Como Ocorre o Descarte do Smartphone?

Você sabe como ocorre o descarte do Smartphone? O processo de reciclagem começa com você. O primeiro passo é limpar os dados e contatos do seu aparelho e levar a qualquer loja que faça o recolhimento.

Por motivos diferentes, diariamente, milhões de novos aparelhos são adquiridos e outros milhões são descartados. Segundo a ONU, em 2019 a humanidade produziu cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

Como ocorre o descarte do Smartphone?

Pesquisas recentes mostram que milhares de pessoas acumulam aparelhos de celulares em gavetas e armários em suas residências, quando poderiam vender, doar ou levar para a reciclagem. Outras pessoas jogam lixo doméstico. O certo é levar para a reciclagem.

E você quer saber o que fazer com seus aparelhos usados antes de levar para a reciclagem? Quer saber mais sobre o processo de reciclagem?

Afinal, como ocorre o descarte do Smartphone?

Atualmente um revendedor pode receber de volta aparelhos eletrônicos

O princípio é conhecido como “zero a um” para aparelhos que são menores de 25 cm. O consumidor não precisa comprar um novo aparelho na loja e não precisa do comprovante de compra do aparelho que quer entregar. Entregar para reciclagem é um tipo correto de descarte correto. 

O descarte do aparelho eletrônico no lixo doméstico é ilegal

O aparelho possui metais agressivos ao meio ambiente. Para confirmar isso, você pode olhar o símbolo que ele traz de uma caixa com uma com uma cruz. Isso significa que ele será um lixo eletrônico, contém elementos químicos e tóxicos. 

A reciclagem de Smartphones é fundamental 

Muitos aparelhos são substituídos mesmo antes que eles se tornem obsoletos ou que percam suas funções. Muitas vezes são deixados em gavetas ou armários, outras vezes são usados como um dispositivo de reserva. Mas, a verdade é que esses aparelhos contém uma variedade de metais que podem e devem ser reciclados. 

O que acontece no processo da reciclagem

O processo de reciclagem começa com você, ao descartar seu aparelho num recipiente próprio e específico em alguma loja perto da sua casa. O reciclador deverá enviar as baterias e aparelhos para alguma empresa especializada. 

Na triagem serão separados por tipo e por materiais, serão triturados e derretidos para que possam retirar os materiais recicláveis. Esse processo ainda é prejudicial à natureza, portanto o ideal é não acumular lixo eletrônico. Compre menos e use por mais tempo. 

A reciclagem colabora para estabilizar os custos

Uma boa porcentagem dos telefones são reciclados e vendidos para novos proprietários. Ao reciclar seu telefone, você ajuda o meio ambiente, mantendo-o longe do aterro e também ajuda outras pessoas, pois há  demanda por telefones usados, o que, por sua vez, também ajuda o meio ambiente, porque significa que menos telefones novos precisam ser fabricados.

A reciclagem estica o tempo de vida útil do aparelho

Atualmente existem mais celulares do humanos no planeta e a vida útil de cada aparelho pode ser de dois ou três anos, dependendo do grau de exigência de quem usa.  Se no descarte eles vão para a reciclagem, podem durar mais 10 anos com outras pessoas que não compram aparelhos novos. 

Como deve ser feito o descarte de aparelhos eletrônicos como celular?

Com uma boa conscientização ambiental 

O descarte de Smartphones deve ser feito de modo consciente, pois esses aparelhos  fazem parte do grupo de eletrônicos que, quando descartados, tornam-se lixo eletrônico. 

O problema do lixo eletrônico ocupa uma das maiores preocupações ambientais e você pode contribuir para essa questão com uma resposta de incentivo à reciclagem. 

Qual a forma ideal de descartar um Smartphone?

Esvazie seu aparelho com segurança

A forma ideal de descarte de um Smartphone é aquela que protege os dados de seu ex-proprietário. Para fazer um descarte com segurança siga esses passos em primeiro lugar:

  • Esvazie seu aparelho de celular
  • Faça o backup dos dados e dos contatos
  • Remova o cartão de memória
  • Desative o emparelhamento de dispositivos
  • Desconecte todas as contas de email e redes sociais
  • Faça uma exclusão de aplicativos pessoais, limpe os caches de navegadores
  • Entre nas configurações e verifique se o aparelho está criptografado, porque se está criptografado não poderá ser restaurado por outras pessoas
  • Faça uma redefinição de fábrica
  • Limpe seu aparelho por fora, remova manchas e sujeiras. 

Entregue para a reciclagem 

Depois disso, em segundo lugar, o ideal é descartar o aparelho para ele ser reciclado, para isso procure perto de você alguma loja de vendas ou operadoras, elas costumam ter coletores específicos para aparelhos, baterias, carregadores. 

Quais componentes do smartphone são recicláveis?

Todo aparelho de Smartphone possui materiais que podem ser reciclados e quando isso acontece uma grande colaboração está sendo dada para a preservação do meio ambiente, pois todos os aparelhos possuem chumbo, mercúrio, arsênico e outros compostos que podem ser perigosos e tóxicos.

Esses materiais podem ser extraídos dos aparelhos em desuso e reaproveitados para novos aparelhos, com isso a extração mineral desses componentes podem ser reduzidas, assim como o consumo de energia e impacto ambiental.

Essa é a lista dos materiais que servem para a reciclagem : 

  • Baterias
  • Metais 
  • Plásticos
  • Fios conectores
  • Carregadores 
  • Telas LCD
  • Parafusos
  • Caixas de som
  • Fones de Ouvido
  • Capas de proteção 

Conclusão

Pesquisas afirmam que existem mais de 200 milhões de celulares inutilizados que estão guardados nas gavetas, armários, em residências particulares. Existe um grande apelo para que esses aparelhos voltem à atividade, sejam doados, vendidos, ou para reciclagem de volta aos fabricantes. 

Então, se você quer vender o Smartphone antigo, procure sites de vendas de produtos usados. Se quer doar, procure entre os familiares quem está precisando, ou amigos e colegas de trabalho. Se quer entregar para reciclagem, faça isso numa loja mais próxima de você.  

Sua ação, certamente, vai colaborar com o meio ambiente e com outras pessoas que optam por adquirir aparelhos usados ou reciclados. 

Se tiver alguma dúvida ou quiser contar sua experiência, escreva nos comentários! 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.