Tutorial ensina como garantir a textura verdadeiramente branca do vestido com alguma dose de pós-processamento

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Foto: John Andre Aasen (*)

“A ideia surgiu depois de ser inspirado por alguns fotógrafos de dança internacionalmente reconhecidos”. Eu conhecia uma bailarina que estava preparada para modelar para mim e encontrei um vestido de noiva branco, que poderia funcionar. A ideia da foto era simplesmente fazê-la se movimentar, combinando poses de dança clássica com o vestido esvoaçando em torno dela para obter movimento.

 Esta foto é resultado de apenas um clique, embora eu tenha feito outras do vestido. Acredito que seja melhor definir como uma “foto única”. A modelo estava se movendo, jogando o vestido em diferentes direções, com um fundo branco. Para garantir que o fundo branco não se destacasse muito, coloquei duas luzes de estúdio dirigidas para ele.

 Em seguida, com a adição de uma luz de preenchimento de grande porte e um strip light sobre a modelo, consegui o efeito de iluminação que eu queria. A parte difícil foi preservar a textura do vestido e ainda obter o clima geral branco.

 Inicialmente, fiquei satisfeito com esta imagem antes do pós-processamento, mas depois de já ter brincado com o Photoshop, experimentando os efeitos de cores, meus olhos brilharam! Não tinha certeza se tinha feito algo especial, então passei a imagem para alguns amigos, que confirmaram que a imagem tratada parecia muito mais forte e tinha mais impacto do que a minha versão original, pura e branca. Meu conselho: não tenha medo de fazer experimentos com pós‑processamento.

 Durante a sessão estabeleça um bom relacionamento e comunicação precisa com o seu modelo para que ele saiba exatamente o que você quer. Isso também implica em certo planejamento. Sempre fotografe em formato RAW. Esta imagem nunca poderia ter sido produzida a partir de um JPEG!

 A Imagem

 A fotografia final foi editada a partir do RAW, usando o Capture One e depois usando o Photoshop. Para obter o “clima branco” geral usei curvas e mascarei a modelo e seu vestido. Também removi algumas marcas de nascença, e a alça do vestido, que estava balançando nas suas costas.

 Para fazer a edição, primeiro dupliquei a camada, mascarei e desfoquei-a (Gaussian blur/Desfoque Gaussiano, em aproximadamente 16) e depois apliquei um gradiente reflexivo no fundo para dar um pouco mais de impacto. Em seguida, dupliquei essa camada, selecionei a cor branca e utilizei a ferramenta gradiente reflexiva novamente, mas desta vez com a opacidade em torno de 30%. Mais tarde, reduzi a opacidade da camada desfocada e acrescentei os efeitos bicolores e de luz, usando uma combinação de roxo e laranja.

 Para evitar as zonas cinzas no vestido dela, tive que iluminar algumas áreas para que eu mantivesse o efeito de tecido em geral. Adicionei, então, um pouco de contraste nas costas dela, para destacar os músculos, com o Blending Mode[Modo de Mesclagem] definido como “Luminosity” [Luminosidade], para evitar o excesso de saturação.

 O corpo dela estava neste momento alaranjado e alguns ajustes de cor e redução de saturação foram necessários. Por fim, dei um pouco de nitidez às costas, usando a máscara de nitidez.”

 Ficha Técnica: Canon EOS 5D, objetiva Canon 28-70mm f/2.8, f/10, 1/160seg, ISO 100, RAW

 Fonte: http://bit.ly/Viyj5q

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