TESTANDO ILUMINAÇÃO, TEMPERATURA DE COR E QUANTIDADE DE LUZ

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As câmeras DSRL dominaram a situação devido à incrível capacidade de lidar com a luz, principalmente em situações de baixa iluminação

Isto não significa que você não tenha de considerar a iluminação ao fotografar ou filmar com a sua DSRL.

Mesmo que você já esteja familiarizado com a iluminação, vale a pena fazer testes com o projeto pretendido. De forma geral, você irá iluminar um ou dois stops a menos na cena geral, considerando a sensibilidade da DSRL. Às vezes isto significa que, ao invés de adicionar luzes, você estará removendo luzes ou enfraquecendo-as um pouco.

Esta noção de reduzir a luz significa que as pessoas acostumadas a iluminar cenas poderão utilizar todo o seu conhecimento com apenas alguns ajustes.

Ao invés de adicionar a luz e então ajustar proporção e contraste, você pode estar em uma situação na qual precise bloquear as luzes por lâmpadas com dimmer.

Outra coisa que você pode descobrir é a necessidade súbita e prodigiosa de mais tapadeiras e recursos para difundir a iluminação. Com as DSRLs, a superexposição pode ser um problema mais frequente do que aconteceria com a mesma iluminação em outras mídias. Embora isto não seja um problema com um pouco de planejamento, trata-se de algo que você deve estar atento durante os testes.

Se você estiver acostumado com a iluminação para vídeo, ficará simplesmente surpreso com a amplitude da câmera em termos de iluminação e com a quantidade de cenas que ficarão fabulosas em condições de iluminação que normalmente teriam sido impossíveis.

Se você é um fotógrafo e não está habituado à iluminação contínua, agora é hora de se concentrar em como utilizar seu conhecimento em iluminação de novas maneiras. Se você estiver utilizando iluminação contínua para fotografar, será possível até mesmo testar a câmera utilizando suas luzes atuais.

Adicionalmente, com DSLRs você pode iluminar cenas com luzes únicas, fontes encontradas em lojas de materiais de construção e todo tipo de opção criativa de iluminação. Esta variedade está disponível porque as câmeras são capazes de trabalhar com fontes de iluminação fracas, de modo que você pode encontrar a proporção geral de iluminação utilizando nada além de fontes de baixa iluminação.

Isto significa que as filmagens “rápidas” podem produzir resultados interessantes e se tornam possíveis sob uma ampla variedade de situações de luz natural.

Se você não está familiarizado com a forma com que a câmera registra os vários tipos de luzes e temperaturas, utilize o processo de teste para filmar tantos tipos de iluminação quando for possível.

Você também precisa fazer anotações sobre a correção da cor, principalmente em cenas com iluminação mista. Se a cena se mover para a iluminação de outra fonte de luz, a qualidade dela irá mudar e a correção da cor não conseguirá equilibrá-la corretamente. Alterações de temperatura de luz e fontes de luz diferentes são utilizadas frequentemente para a produção de efeitos criativos.

Aproveite para rever mais dicas sobre qualidade da luz nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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