uma luz refletida por uma só superfície branca ou, num estúdio com luz natural, uma janela orientada para a face norte.

Esta iluminação básica, conservadora, pode ser melhorada, por exemplo, enchendo as sombras ou por meio de luzes para criar efeitos.

A função de enchimento das sombras consiste em reduzir a gama de contraste; depende, pois, em primeiro lugar de o fotografo desejar realçar todos os pormenores faciais (talvez intente apresentar uma imagem de grande força gráfica, com uma iluminação intensa), e também do grau de difusão da iluminação principal e da sua posição.

Quanto mais suave for, e quanto mais frontal, menor será a necessidade de encher as sombras. A iluminação lateral, no entanto, produz um contraste muito acentuado entre ambos os lados da face.

Como refletores podem utilizar-se cartão branco, placas de isopor, folha de alumínio amassada, uma chapa metálica lisa e brilhante, espelhos e luzes secundarias, por ordem de eficácia.  Sempre crescente.

Para produzir efeitos mais naturais, o enchimento das sombras teria de ter um nível aproximado a uma quarta parte da iluminação principal. As luzes secundárias, provenientes de um enchimento forte, distraem a atenção.

Os dois tipos mais comuns de luzes de efeito que podem ser incorporados neste esquema básico são os projetores pontuais principais (spots) colocados atrás e fresnéis auxiliares.

Os primeiros produzem um feixe de luz intenso, e colocam-se em geral atrás do retratado e fora do enquadramento; iluminam o perfil do cabelo ou do rosto; com os cabelos claros produzem um efeito de auréola brilhante.

Os segundos são fresnéis, tipos de  projetores pontuais pequenos, ou até espelhos que se usam como refletores para produzirem pequenos reflexos brilhantes nos olhos. Servem para avivar a expressão e compensar qualquer tendência dos olhos se perderem entre sombras.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de moda e beleza nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)