UM LIVRO DE ENSAIOS!

em Artigos e Entrevistas.

Um livro de fotografias inteiramente concebido sobre um único tema é o desenvolvimento do ensaio fotográfico em algo maior.  Um dos exemplos é “Genesis”, de Sebastião Salgado, logo acima.

Sim, um livro pode ser
complicado a partir de fotos individualmente concebidas e executadas. Muito frequentemente
é assim, mas ele também pode ser criado como uma coisa em si, com as imagens
feitas para servi-lo
.

A forma é diferente de um ensaio
de várias páginas publicado em revista, porque as fotografias são vistas
sequencialmente durante um longo período de tempo (o tempo que leva para ver e
ler, em um andamento escolhido pelo público). Acima de tudo, apenas uma mídia
do tamanho de um livro pode fazer justiça a um projeto grande sobre o único
tema e, se bem elaborado e bem produzido, o livro em si se torna obra.

Há muitos exemplos de livros
fotográficos elaborados, incluindo The Americans de Robert Frank, Kamaiatachi,
de Eiko Hosoe, e Let Us Now Praise Famous Men, de Walker Evans como o escritor
James Agee. Quando as fotografias são verdadeiramente tiradas para um livro,
então este, assim como ensaio fotográfico para revista torna-se a obra. O ideal
é que as imagens sejam vistas dessa forma em vez de isoladas.

A mais participação do público do
que em outros modos de ver fotografias, porque o leitor escolhe a velocidade,
se mais rápida ou mais lenta, de acompanhamento da sequência e até mesmo qual
ordem. Pode-se mergulhar nos livros, folhar de trás para frente (muito comum),
mas o fotógrafo e o designer visam controlar isso, ou pelo menos encorajar o leitor
a seguir o plano deles.

A outra grande diferença entre um livro de fotografias e uma matéria de revista é que a maioria dos livros (exceto aqueles em série) pode ter um design completamente novo e original, com formato e extensão escolhidos para melhor aprender à coleção de imagens.

Revistas, por outro lado, têm cada uma um estilo já estabelecido e os ensaios fotográficos precisam se adequar a elas. Na prática, isso significa que os livros fotográficos trazem menos fotos por página dupla – normalmente, só uma ou duas. O número de páginas é ajustável, de modo que as imagens possam ser dispostas confortavelmente.

Assim como as fotografias não
precisa ficar amontoada (em geral) a organizada página dupla que funciona como
uma refinada unidade visual em revistas é rara neste tipo de livro.

Como resultado, livros
fotográficos têm muito mais a ver com sequenciamento do que com os layouts
complexos que um realce mostra tudo. Isso tem importante repercussão não só na
seleção de imagens, mas no próprio fotografar e a primeira a sofrer baixa é a
foto pontual.

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Sobre o autor

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