VEJA O QUE OS OUTROS NÃO ENXERGAM!

em Composição Fotográfica.

Além dos elementos técnicos, o fotógrafo precisa apurar o olhar para não perder a cena quando ela se apresentar. Foto: Henri Cartier-Bresson. Hyeres, França. 1932. 

É necessário buscar e enxergar
o que os outros não percebem. Andar com atenção e estar atento a tudo que se passa
ao redor.

A imaginação e um senso apurado
da composição são primordiais – mas isso só vem com a prática.

Antecipar a foto perfeita permite
posicionar no lugar certo, enquadrar ou esperar o momento decisivo quando todas
as condições são reunidas para disparar a câmera.

Uma boa base de composição é a
regra dos terços, que permite saber imediatamente onde posicionar os elementos
fortes da imagem. Assim, divida o quadro da foto em três terços iguais, tanto
no eixo vertical quanto na horizontal: a composição ficará mais harmoniosa se
as linhas principais (postes, limite de um prédio, linha de horizonte, limite
entre duas cores, um homem em pé, uma árvore…) forem sobrepostas com essas
linhas “dos terços” e os pontos de destaque principalmente os temas primários e
secundários), posicionados no cruzamento das linhas imaginárias, chamados de
“pontos de ouro”.

Use também as linhas e diagonais
(linhas “verdadeiras” ou imaginárias entre dois elementos de destaque), jogos
de cores similares ou complementares, contrastes, diálogos entre elementos
análogos ou opostos e repetição de elementos que dinamizam a imagem e guiam o
olhar na foto. Esses cuidados permitem escolher o ambiente ideal a ser
enquadrado, em que o elemento de destaque deverá ser posicionado em um ponto de
ouro, dando o toque final à estética da obra.

Nessa busca, o fotógrafo pode
optar por documentar cenas da vida cotidiana, mostrar multidões ou “paisagens
humanas”; captar interações entre pessoas ou grupos; insistir em um detalhe
inusitado, humorístico da vida urbana; imortalizar o momento decisivo que
sublima alguma ação ou até mostrar o lado sinistro da cidade, dos bairros
violentos à loucura dos homens modernos, indo até a crítica social.

PARA NÃO ESQUECER

A ida as ruas para fotografar
exige olhar apurado e senso de composição para fazer os enquadramentos rápidos
e precisos de cenas que podem ocorrer rapidamente.

A famosa regra dos terços é uma
boa base para resolver situações em que o enquadramento é feito de forma
rápida: colocar o elemento de destaque em um dos pontos de ouro já é meio,
caminho andado.

Usar linhas diagonais,
verdadeiras ou imaginárias, para guiar o olhar é outra alternativa eficiente.

O diálogo entre cores similares
ou complementares e de elementos análogos ou opostos também é uma opção.

Aproveite para rever mais dicas sobre percepção fotográfica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

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