TECNOLOGIA – SENSOR DE IMAGEM

em Dicas & Tutoriais.

Tecnologia, sensor de imagem, tecnologia de imagem, cartão de memória, tipos de sensores, sensor ccd, sensor cmos, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia profissional online, workshop fotografia, aula de fotografia, fotografia profissional, São Paulo, SP,

O sensor de imagem é a tecnologia que substituiu o filme. Ele fica no mesmo lugar que o filme ficava, e detém a mesma função: captar a imagem. Ele captura a luz e gera a imagem, e em seguida envia para o cartão de memória gravar

Vanessa Alves

A função dele é de extrema importância, pois é ele quem define a qualidade da imagem.

Existem vários tipos de sensores, mas vou tratar sobre os principais para as câmeras fotográficas, que são: o CCD (Charge Coupled Device) e o CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor).

Sensor CCD

É um excelente sensor, seu ponto forte é o contrário do CMOS, ele capta melhor a baixa luz, gerando imagens mais nítidas, com mais cores e melhores nessas situações. Em contra partida, consome mais energia.

Ele é muito utilizado nas câmeras somente de vídeo, que são as Camcorder.

Deveriam elaborar um sensor que ficasse no meio termo, teria melhor imagem com gasto mediano de bateria.

Sensor CMOS

É o sensor mais utilizado nas câmeras DSLR. Ele possui uma tecnologia que consome menos bateria da câmera, e isso é um ponto forte. O ponto fraco é que em situações de pouca luz gera uma imagem um pouco mais granulada, com ruído e menos nítida.

A maior parte dos fotógrafos e câmeras utilizam esse tipo de sensor.

Não se preocupe com o “ponto fraco”, é um detalhe pequeno e não influencia tanto no resultado final, quanto parece.

Tamanho do Sensor

O tamanho do sensor influencia diretamente na imagem, quanto maior ele for, melhor será.

Esqueça esse papo de megapixel, porque a máquina pode ter 20 megapixels, mas se tiver um sensor pequeno, a imagem terá menos qualidade, ou seja, menos nitidez, contraste, cor e etc.

Pode comparar a imagem de uma Canon T3 com 12 megapixels com uma Canon compacta de 20 megapixels, e verá que a Canon T3 tem qualidade superior.

Essa é grande diferença entre as categorias de câmeras, além, é claro da lente e mais alguns itens técnicos. Mas o sensor é um dos grandes responsáveis pelo resultado final da imagem.

Na prática, é como se a máquina tivesse que trabalhar com um menor espaço, então ela vai eliminando os detalhes.

Leia mais:  GUIA DEFINITIVO.PDF

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e tecnologia de imagem nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.