SOBRE O EFEITO FLARE

em dicas de fotografia.

efeito flare, defeito ótico, fotógrafos, efeito photoshop, celulares, tablets, proteção das lentes, filtro UV, proteção do sensor, raios ultavioleta, fotografia, (11) 31072219, curso de fotografia online, curso de fotografia sp, "curso de fotografia", escola de fotografia, curso fotografia, aulas de fotografia, +curso+fotografia+profissional, "Curso de fotografia Profissional", aulas de fotografia, curso de fotografia, playboy, aulas de fotografia, focus, focus fotografia, curso focus, focus foto, escola focus, focus escola de fotografia, curso de fotografia av paulista, fotografia cursos, cursos vips de fotografia, escolas de fotografia, escola de fotografia sp, cursos de fotografia online, curso de photoshop, aula de fotografia sp, história do fotojornalismo brasileiro, focus fotografia,

                                     Efeito de reflexão e difusão de luz causado pelo flare            

O Flare (ou Lens Flare) é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Esse defeito causa certas manchas de luz, em formas circulares ou hexagonais.

Embora seja originalmente uma imperfeição, muitos fotógrafos hoje em dia utilizam esse “defeito” em seu favor como uma espécie de efeito, pois tende a deixar a imagem mais colorida e mais quente. No entanto, a foto perde contraste e, geralmente, o assunto está na sombra, o que torna difícil de focar.

Por ser do agrado de muitos, existem até recursos para simular esse efeito no Photoshop ou Lightroom (filtro Lens Flare) ou até mesmo em aplicativos para celulares e tablets.

Esses efeitos podem também serem obtidos por uso de filtros, geralmente  destinado a proteção das lentes. É uma questão de preferência pessoal utilizar um filtro protetor em uma determinada situação.

Alguns desses filtros de proteção também podem ser utilizados para combater aberrações cromáticas, mas podem aumentar o lens flare ou suavizar a imagem.

Nunca coloque nada diante da objetiva, a não ser que seja absolutamente necessário. O filtro UV, que simplesmente absorve a luz UV, é utilizado principalmente como proteção.

Na hora de  filtros UV, procure sempre os melhores que você encontrar e coloque-os em todas as suas objetivas para armazenamento e transporte. Dessa forma, além de proteger seu sensor contra excessos de radiação ultravioleta, irá proteger suas lentes contra riscos, arranhões, poeira, choques, etc.

PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL – 3. Edição
“FOTOGRAFIA DIGITAL – APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE”
Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil, Janeiro 2016
16 cm x 23 cm, 432 páginas.
Fonte: http://bit.ly/1QrKl8M

Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/ 

Fale com a Focus: [email protected]
Veja Ultimas Noticias sobre Fotografia: http://focusfoto.com.br/blogs/ 

Seja fotografo regulamentado. Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Registro Profissional: Respeito & Cidadania

Referência em ensino de fotografia
“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2016 = 41 anos”