Sobre os direitos autorais

em Dicas & Tutoriais, Notícias.

direitos autorais, direitos do autor, plágios, créditos, direito do fotógrafo, ações judiciais, eventos sociais, escola de fotografia sp, focus escola de fotografia, focus, escola focus,  enio leite ,cursos fotografia online, curso de photoshop, cursos de fotografia sp, cursos de fotografia online, melhor escola de fotografia sp, cursos de fotografia focus, aulas de fotografia online, escolas de fotografia sp

O direito autoral no país é regido pela lei 9.610/98 que regula os direitos do autor e os que lhes são conexos.
Uma questão frequente entre fotógrafos é confundir direto autoral com direito patrimonial. Outra questão é interpretar a autoria de fotos de casamento como obra intelectual ou artística

Plágios e créditos:

Recentemente mais uma questão passou a afligir os fotógrafos: o design de templates e álbuns composite de autoria própria e que diferenciam a arte e estilo de seu trabalho.

Aqui no Brasil, a polêmica sobre plagio ainda começa, mas inibe fotógrafos de se valer do apelo de vendas, de publicar portfólios virtuais. Tem medo de serem copiados.

Já os créditos de autoria são direitos cristalinos do fotografo, além de ajudar muito na propagação do seu nome.

Outras questões:

Uma foto esta apoiada no seguinte tripé de leis: o direito do fotografo, o direito de quem solicitou a foto e o direito do retratado. Nesta perspectiva é que o fotografo deve informar-se e munir-se em termos de instrumentos jurídicos (contrato e autorização) para não cometer erros que lhe poderão render ações judiciais.

É permitido que o fotógrafo exponha a foto de uma criança que fez em uma sessão em vitrines para atrair publico desde que o fotografo tenha autorização dos pais ou de seu responsável legal. Há necessidade do termo de uso da imagem seja pra criança ou adulto. Quanto mais detalhado esse termo mais protegido estará o fotografo.

 Objetivos:

Eventos sociais são momentos importantes na vida de nossos clientes. Não deve ser tratado como simples ‘reportagem ou documentação’. Devemos apresentar ao nosso cliente um trabalho diferenciado, personalizado, dentro de suas expectativas. Cliente satisfeito é a grande estratégia de marketing.

O fotografo exercita um trabalho intelectual. Raciocina, sente e produz, por meio de seu potencial criativo e racional.

A boa fotografia é resultado de um grande projeto e não um mero acidente fotográfico. Ela antes de tudo deve falar por si mesma. Deve atingir e mexer com os sentimentos mais íntimos do seu publico.

Para tanto, devemos nos preocupar em criar uma historia visual através da foto.

 Recomendações:

Procure sempre sair das imagens convencionais.

Evite fotografar apenas com o flash conectado direto na sapata da câmera. Pois o efeito será idêntico aos das câmeras compactas amadoras.

Antes de sair sempre confira seus equipamentos, cartões de memorias e tenha sempre flashes, câmera, acessórios e baterias de reserva. Imprevistos acontecem.

Visite o site da Focus Escola de Fotografia – Desde 1975
http://www.focusfoto.com.br –  [email protected]

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO SELECIONADOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 17/09/2018)

Comentários

  1. Thamyres -

    gostei muuiuto do que liii