Usando o marketing digital a favor do empreendedorismo

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Como o Marketing digital pode ajudar a minha empresa

Quando falamos em marketing digital logo vem à cabeça um monte de técnicas de difícil compreensão, ou os links patrocinados, entre outras mais comuns. Existem de fato ferramentas dentro do marketing digital que são mais complexas de utilizar e entender do que outras, neste artigo vamos apresentar alguns conceitos para que empreendedor tenha ciência das ferramentas e técnicas mais comuns dentro do universo do marketing digital.

O marketing digital basicamente é formado por ramificações que todo empreendedor deve conhecer ou, pelo menos, entender para coloca-las em prática na hora de lançar algum tipo de campanha para seus produtos ou serviços. Dentre elas separamos:

Marketing de conteúdo

Hoje talvez seja a técnica mais importante porque dela emanam ações decisivas que o usuário possa tomar. Utilizando informações relevantes, o empresário com certeza terá retorno seja pela conversão, pelo diálogo com pessoas interessadas, por comunidades criadas ou sugestões /críticas. Quer dizer que utilizando corretamente este tópico, conseguirá estabelecer laços com seus clientes e obter informações valiosíssimas para tomadas de outras decisões.
O marketing de conteúdo deverá ser pensado em todas as mensagens, artigos, notas, peças promocionais, conteúdo nas páginas do site ou blog, enfim pensar estrategicamente toda informação que se deseje passar para o cliente para ter um resultado mais eficaz.

Marketing Viral

Como a palavra bem define, é uma forma mais rápida e agressiva de passar uma informação, como se fosse um vírus espalhado em organismos. São utilizadas técnicas de comunicação de autopropaganda, que atinjam o público de maneira assustadora, como uma epidemia infectando outras pessoas.

Geralmente estão no formato de vídeos ou games que trazem dúvidas às pessoas instigando a curiosidade e interesse, estes “rumores” sobre a veracidade quase sempre comportam algum tipo de reação já preestabelecida.

SEM (Search Engine Marketing)

Trata-se de técnicas de inserção de links pagos ou patrocinados em motores de busca, como é o caso do Google Adwords, Yahoo e Bin. Aqui existe uma comercialização de links, por meio de leilão de palavras chave que se define um espaço reservado a quem melhor pagar ou tiver melhor índice de qualidade de anúncios, a fim de conseguir maior tráfego de um determinado site ou blog (link). Embora tenha um custo, se as campanhas forem bem elaboradas, o retorno é garantido. O SEM abrange também todo tipo de negociação de links que poderá ser em formato de texto, vídeo, fotos ou outros, mas que mantenham este tipo de comportamento. 

E-Advertising

Similar ao SEM, consiste em integrar os links dos anunciantes (acompanhado por textos atrativos) em páginas web, com conteúdos relacionados, permitindo uma segmentação aprimorada, ao invés de estar atrelado a um mecanismo de busca. Como estamos na era do marketing de conteúdo, esta técnica muitas vezes poderá ser mais eficaz.

Redes Sociais

Juntamente com o conteúdo, as redes sociais são o meio mais efetivo para ativar outros tipos de técnicas de marketing digital, uma delas é o marketing viral por exemplo. As redes sociais funcionam como canais para divulgação e informação de produtos e serviços, com interação dos usuários, o que resulta em dados altamente importantes para ações tanto de marketing como de redefinição.
Chegaram para revolucionar a maneira de pensar e agir do consumidor, uma vez que pode opinar reclamar, sugerir e cobrar ações das empresas. É uma forte aliada no contexto das ações no marketing digital.

E-mail Marketing

Ainda é uma técnica importante para divulgação de produtos e serviços, embora em escala menor de aceitação, esta ferramenta vai tomando formas diferentes com o passar do tempo para a aprovação do público. Diferente do Spam, o e-mail marketing poderá ser descartado se assim for a vontade do remetente.

O principal benefício do e-mail marketing é o meio onde circula, uma vez que o envio/recebimento de e-mails é a maior comportamento ou ação feita na internet. A velocidade de chegada a destino redução de custo em relação a mala direta e praticidade de envio faz dele uma prática quase que diária das empresas que desejam divulgar suas promoções e informações.

Com o advento dos antispam nos programas de e-mails, o conteúdo tornou-se mais segmentado e o público cada vez mais seletivo, o que de fato se for bem direcionado a um público direto, poderá tornar-se um diferencial para quem utiliza esta ferramenta de marketing digital.

SEO (Search Engine Otimization)

Finalmente temos o SEO, que são técnica onpage e offpage para alavancar o ranking nos motores de busca de uma forma orgânica, ou seja, sem custos para os sites.

Esta técnica abrange uma série de ações como, por exemplo: inserção de metatags (definição de palavras chaves, descrição, título da página, comportamento dos robôs de busca, e tantas outras tags dentro do código do site), criação de links internos e externos, conteúdo relevante com número mínimo de carácteres, densidade de palavra chave, etc. E também ações offpage, como técnicas de criação de links com outros sites (linkbuilding) como publieditorial, artigos, notas, anúncios, entre outros. Quanto maior o número de links apontando para o seu site, mais relevante e engajado ele se torna, elevando assim o pagerank e a posição quando das pesquisas em motores de busca, desta maneira o seu site ganha maior importância e autoridade no meio digital, divulgando seus produtos e serviços e trazendo retorno garantido.

Monitoramento e análise das métricas

Toda ação tem uma reação e o monitoramento é uma peça imprescindível para o sucesso do nosso marketing digital. Tudo deverá ser mensurado, porque tudo é mensurável no marketing digital e o ROI (Return on investment) é o foco principal.

Existem muitos programas que auxiliam nesta tarefa, um deles é, senão o mais popular, o Google Analytics. É uma ferramenta poderosa que mostra como o seu fã ou usuário chega até você, estudando tudo o que você dispõe no seu site como: conteúdo, resultados de campanhas pagas, engajamento, novas visitas, etc.; trazendo assim comportamentos e atitudes que podem tornar-se armas mais eficazes para suas estratégias e ações de marketing.

A medida que o tempo vai passando, novas técnicas vão surgindo de acordo com o comportamento do usuário e novas técnicas e ferramentas vão sendo criadas para ajudar na divulgação. O importante é sempre estar atualizado, porque mesmo não conhecendo a fundo todas as ferramentas ou possibilidades que o meio oferece entender estes conceitos e aplica-los pode fazer uma grande diferença na divulgação digital dos seus negócios.

Agora que você já conhece algumas técnicas do marketing digital trace um planejamento para o seu site, utilize ferramentas grátis, existem várias no mercado se não puder investir nisso agora, faça ações e monitore. Teste e veja o que acontece, as possibilidades do marketing digital estão abertas para todos!

Fonte: http://goo.gl/3XOKQU

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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