UMA SEMELHANÇA CONSIDERÁVEL!

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

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Em um retrato planejado, a iluminação e o fundo são definidos com antecedência e, embora não haja hipótese de espontaneidade, pode se criar um cenário atrativo e bem pensado

Se tiver um tripé, esta poderá ser uma das ocasiões para usar; uma vez decidida a composição da fotografia, basta fixar nele sua câmera e concentrar-se em conversar e dirigir seu modelo.

Tenha uma conta onde vai
posicionar a pessoa no enquadramento quando o preparar. Para uma simplicidade
total, experimente um fundo simples (num estúdio, são normais os rolos de papel
liso), mas ao procurar nos arredores é possível que encontre alguns cantos
interessantes.

Quanto à iluminação, se tiver
dúvidas experimente uma grande luz principal desviada ligeiramente para um lado
e um pouco para frente, depois preencha as sombras no lado oposto com um
refletor ou com uma luz mais fraca. Existem inúmeras outras formas de fazer
isto, mas está dá um aspecto previsivelmente agradável a face.

Se utilizar luzes fotográficas
(de preferência focos de luz), insira a luz principal na fotografia com um
guarda-chuva branco ou prateado ou um abajur, como no retrato em baixo.

Se tiver acesso à iluminação de
estúdio, a lux do dia difusa de uma janela também oferece um efeito direcional
suave, mas mantenha a pessoa perto dela e evite luz do Sol direta ou
difundindo-a, fechando cortinas finas se existirem.

Utilize o ponto de equilíbrio
branco da máquina para se assegurar de que a cor geral é neutra – especialmente
importante se a luz que vê pela janela for azul.

Quando utiliza uma luz natural
como esta, alguma luz extra de um flash adicionado à máquina pode ser
importante, mas tenha cuidado para não estragar a luz do dia com uma definição
muito forte. Verifique as definições com uma fotografia de teste; isto é sempre
fácil com uma máquina fotográfica digital.

Uma luz extra por detrás do
modelo, mas for do ângulo de visão da máquina, pode estimular o cenário. Num
estúdio, o método usual é colocar uma lâmpada com um apoio que se concentra na
nuca e lado da cabeça; isto dá destaque ao cabelo. O efeito mais forte é quando
a luz se encontra ao mesmo lado do enquadramento da fotografia, mas tenha
cuidado para que não cause uma orla na lente – utilize uma boa pala de lente ou
fixe um pedaço de cartão ligeiramente à frente da máquina e a um dos lados para
bloquear a luz.

Aproveite para rever mais dicas sobre retratos nas suas
apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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