USO DO FLASH EM MODO MANUAL

em Equipamentos.

Flash manual, flashmeter, flash portátil, flash de estúdio,   Tipos de flashes, flash configurado, fotógrafos, fotógrafos profissionais, aula de fotografia,

Flashmeter, instrumento essencial para medição de flashes em modo manual, seja portátil ou de estúdio

Há duas formas distintas de lidar com o flash. Em primeiro lugar, o disparo pode ser realizado baseado em uma determinada quantidade de luz constante emitida por ele.

Esse é o modo de disparo manual. A descarga dos flashes é controlada em frações da descarga máxima possível (por exemplo, ¼ ou 1/16 de potencia). Mas um ajuste de ¼ resultará em quantidades diferentes de luz emitida para diferentes modelos e tipos de flashes.

Se você tiver um flash configurado em uma posição constante em relação ao modelo/objeto, como em uma estrutura de estúdio, então a forma ideal de fotografar pode ser com flash manual.

Usar um fotômetro de mão é geralmente a forma mais fácil de determinar a exposição correta. Isso irá fixar a exposição para a escolha do ISO, potência/distância do flash e sua respectiva abertura.

Se você estiver usando flash na câmera e mantiver uma posição fixa em relação ao modelo/objeto, pode também ser mais fácil usar o flash manual. Isso manterá a exposição precisa dentro de uma sequência de fotos. Com câmeras digitais, você pode fazer alguns testes e observar a imagem no LCD para calcular a exposição correta com o flash no manual (para única foto, pode ser mais simples fotografar com o flash TTL – veja baixo).

O uso  flash manual, poderá ser melhor calculado, tendo como base seu número guia ou por meio de  medidor de flash portátil, conhecido por flasmeter.

Quatro configurações básicas controlam a exposição:

  1. O nível de descarga (por exemplo, ajuste de potência)
  2. A distância do modelo com relação à fonte de luz (o flash ou acessório modificador)
  3. A abertura
  4. O ajuste do ISO

Aproveite para rever mais dicas, macetes e as melhores técnicas sobre o uso do flash nas apostilas e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia