VOCÊ CONSEGUE DISTINGUIR MUITO MAIS CORES DO QUE SUA CÂMERA CONSEGUE REGISTRAR

em Artigos e Entrevistas.

kodachrome, focus escola de fotografia, escola focus, focus cursos de fotografia, focus fotografia, aulas de fotografia, wokshops de fotografia
Já existe novas gerações de fotógrafos que nunca fez uma quantidade significativa de fotos com filme.

Aqueles que atingiram a
maturidade durante a era do filme fotográfico, se lembrarão que a escolha do
tipo de filme  usado, afetava
significativamente a aparência das fotos e seus resultados.

Se usasse Kodrachrome, teria tons quentes ricos e vermelhos saturados. Se usasse Ektachrome, teria tons frios e profundos que favoreciam os verdes azuis. Sabíamos que o filme não capturava toda a gama de cores que nossos olhos percebiam.

Este detalhe, porém, foi
praticamente esquecido na era digital.

O fato, com tudo, é que nós
podemos ver a gama de cores muito mais ampla do que nossas câmeras digitais
conseguem registrar. E o problema continua com os monitores de vídeo. Já que a
grande maioria deles não consegue mostrar toda a gama de cores, registradas por
nossas câmeras.

E o funil continua a se
estreitar. Você deve saber também que quando olha uma imagem lindamente
saturada no monitor, não conseguirá reproduzi-la em sua impressora, que não tem
a mesma gama de cores. A boa notícia e que cada nova geração de monitores e
impressoras tem aumentado a gama de cores que se pode produzir.

A compressão dessa limitada gama
de cores pode ajudar na avaliação de como devemos iluminar. Você está
fotografando uma flor de um vestido vermelho escuro? Ilumine com uma luz dura
que projete sombras adicionam contraste e uma sensação de textura e
profundidade.

Se o tecido ou as pétalas forem
translúcidos, então experimente iluminação em contra luz como forma de trazer
maior sentido de profundidade.

Nosso cérebro ajusta a várias fontes de luz para o branco, já a câmera
pode não fazê-lo.

Nem todas as luzes são brancas.
Nós só pensamos que são porque nosso cérebro as ajusta automaticamente. Na era
dos filmes, os fotógrafos tinham que combinar o tipo de filme com a fonte de
luz predominante.

A luz de tungstênio
(incandescente) é na verdade, alaranjada. Por isso, o filme possui uma forte
inclinação ao azul, para compensar o tom alaranjado dessa luz. Se você usar
filme para tungstênio em ambientes externos, sob o Sol do meio-dia, toda a cena
ficará extremamente azulada. As câmeras digitais também são assim, com a
diferença de que os ajustes de balanço de branco estão embutidos nos circuitos
da câmera.

Os speedlites são ajustados para
se assemelhar à luz do Sol ao meio-dia. Se você for usar seu Speedlite em
combinação com outras fontes de luz – como, por exemplo, como luz de
preenchimento em uma sala iluminada com luzes incandescentes – será melhor
cobrir o flash com um gel de cor âmbar (conhecido como CTO). Caso contrário, a
poção da cena iluminada pelo flash terá um tom azulado.

Essas diferenças de balanço de
branco também podem ser utilizadas com um excelente efeito teatral.

Aproveite para rever mais dicas sobre perfil de cores nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#dicas_fotografia #escola_focus
#focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia
#alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite   
#cursosdefotografia   

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)