VEJA COMO RESSALTAR A PROFUNDIDADE!

em Artigos e Entrevistas.

A maioria dos fotógrafos iniciantes focaliza o tema e esquecem a importância ambiente

Porém, boa escolha é a organização dos planos são elementos essenciais para o sucesso da fotografia.

São os distintos planos que, ao serem enquadrados, permitem dar profundidade à imagem para retratar o espeço. Além disso, os planos incluídos na foto dão informações ao observador, seja em relação ao lugar, à ação do tema, o momento do dia, entre outros.

Com a prática e o domínio da técnica, é possível selecionar e arranjar os planos de maneira estética para que as fotos se destaquem. Isso pode ser feito pela combinação das cores, dos motivos, das exposições ou ainda usando criatividade à profundidade de campo.

Os planos funcionam como um quadro para o tema. É preciso combiná-los bem e conduzir o olhar do observador aos pontos de interesse determinados pelo fotógrafo. Assim, o primeiro plano é geralmente a “porta de entrada” da imagem.

Ele capta o olhar do observador, que depois irá explorar o resto da composição. Por isso, a escolha do primeiro plano é quase sempre muito importante.

LEMBRE-SE!

A escolha dos planos na composição é vital para o sucesso da fotografia. Os planos devem ser organizados de maneira a atrair o olhar do observador.

Ambiente, cores, direção da luz e profundidade de campo podem ser usados criativamente pra criar uma estética atraente. Definir o primeiro plano é quase sempre muito importante.

A combinação dos planos deve fazer o olhar do observador navegar pela imagem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e profundidade nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.