TÉCNICAS E CRIANÇAS

em Dicas & Tutoriais.

Do ponto de vista estritamente técnico, a fotografia de crianças não apresenta qualquer dificuldade; na medida em que não se pode preparar muito o cenário nem a composição, a saída é ter rapidez na hora do registro

Um trabalho desse tipo dará
resultados mais satisfatórios se o fotógrafo conhecer bem a câmera que utiliza,
a ponto de poder operá-la na velocidade exigida pelo movimento incessante das crianças
.

As câmeras automáticas e as
dotadas de motor permitem que o fotógrafo esqueça certos problemas técnicos e
concentre-se apenas no assunto que esta fotografando. Mas, se não é esse o seu
equipamento, há algumas dicas que podem ajudá-lo a obter boas fotos:

Regule de antemão a câmera para as condições normais de iluminação do interior da casa (se for o caso, mantenha a unidade de flash já instalada na câmera). Mas, não espere muita qualidade…

O objetivo dessa regulagem é
deixar a câmera semi-pronta; quando chegar a hora de usá-la, basta fazer
pequenos ajustes.

Mantenha o anel de focalização regulado
para 2 metros. Essa é à distância mais comumente usada para flagrantes de
crianças. Se você puder utilizar uma abertura pequena, quase não vai ser
preciso mexer o foco quando fotografar dentro de casa. Assim fica mais fácil
reagir com rapidez às oportunidades que se apresentam.

Quanto à velocidade e abertura
mais indicadas, não há regras que resolvam todos os problemas. Entretanto à
medida que cresce, a criança torna-se mais ativa. Isso significa que será
necessária uma velocidade de obturação progressivamente e uma regulagem de foco
cada vez mais precisa.

A abertura também pode sofrer aumentos
à medida que o tempo passa: uma abertura grande permite que o fundo seja
mantido fora de foco, o que é uma vantagem quando se vai fotografar em locais
onde se amontoam brinquedos e quinquilharias, e não há tempo suficiente para
encontrar o melhor ângulo de tomada – o fundo fora de foco faz o motivo
destacar-se em primeiro plano. As aberturas grandes também são úteis em
exteriores, pois eliminam uma série de detalhes que podem comprometer a cena.

Uma maneira eficaz de eliminar o
fundo é tirar fotos com um ângulo de tomada ou muito alto ou muito baixo.
Embora os resultados desse tipo de enquadramento nem sempre sejam
satisfatórios, há ocasiões em que essa é a única solução. O fundo pode ser um
tapete, um gramado ou o próprio céu; tome cuidado apenas para que não tenha
muitos elementos. Ao usar o ângulo de tomada alto, procure fazer com que a
imagem reflita o modo como você vê a criança.

Aproveite para rever mais dicas técnicas e crianças nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

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