TRATAMENTO DE IMAGEM?

em Dicas & Tutoriais.

Embora não seja essencial, a maioria das fotografias profissionais irá se beneficiar de certo nível de trabalho de pós-produção também conhecido por “tratamento de imagem”, que pode variar de um simples ajuste da exposição ou uma completa desconstrução e reconstrução da imagem

Entre esses dois extremos há passos que irão assegurar que cada foto que você faça fique com a melhor aparência possível.

TRABALHANDO EM CAMADAS

Ao escolher o software de edição, o recurso “Camadas” (“Layers”, em inglês), deve ser considerado como essencial. De forma simples, as camadas podem ser imaginadas como folhas de acetato que podem ser posicionadas sobre a imagem. É possível fazer qualquer mudança desejada nas camadas e a imagem sobre ela continuará protegida. Se algo der errado, basta corrigir a camada ou eliminá-la e a foto original estará segura. Usando várias camadas é possível fazer mudanças complexas isoladamente e depois mesclá-las, fornecendo a você um excelente controle suas imagens.

Camadas de ajuste permitem fazer mudanças na imagem e depois desfazê-la ou ajustá-las sem degradar o original.

SUGESTÃO DE FLUXO DE TRABALHO

DOWNLOAD

O primeiro passo é transferir as imagens para o computador, seja pela conexão direta da câmera com o computador ou por meio de um leitor de cartões de memória.

ABRIR IMAGENS

Todo programa de edição possibilita abrir imagens individualmente, mas algumas permitem que se apliquem mudanças a vários arquivos simultaneamente.

CORTE E NIVELAMENTO

Elementos indesejados nas margens do enquadramento e horizonte desnivelado são problemas comuns que devem ser consertados antes que se façam os demais ajustes.

AJUSTE DE ESPOSIÇÃO

Mesmo fazendo a exposição “correta” na câmera, vale a pena vê-la no computador para avaliar possíveis melhoras. Antes de começar, crie uma camada de ajuste.

AJUSTE DE CONTRASTE

Se a imagem parece um pouco chapada e sem brilho, é possível reforçar contraste entre as luzes e sombras para torna-la mais vibrante e “tridimensional”.

CORES

De cores altamente saturadas, de preto e branco ao colorido – ou à ausência de cores – tudo isso causa um alto impacto em como percebemos uma imagem.

NITIDEZ

Após ter feito todos os outros ajustes, verifique se a nitidez de pequenos detalhes e das bordas estão bem nítidos.

SAÍDA

A etapa final no fluxo de trabalho de fotografia digital é salvar e dar saída à imagem ajustada seja ela impressa ou na internet.

ANATOMIA DA BARRA DE FERRAMETAS

Todo programa de edição diferente um do outro em maior ou menor grau (o painel de ferramentas aqui pertence ao programa Photoshop Elements). Porém, certos recursos são comuns na maioria: ferramentas de seleção, pincéis, possibilidade de adicionar texto e uma ou mais ferramentas de retoque que ajudam a eliminar defeitos indesejados.

Aproveite para rever mais dicas sobre pós-produção de imagens nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

#amazon #Marketing  #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   #TCC  #CursoFotografiaEAD