TECNOLOGIA – SENSOR DE IMAGEM

em Dicas & Tutoriais.

Tecnologia, sensor de imagem, tecnologia de imagem, cartão de memória, tipos de sensores, sensor ccd, sensor cmos, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia profissional online, workshop fotografia, aula de fotografia, fotografia profissional, São Paulo, SP,

O sensor de imagem é a tecnologia que substituiu o filme. Ele fica no mesmo lugar que o filme ficava, e detém a mesma função: captar a imagem. Ele captura a luz e gera a imagem, e em seguida envia para o cartão de memória gravar

Vanessa Alves

A função dele é de extrema importância, pois é ele quem define a qualidade da imagem.

Existem vários tipos de sensores, mas vou tratar sobre os principais para as câmeras fotográficas, que são: o CCD (Charge Coupled Device) e o CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor).

Sensor CCD

É um excelente sensor, seu ponto forte é o contrário do CMOS, ele capta melhor a baixa luz, gerando imagens mais nítidas, com mais cores e melhores nessas situações. Em contra partida, consome mais energia.

Ele é muito utilizado nas câmeras somente de vídeo, que são as Camcorder.

Deveriam elaborar um sensor que ficasse no meio termo, teria melhor imagem com gasto mediano de bateria.

Sensor CMOS

É o sensor mais utilizado nas câmeras DSLR. Ele possui uma tecnologia que consome menos bateria da câmera, e isso é um ponto forte. O ponto fraco é que em situações de pouca luz gera uma imagem um pouco mais granulada, com ruído e menos nítida.

A maior parte dos fotógrafos e câmeras utilizam esse tipo de sensor.

Não se preocupe com o “ponto fraco”, é um detalhe pequeno e não influencia tanto no resultado final, quanto parece.

Tamanho do Sensor

O tamanho do sensor influencia diretamente na imagem, quanto maior ele for, melhor será.

Esqueça esse papo de megapixel, porque a máquina pode ter 20 megapixels, mas se tiver um sensor pequeno, a imagem terá menos qualidade, ou seja, menos nitidez, contraste, cor e etc.

Pode comparar a imagem de uma Canon T3 com 12 megapixels com uma Canon compacta de 20 megapixels, e verá que a Canon T3 tem qualidade superior.

Essa é grande diferença entre as categorias de câmeras, além, é claro da lente e mais alguns itens técnicos. Mas o sensor é um dos grandes responsáveis pelo resultado final da imagem.

Na prática, é como se a máquina tivesse que trabalhar com um menor espaço, então ela vai eliminando os detalhes.

Leia mais:  GUIA DEFINITIVO.PDF

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e tecnologia de imagem nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)