Há alguns fotógrafos em atividade que não seguiam cursos formais de fotografia
Há até quem diga que estes estudos não são necessários – que apenas o portfólio já é suficiente.
Estas observações são verdadeiras, mas só podem ser aplicadas a um número reduzido de fotógrafos com sorte, muito talento e muita persistência, sem considerar o longo tempo de aprendizado.
Os outros, entretanto, que não disponham desse tempo, vão precisar de uma mão. A formação acadêmica proporciona tempo e liberdade para experimentar e desenvolver um estilo pessoal.
Muitos cursos permitem e encorajam os alunos a tentar diferentes gêneros e estilos fotográficos. Talvez você queira trabalhar em moda, mas uma exploração básica do documentário social, seus enfoques e distintas facetas pode ajudar suas ambições na fotografia de moda e proporcionar novas ideias – e até mesmo persuadi-lo a se dedicar ao documentário social.
N fotografia, você só sabe quando experimenta. O cruzamento de estilos procedentes de diferentes gêneros, técnicas e enfoques é uma pratica fértil que constitui a seiva das artes visuais.
A educação formal também proporciona a oportunidade de trabalhar em colaboração e em equipes criativas. Trabalhar com alunos de outras turmas como assistentes para os alunos de turmas mais adiantadas permite avançar mais rapidamente no seu desenvolvimento técnico e artístico.
Escolhendo um curso
Como escolher o curso mais adequado? Há um grande leque de cursos que vão dos muito técnicos aos com orientação profissional, passando pelas de belas artes, que priorizam a analise critica. Procure um curso em que se sinta a vontade com o equilíbrio entre os conteúdos técnicos e acadêmicos.
Para isto, é necessário fazer as perguntas pertinentes á escola ou universidade, da mesma forma que elas fazem com você ao entrevistá-lo. É conveniente escrever um pequeno guia com os aspectos que interessam. Talvez você possa expor estas questões durante algum evento aberto ao público.
Pergunte também se há estágios na escola ou em empresas criativas conveniadas é como isto está contemplado no curso. Os dias de visitas consistem uma oportunidade ideal para visitar a escola ou a universidade em um ambiente informal, sem compromisso.
Converse com estudantes que já estejam fazendo o curso que lhe interessa e pergunte como são seus estudos e vida estudantil. Dê uma olhada nas instalações. Há variedade de equipamentos disponível?
O curso pretendido habilita você a obter seu registro Mtb de fotógrafo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho?
Essas são perguntas básicas que o farão entrar no mercado de trabalho pela porta da frente. E que o dinheiro investido seja melhor aproveitado!
Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre mercado de trabalho nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.