UMA VISÃO SIMPLES SOBRE MACRO

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

fotografia macro, visão simples, macrofotografia, fotos, insetos, flores, imagem, sensor, câmera, selo postal, nível incrível, fotografia escolas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia,  história do marketing

Fotografia macro é muito mais do que fotos aproximadas de insetos e flores

Lentes macros são tradicionalmente usadas para fazer cores de flores, fungos e insetos, mas há muito mais assuntos e objetos que podem ser fotografados com elas.

Basicamente, lentes macros permitem que você capture uma imagem no sensor da sua câmera do mesmo tamanho do elemento que está fotografando, o que possibilita preencher o quadro com algo do tamanho de seu selo postal.

Ou seja, até o menor dos elementos pode ser capturando com um nível incrível de detalhes, o que abre o mundo novo e empolgante de oportunidades fotográficas. Você poderá como preparar e fotografar quadros divertidos projetos macros com um toque diferente.

Confira também uma abordagem diferente para fotografar flores antes de avançar para uma complexa natureza-morta de um relógio antigo, uma foto psicodélica envolvendo sabão e uma história com brinquedos em um cenário incomum.

Três projetos não precisam de nada além uma lente macro e de um tripé, ao passo que o quarto se beneficia de um flash externo (embora ele não seja essencial). E nenhum exige mais de uma hora para ser completado. Então, mãos à obra.

Projeto 1 : Use Uma Lente Lensbaby

Macro não é só nitidez – efeitos suaves e etéreos também funcionam bem.

É verdade que grande parte da macrofotografia envolve a busca pelo máximo de nitidez e detalhe, mas temas como flores também funcionam com um tratamento mais suave. É possível obter bons efeitos com a qualidade necessária de nitidez para que o espectador reconheça o elemento.

A maneira óbvia de criar fotos com nitidez limitada é usar diafragma bem aberto. Isso funciona bem, mas usar uma Lensbaby pode adicionar um toque extra. Ela é como uma lente com controle de perspectiva, pois distorce a trajetória da luz. Mas, em vez de ter uma zona linear de nitidez, ela tem uma área central circular nítida cercada por desfoque que pode ser ajustado ao redor da imagem movendo a lente.

Lente Composer

A lente Lensbaby mais fácil de usar é a Composer, que tem um desingn de articulação esférico. Ao contrário do design estilo concertina da lente Muse, o circulo central do Composer (onde fica o ponto mais nítido) fica exatamente onde você a posiciona.

Todas as lentes Lensbaby atuais são compostas de duas partes: o tambor e os componentes ópticos. Há uma seleção de opções disponíveis para obter efeitos diferentes, mas a Double Glass Optic foi usada aqui por ter o circulo central mais nítido de todos.

Normalmente, o foco mais próximo da Composer gira em torno de 46 cm, mas com o kit Macro isso pode ser reduzido para 2,5 cm. O kit consiste de duas lentes close-up (+4 e+10) com 37 mm de diâmetro que podem ser usadas em conjunto ou separadamente.

Embora existam diferentes tipos de encaixe, não há comunicação elétrica entre câmera e a Lensbaby. Elas vêm com uma série de discos intercambiáveis de abertura (stops) que podem ser colocados dentro da lente para reduzir a abertura. Feito isso, a exposição precisa se controlada por meio da velocidade e da sensibilidade.

Felizmente, a maioria dos sistemas de medição TTL usados pelas DSLRs ainda funcionam com uma Lensbaby anexada e dão uma indicação de como ajustar a exposição. Então se lembre de configurar sua DSLR para fotografar no modo de exposição manual.

Aproveite para rever mais dicas sobre macrofotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.