SUA FORMAÇÃO!

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Há alguns fotógrafos em atividade que não seguiam cursos formais de fotografia

Há até quem diga que estes estudos não são necessários  –  que apenas o portfólio já é suficiente.

Estas observações são verdadeiras, mas só podem ser aplicadas a um número reduzido de fotógrafos com sorte, muito talento e muita persistência, sem considerar o longo tempo de aprendizado.

 Os outros, entretanto, que não disponham desse tempo, vão precisar de uma mão. A formação acadêmica proporciona tempo e liberdade para experimentar e desenvolver um estilo pessoal.

Muitos cursos permitem e encorajam os alunos a tentar diferentes gêneros e estilos fotográficos. Talvez você queira trabalhar em moda, mas uma exploração básica do documentário social, seus enfoques e distintas facetas pode ajudar suas ambições na fotografia de moda e proporcionar novas ideias – e até mesmo persuadi-lo a se dedicar ao documentário social.

N fotografia, você só sabe quando experimenta. O cruzamento de estilos procedentes de diferentes gêneros, técnicas e enfoques é uma pratica fértil que constitui a seiva das artes visuais.

 A educação formal também proporciona a oportunidade de trabalhar em colaboração e em equipes criativas. Trabalhar com alunos de outras turmas como assistentes para os alunos de turmas mais adiantadas permite avançar mais rapidamente no seu desenvolvimento técnico e artístico.

Escolhendo um curso

Como escolher o curso mais adequado? Há um grande leque de cursos que vão dos muito técnicos aos com orientação profissional, passando pelas de belas artes, que priorizam a analise critica. Procure um curso em que se sinta a vontade com o equilíbrio entre os conteúdos técnicos e acadêmicos.

Para isto, é necessário fazer as perguntas pertinentes á escola ou universidade, da mesma forma que elas fazem com você ao entrevistá-lo. É conveniente escrever um pequeno guia com os aspectos que interessam. Talvez você possa expor estas questões durante algum evento aberto ao público.

Pergunte também se há estágios na escola ou em empresas criativas conveniadas é como isto está contemplado no curso. Os dias de visitas consistem uma oportunidade ideal para visitar a escola ou a universidade em um ambiente informal, sem compromisso.

 Converse com estudantes que já estejam fazendo o curso que lhe interessa e pergunte como são seus estudos e vida estudantil. Dê uma olhada nas instalações. Há variedade de equipamentos disponível?

O curso pretendido habilita você a obter seu registro Mtb de fotógrafo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho?

Essas são perguntas básicas que o farão entrar no mercado de trabalho pela porta da frente. E que o dinheiro investido seja melhor aproveitado!

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre mercado de trabalho nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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