TELES E ESTABILIZAÇÃO DE IMAGEM

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Harold Edgerton, no final da década de 1930, conseguiu, por meio do flash eletrônico, fotos de uma bala atravessando três balões de aniversário

Com teles,  lentes de grande distância focal, a partir de 200 mm, por exemplo e em velocidades abaixo de 1/30s, é aconselhável levantar o espelho da câmera, reduzindo a trepidação provocada por seu movimento ao sair do caminho da luz e do mecanismo da lente para fechar o diafragma.

Quando o espelho está em ação, a velocidade do obturador de 1/15s é o intervalo de tempo em que a câmera fica tremendo. Mudar a abertura do diafragma um f/ a mais ou a menos, utilizando a velocidade do obturador de 1/8s ou 1/30s, vai fazer a câmera tremer por apenas 50% desse intervalo. Em 1/15s, ela treme 100% do tempo de exposição.

Sem tripé, o controle da respiração na hora do disparo, o toque cuidadoso no botão do obturador e a postura do fotografo são procedimentos necessários para se ganhar firmeza. Em certas situações, é possível também apoiar-se numa parede, num móvel, ou no próprio equipamento, usando a bolsa ou saco de feijão como almofada.

A tecnologia das lentes para estabilizar a imagem, diminuindo a vibração (VR, de Vibration Reduction, na Nikon e IS, de Image Stabilizer, na Canon), ajudam a ganhar até dois pontos de velocidade, e na fronteira crítica entre tremer e não tremer, principalmente com teleobjetivas, seu uso pode salvar uma foto.

Velocidades altas do obturador diminuem a chance da foto sair tremida. Uma regra geral muito útil para assuntos estáticos é usar a velocidade do obturador igual à distancia focal da lente. Por exemplo: com uma lente de 500 mm, utilize pelo menos 1/500s de velocidade do obturador. O uso de flash eletrônico, com intervalos de duração do relâmpago muito pequenos (pelo menos 1/500s) também diminui a chance de tremer.

Alguns equipamento de flash de alta velocidade (high-speed) permitem velocidades de até 1/50.000s. Harold Edgerton, no final da década de 1930, conseguiu fotos de uma bala atravessando três balões de aniversário, onde apareciam, com toda a nitidez, o projétil e as três bolas, todas já perfuradas, no momento em que apenas a primeira tinha começado a murchar.

Em situações de pouca luz, o disparo do flash a curta distância, poderá substituir o emprego de rápidas velocidades, sem alteração de ISO.  A não ser que o assunto esteja mais longe…

Consulte suas anotações de aula e sua literatura técnica da Focus Escola de Fotografia para maiores informações.

E boas fotos!

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