TRABALHAR SEM PÓS-PRODUÇÃO?

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Uma das vantagens mágicas das DSLR é que elas podem ser utilizadas em projetos de baixo orçamento ou projetos com prazos curtos

Para trabalhos no estilo “rápido” ou situações em que você não controla a iluminação, você pode precisar ajustar as configurações de estilo de imagem rapidamente e deixar os resultados um pouco a cargo do destino.

Caso seu projeto não vá passar por uma pós-produção, seu objetivo é obter o visual na câmera durante a filmagem.

Às vezes, a decisão de fazer ou não a pós-produção é determinada também pelo destino final do projeto: você está se preparando para a web ou para um catalogo impresso?

Há diferenças óbvias que ajudam você a decidir onde colocar seu orçamento. Outra consideração refere-se a poupar tempo:  conseguir a imagem certa na câmera economiza muito tempo e as fotos diárias ficam prontamente disponíveis.

O formato RAW é problemático, mas tem a vantagem de ser reproduzível a médio prazo. A pós-produção é divertida e o visual é recompensador, mas vamos encarar isto, orçamento, facilidade e economia de tempo não são pequenas considerações.

Há também a paz de espírito em se saber que não está sozinho; muitas pessoas acreditam que os limites da captura de imagem e da compressão das DSLRs tornam a gradação das cores muito menos eficaz que simplesmente acertar na câmera, e seus esforços de gradação das cores na câmera minimizarão a necessidade de emergências (onde manipulações extremas são necessárias para salvar uma foto mal feita).

Às vezes a capacidade de “corrigir na pós-produção” causa problemas, pois acabamos dependendo demais da rede de segurança. Capturar diretamente na câmera gera uma sensação de urgência necessária para se alcançar a excelência.

Se você souber que não fará qualquer tipo de pós-produção, preste atenção nas mesmas coisas que observaria durante a pós-produção.

Ou seja, ajuste perfeitamente a temperatura da cor e Equilíbrio de Branco na câmera, extraia o máximo de potencial das operações de filtros, seja obcecado pela sua exposição, vigilante com a iluminação, verifique os tons de pele e faça um uso criativo das gelatinas e temperaturas das luzes, se necessário.

Você não deverá se preocupar em ter latitude suficiente para alterações na pós-produção. A imagem que você está visualizando será o produto final, então você não precisa tentar visualizar como será a aparência do produto final.

Como você está conferindo produto final, certifique-se de que o monitor ou tela de LCD represente bem o que você espera ver no formato final de visualização. A imagem será processada somente na câmera e você não precisa se preocupar com o espaço ou latitude expandida para a pós-produção.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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