ZOOM: VANTAGENS

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

lentes zoom, focus fotografia, focus escola de fotografia
As grandes facilidades proporcionadas pela zoom – menos objetivas para carregar, variedade de escolha de distâncias de distâncias focais – permitem ao fotógrafo trabalhar com rapidez e precisão, despendendo menos tempo para enquadrar o motivo corretamente

Isso possibilita maior liberdade
para selecionar o melhor ângulo de tomada e o momento mais favorável de acionar
o disparador.

DESVANTAGENS

Objetivas zoons tendem a ser
pesadas e mais “lentas” do que as de distância focal fixa; seu desempenho
óptico é também menor, produzindo imagens com mais problemas de aberração. Elas
são também bastante caras – mas não tanto como três ou quatro objetivas comuns
somadas.

PROBLEMAS

Tanto as zoons quanto as
objetivas varifocais (zooms que precisam ser refocalizadas sempre que a
distância focal é mudada) costumam ser afetadas por alguns problemas sérios.

  • Distorção: linhas retas podem se encurvar
    ligeiramente, o que se nota em fotos arquitetônicos e em cópias de documentos
    escritos.
  • Nitidez: as objetivas zoons tendem apresentar
    perda de nitidez e brilho nos cantos do quadro.
  • Invasão de luz: é preciso tomar redobrados
    cuidados ao se fotografar contra a luz, pois as grandes quantidades de lentes
    das zoons tornam mais provável à ocorrência de reflexos no interior da
    objetiva.
  • Baixo Contraste: a construção dessas objetivas
    pode determinar fotos de contraste baixo, mesmo em boas condições de
    iluminação.
  • Curvatura de campo: as zoons podem ter campo
    curvo, ou seja, o centro pode ser focalizado em plano diferente das bordas,
    especialmente em fotos de motivos situados próximos à objetiva. Com isso, fica
    possível focalizar uniformemente a imagem.

COMO USAR

Compor com a zoom é relativamente
fácil, pois ela libera o fotógrafo da necessidade de adequar seu motivo ao aumento
que a objetiva proporciona. No entanto, ela também tende a reforçar a pesquisa
do fotógrafo: em vez de procurar o melhor ângulo, ele pode preferir
simplesmente alterar a distância focal até encontrar um enquadramento
favorável.

É preciso evitar essa tentação e
só escolher a maior distância focal depois de haver selecionado o ângulo de
tomada.

Quando se está trabalhando com
objetiva zoom, convém mantê-la regulada na distância focal que torne mais fácil
a escolha do motivo e o enquadramento no visor. Numa zoom de 70-210 mm, por
exemplo, é preferível deixa-la em 70 mm, pois é muito mais fácil examinar um
campo amplo e depois aumentar a distância focal até obter o melhor
enquandramento do que “caçar” o motivo em 200 mm e em seguida ampliar o ângulo
de tomada. Já uma zoom de 24-50 mm deve ser mantida em 50 mm por causa dos
problemas de perspectiva.

A zoom permite também fotos
trucadas. Com ela, é possível fotografar o motivo com velocidade baixa e operar
o controle de zoom enquanto o obturador está aberto; o resultado é uma foto que
dá forte sensação de movimento em direção à câmera ou para longe dela,
dependendo da maneira como o controle é acionado. Para isso, deve-se montar a
câmera num tripé, manter o motivo principal bem no centro do quadro, usar abertura
pequena e velocidade menor que 1/8 s. O controle da zoom é operado ao mesmo
tempo em que se aperta o disparador, aumentando ou diminuindo a distância
focal. Em exposições mais longas, o efeito é melhorado, se metade da exposição
for feita com objetiva fixa e o zoom for operado na segunda metade.

Aproveite para rever mais dicas sobre lentes zoom, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

 #escola_focus #focus
#focus_escola_de_fotografia  #focusfoto
#focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia   #aulas_fotografia  #enio_leite  
#cursodefotografia #fotografo #fotos#photoshop #camera #fotografando

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)