Câmera Nikon D40 é Boa? Vale a Pena? 

Criada para ser a queridinha da Nikon em modelos populares, a Nikon D40 ainda movimenta opiniões no mundo da fotografia. Será que a câmera Nikon D40 é boa e vale a pena?

Leve e barata, esse modelo na fabricante japonesa ganhou um lugar na casa de muitos usuários que buscavam um bom equipamento para começar a fotografar. Pequena, mas notável, ela foi aos poucos se estabilizando no mercado.

Para entender os benefícios dessa câmera e descobrir se realmente vale a compra, fique ligado neste artigo!

Sobre a Câmera Nikon D40 

Câmera Nikon D40 

A câmera D40 da Nikon é uma excelente pedida para quem está iniciando no mundo da fotografia e precisa de um equipamento para começar. Suas funcionalidades e especificações farão o usuário ficar craque em fotografar.

O modelo é bem simples, com um sensor de imagem de 6MP e ISO variando de 200 a 3200. A Nikon D40 é capaz de tirar 2,5 fotos por segundos, o que é até satisfatório. O que brilha nesse modelo é o seu custo-benefício, se você estiver começando no mundo fotográfico.

Custando pouco mais de 1000 reais, o modelo já vem com uma lente boa de 18-55 mm, o que é um bom começo para novos amantes da arte. Além disso, ela conta com um flash no corpo da câmera, bem útil para fotografias em ambientes com pouca iluminação.

O modelo é leve, com tudo que um iniciante precisa.

Prós

Contras

✅ Custo-benefício

✅ Ótima para iniciantes

✅ Preço baixo

🚫 Limitações técnicas



Como saber se a Câmera Nikon D40 é boa?  

Antes de efetuar a compra de uma câmera, é preciso observar alguns pontos como especificações técnicas e visão dos usuários.

Sobre essa última, é interessante observar fóruns de opinião, como o famoso Reclame Aqui. Porém, nessa plataforma a Nikon não é forte, uma vez que não tem um perfil ativo. Então, os usuários que buscam algum suporte via plataforma,não conseguem ter um retorno e acabam deixando a reputação da empresa ruim.

Porém, no conhecido site de compras da Amazon, a história é outra. Lá, a Nikon D40 é muito bem vista, com 4,5 estrelas de 5. Além disso, os comentários são muito positivos no que diz respeito às suas especificações técnicas e preço. Já os negativos, giram em torno de uma certa dificuldade de ligar o equipamento em um primeiro momento. 

Agora, além disso é preciso observar algumas características técnicas e nós elencamos a seguir as principais

Características 

Existem algumas características base para se observar antes de fazer a sua compra. A primeira coisa a se definir é: qual a finalidade de uso do seu equipamento. Cada pessoa precisa de uma coisa e nem todas as câmeras oferecem.

Depois disso, esteja esperto com o design da sua câmera. Cada modelo possui um peso e tamanho diferentes que podem ter influência direta no uso. Por isso, se for usar sua câmera para viagens, dê preferência para modelos mais leves e pequenos, por exemplo.

No mais, esteja atento às especificações técnicas, como variação de ISO e pontos de foco. A primeira definirá o uso de seu equipamento em ambientes de pouca iluminação e a segunda a rapidez de foco da sua câmera em cenários com muitos elementos.

Cliques 

Os cliques de uma câmera é o que define a vida útil de uma câmera. É bom lembrar que um equipamento fotográfico não é nada além do que uma peça mecânica.

Os cliques são nada mais do que a quantidade de vezes que um obturador abre e fecha para entrada de luz e captação de uma imagem. Uma câmera tem cerca de 100 mil cliques, o que para quem usa esporadicamente o equipamento é uma alta taxa.

Sensor de imagem 

O sensor de imagem é o que define a qualidade de uma fotografia. Em termos técnicos, o sensor de uma câmera é o que define o número de pixels da fotografia.

Quanto maior for o número desse sensor, mais clara, nítida e com cores vibrantes sua fotografia poderá ser. Porém, lembre-se: o que define a qualidade geral de uma imagem é a combinação de técnicas e fatores do equipamento, não somente um. 

Alternativas para Câmera Nikon D40

Se você ainda não está seguro sobre a compra da Nikon D40 ou está em busca de modelos para comparar, separamos algumas câmeras que irão te ajudar na decisão.

1. Câmera EOS Rebel T7 – Canon 

Câmera EOS Rebel T7 - Canon 

A Canon EOS Rebel T7 é um bom modelo para iniciantes, mas possui características dignas de uma câmera intermediária. Ela é usada, muitas vezes, como uma câmera secundária, pois possui um peso muito menor do que outras. 

A Rebel T7 possui um sensor de imagens de 24,1 MP e processador digital Digic 4+. Essa combinação faz com que as fotografias tiradas por ela sejam muito nítidas, coloridas e definidas, além de serem processadas muito rapidamente. 

O equipamento conta com um ISO de variação de 100 a 12800, o que é muito vantajoso para quem quer ter liberdade de fotografar sem problemas em ambientes de pouca iluminação.

A Rebel T7 não é capaz de fazer gravações em 4K, mas possui um modo FullHD muito potente. Além disso, conta com conectividade Wi-Fi, o que facilita a troca de dados entre a câmera e o seu smartphone ou tablet. 

Prós

Contras

✅ Ótima qualidade de imagem

✅ Bom modelo de entrada

✅ Boa variação de ISO

🚫 Não é capaz de filmar em 4K

🚫 Preço mais elevado


2. Câmera Digital Cyber-Shot – Sony 

Câmera Digital Cyber-Shot - Sony 

Nem toda câmera boa precisa ser DSLR e a Cyber-Shot DSC-HX400V vem para confirmar isso. Câmeras compactas não permitem a troca de lentes, mas possuem boas especificações técnicas, um tamanho menor e preço também. 

A Cyber-Shot DSC-HX400V conta com um sensor de imagem de 20,4 MP e um processador de imagens chamado BIONZ X, que juntos proporcionam imagens muito nítidas, coloridas e otimizadas. 

Para câmera compactas, as características iniciais são muito importantes porque não podem ser adaptadas. Este modelo possui um zoom de 50 vezes de ampliação, o que é uma taxa excelente e permite aproximar objetos distantes de forma simples e fluída. 

Assim como os modelos anteriores, a Cyber-Shot DSC-HX400V não é capaz de gravar em 4K, apenas em FullHD. Se você busca um modelo para fazer vlogs, por exemplo, ela pode não ser a ideal. 

Prós

Contras

✅ Modelo compacto

✅ Zoom excelente

✅ Boa qualidade de imagem

🚫 Não grava em 4K



Perguntas frequentes

A Câmera Nikon d40 é um bom custo benefício? 

Em termos gerais, ela é uma boa compra em termos de custo-benefício. Com um custo muito baixo, ela entrega uma boa opção para usuários que querem começar a fotografar e não sabem por onde

Qual a melhor câmera para iniciantes?

Se o investimento puder ser um pouco maior, a Canon EOS Rebel T7 é uma boa pedida. tanto a curto quanto a longo prazo, esse modelo irá te acompanhar ou poderá ser otimizado durante o aprendizado da fotografia. 

O que se deve olhar em uma câmera fotográfica antes de comprar?

Primeiramente, é preciso definir a finalidade de uso da sua câmera. Depois, observe características como preço, variação de ISO, taxa de sensor de imagens e qualidade de gravação de vídeos. 

Quais são as câmeras semi-profissionais da Nikon?

Existe um grande número de câmeras semi-profissionais da Nikon, mas a linha D e a coolpix possuem bons modelos de câmeras do nicho. 

Conclusão: A câmera Nikon D40 é boa ou não?

Depois de entender tudo sobre a câmera Nikon D40 e câmeras para iniciantes, você deve estar se perguntando: mas esse modelo realmente é bom?

A resposta é sim, porém com um pouco mais de investimento você conseguiria uma câmera com características melhores. A Nikon D40 entrega o necessário que um fotógrafo precisa, porém ela fica ultrapassada muito mais rápido do que a Canon EOS Rebel T7, por exemplo. 

Se puder, invista no modelo da Canon, mas se o orçamento pesar, pode ir feliz na D40!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.