VALORES DE LUZ PERFEITA

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

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Há três valores distintos de luz refletida: brilho especulares, brilhos difusos e valores e sombra

Eles são geralmente
denominados coletivamente como contraste de iluminação.

Brilhos especulares. Brilhos especulares se referem a áreas em que
o branco não tem nenhum detalhe, ficando com a cor do papel. Áreas especulares
atuam como espelhos da fonte de luz direta. Brilhos especulares existem dentro
de áreas de brilho difuso, adicionando brilho e profundidade a estas.

Brilhos difusos. Brilhos difusos são áreas claras com detalhe de
imagem.

Valores de Sombra. Valores de sombra são áreas que não são
iluminadas ou que são parcialmente iluminadas.

Pequenas fontes de luz
focalizadas têm maior qualidade especular porque a luz é concentrada numa área
pequena. Fontes maiores de luz, como softboxes e sombrinhas, têm valores
maiores de brilhos difusos, pois a luz é distribuída por uma área maior, e ela
é espalhada.

Bordas de Sombra. A borda da sombra, a região a qual a luz difusa
se encontra o valor da sombra, também difere entre esses dois tipos de fonte de
luz. Dependendo do tamanho da luz, da distância da luz do objeto e do nível de
luz ambiente ou de preenchimento, a transição pode ser gradual ou dramática.
Com um a luz pequena, a borda de transferência tende a ser mais dura
(dependendo, novamente, do nível de luz ambiente). Com fontes de luz maiores, a
borda de transferência é tipicamente mais gradual.

Iluminando Objetos e Reflexos

A regra geral quando iluminar superfície refletora é iluminar o que é refletido pela superfície mais do que a própria superfície. Qualquer luz que brilhe sobre a superfície altamente refletora, como vidro ou metal, irá refletir diretamente para dentro da câmera, criando hot spots ou brilhos especulares.

Tais destaques serão inevitáveis se a superfície refletora for curva, porém a ideia é controlar o que é refletido na superfície refletora. Preto não será registrado como reflexão; irá desaparecer. Branco irá ser registrado como um brilho branco leitoso, dependendo da reflexibilidade da superfície e da distância entre o cartão branco e o objeto. Transições dentro da área de brilho são importantes. Por essa razão, alguns fotógrafos frequentemente colam faixas pretas ou cinzas sobre o cartão branco que está sendo refletido na superfície reflexiva.

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