TOM SÉPIA

em dicas de fotografia.

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A tecnologia digital permite alterar a imagem com controle muito maior do que no laboratório tradicional

Um exemplo clássico disso é o
equivalente digital da tonalização sépia – a técnica de baixo contraste,
desenvolvida no século XIX, que produz imagens quentes, em tom castanho, sem
pretos ou brancos.

As cópias velhas carecem de
contraste em razão das propriedades de registro do filme e das substâncias
químicas que compõem a emulsão dessas cópias. A suavidade provavelmente se deve
à objetiva, enquanto o tom castanho se deve ao fato de a cópia ter sido tratada
com um composto de  tiocarbamida.

Muitas câmeras digitais produzem
“tonalização sépia” se corretamente ajustadas, e diversos programas de edição
de imagem também oferecem esse efeito a partir de um simples e único comando,
embora com pouco controle.

Para maior controle, primeiro
converta sua imagem em escala cinza para o modo de cor RGB. Depois, reduza a
saturação da imagem. Acesse o comando Levels (veja as páginas 102 e 103),
deixando a imagem mais clara e mais cinza, e, então, remova os pretos e
brancos.

Agora você pode adicionar cor. A maneira mais fácil é usar Color Balance do Photoshop para aumentar o vermelho e o amarelo. Ou use o comando Variations (se disponível) para adicionar vermelho, amarelo e, possivelmente, um pouco de azul, a fim de gerar um marrom que você ache apropriado ao conteúdo de sua imagem.

Outra alternativa é trabalhar com
uma imagem em escala de cinza no modo Duotone, adicionando um marrom ou
laranja-escuro como segunda tinta. Com o Photoshop, esse procedimento
proporciona efeitos mais sutis. 

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