TRANSFORMANDO O ORDINÁRIO EM EXTRAORDINÁRIO

em Artigos e Entrevistas.

Quando você tira uma foto com a câmera paralela ao ombro da pessoa, o resultado geralmente é uma imagem achatada e grosseira

Porém, esse tipo de foto pode
ser muito poderoso se bem feito, pois dá a pessoa retratada um ar de
confrontamento e poder.

Como regra geral, é melhor pedir
que a pessoa vire um dos ombros. Para que eles formem um ângulo com a câmera.
Experimente as duas opções. Colocar a pessoa sentada sempre à deixa mais
confortável. Pedir que ela cruze os braços e coloque uma das mãos na altura do
queixo ou da boca também pode ajudar.

Se você se posicionar
ligeiramente acima dela, problemas com o queixo duplo ou rostos gordos serão
amenizados. Porém, evite ficar em um patamar mais baixo que a pessoa, a não ser
que você queira dar a ela um ar ameaçador, sinistro ou dominador.

Procure luzes interessantes para
compor sua foto. A luz vinda da janela funciona muito bem em retratos e deve
ser o ponto de partida do seu processo de experimentação e aprendizado. Como
ela vai diminuindo gradativamente, o fotógrafo pode ter uma boa iluminação no
rosto e um fundo que vai escurecendo, até desaparecer.

Aproveite bem o entorno e fique
atento a locações que o permitam tirar fotos com um diferencial. Não há nada
pior que tirar uma foto de um executivo sentado atrás de uma mesa de escritório.
Tente chegar cedo a locação onde vai trabalhar e olhe ao redor em busca de
paredes coloridas, cantos interessantes ou áreas de recepção e ofereçam um
cenário mais dinâmico para as fotos.

Não Diga “XIS”!

O sorriso humano é muito bonito.
Porém, pessoas que não resistem à tentação de sorrir quando uma câmera é
apontada para elas podem ser um grande problema para os retratistas. É muito
importante que você tente obter várias versões de uma foto, de preferência sem
que a pessoa expresse qualquer emoção facial. A melhor forma de conseguir isso,
especialmente com crianças, é primeiro tirar fotos “divertidas” e, no final da
seção, pedir que elas não expressem qualquer emoção.

Posição do Corpo

Evite fotografar uma pessoa
sentada em uma cadeira de frente pra você. O retrato ficará muito mais
envolvente se você pedir que ela sente-se ao lado e olhe por cima do ombro,
talvez com uma mão no queixo ou na cabeça. Se ela se sentar no braço de um sofá
também criará formas corporais mais interessantes.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de retratos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 15/08/2020)

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