USO DA PRIORIDADE DE ABERTURA

em Equipamentos.

Antigamente, o ajuste do diafragma se dava em objetivas mecânicas, de forma manual

Atualmente, com as avançadas lentes eletrônicas, o ajuste é via câmera.

E a forma mais prática de usar o modo semiautomático de prioridade de abertura. Basta o fotógrafo selecionar o diafragma (abertura) que deseja e a câmera calculará a velocidade e a sensibilidade ISO para uma exposição ideal.

Nas câmeras Canon, o modo de prioridade de abertura é indicado no botão seletor de modos como Av: Nas demais marcas, como Nikon, Sony e Pentax, a indicação é apenas A (de aperture).

Um bom exercício para entender a função e os efeitos provocados pelo ajuste do diafragma é usar a câmera no modo manual (M em todas), pois o fotógrafo observa imediatamente a consequência de uma mudança: quando fechar o diafragma em um ponto (valor maior de f/) é necessário compensar para voltar a exposição.

Deve-se multiplicar ou dividir por dois a quantidade de luz que entra de acordo com o valor de abertura para o seguinte ou o anterior. Ou seja, a energia luminosa transmitida ao sensor através da lente que fica duas vezes maior ou menor.

É por isso que é preciso compensar por um tempo de exposição dobrado ou dividir por dois. O sistema é muito prático: um ponto em uma escala tem o mesmo efeito na exposição que um ponto na outra.

Então, o que muda visualmente entre os dois ajustes é a profundidade de campo: embora a exposição seja a mesma, o resultado fica muito diferente se a foto for feita com f/11 e 1/60s ou com f/2.8 e 1/1000s. Com as facilidades da fotografia digital, em que o resultado do clique é visto de imediato, dá para fazer várias experiências práticas e aprender a controlar os efeitos provocados pelo ajuste do diafragma.

No modo automático Programa (P em todas), a câmera escolhe valores medianos: velocidades médias, diafragma nem muito fechado nem muito aberto e ISO médio. Quem prefere usar o modo P pode afinar o resultado aproveitando a possibilidade de interferir nos parâmetros por meio dos discos de ajuste.

Ou seja, acionando o disco é possível puxar ou empurrar os valores da combinação abertura/velocidade até o parâmetro desejado: diafragma mais aberto para um bom tema bem destacado do fundo e mais fechado para uma zona nítida ampla – com velocidade baixa, cuidado com o desfoque de movimento.

Um sistema tão prático quanto desconhecido por muitos fotógrafos iniciantes.

LEMBRE-SE

O modo prioridade de abertura (A ou Av) é o mais prático para a escolha do diafragma.

Ao escolher a prioridade de abertura, o fotógrafo ajusta o diafragma e a câmera e calcula a Velocidade e a sensibilidade ISO.

O modo manual (M) é ideal para praticar e entender os efeitos que as escolha do diafragma provoca nos outros dois parâmetros da exposição.

Em exercícios práticos com a câmera no modo manual fica mais fácil entender a relação entre diafragma e profundidade de campo, conforme fazemos em aula.

O fotógrafo pode ajustar o diafragma também no modo Programa (P), em que câmera escolhe valores medianos de parâmetros, mas nunca exatos..

Aproveite para rever mais dicas sobre manuseio de câmeras nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.