O que é Irda e Qual sua Função no Smartphone? 

Você sabe o que é IrDA e qual a sua função em seu smartphone? Fique ligado neste artigo e entenda tudo sobre essa tecnologia.

O infravermelho em seu celular é capaz de elaborar uma série de funções, porém não é tão facilmente encontrado nos celulares atualmente vendidos. Ele pode parecer simples e dispensável, mas se você quer ter a facilidade de um controle remoto em suas mãos a qualquer instante, ele pode ser mais do que necessário. 

A seguir você encontra tudo sobre essa tecnologia e quais aparelhos possuem o IrDA em seu desenvolvimento. 

O que é irda e qual sua função no Smartphone? 

Afinal, o que é Irda?

De forma objetiva, o IrDA é um sensor infravermelho que dá possibilidade de aparelhos, como no caso do smartphone, de fazer conexão sem fio com outros. Ele se assemelha à tecnologia do Wi-FI e do Bluetooth, mas possui as suas peculiaridades únicas.

Em tradução direta, IrDA significa associação de dados de aparelhos vermelhos, então fabricantes usam o mesmo padrão para tais objetivos. No entanto, na prática, essa padronização não alcançou todos os cantos no mundo e muito menos todos os aparelhos, como vamos ver no artigo. Mesmo que barateando os custos, o IrDA ainda conta com algumas limitações de uso. 

Qual a função do Irda no Smartphone?  

Agora que você sabe o que é o IrDA, é preciso entender qual a sua função e o que o difere das outras tecnologias de conectividade sem fios. 

Você pode já ter ouvido falar de aplicativos que possuem funcionalidade de controles remotos para aparelhos. É para isso que o IrDA existe. Os sensores de infravermelho são os responsáveis por fazer tal conexão. Assim, você poderá controlar ar condicionado, televisores, DVD etc, de forma simples e diretamente de seu smartphone.

Além dos smartphones terem essa tecnologia, computadores, câmeras e impressoras, por exemplo, também possuem o IrDA. A transmissão de dados via luz de LED é muito simples e barata, mas se mostra bem potente e com uma velocidade de transmissão bem considerável. 

Porém, como nem tudo é tão simples, a tecnologia desse aparelho é limitada e não consegue funcionar a muita distância. Então, mais de dois metros de um aparelho já são suficientes para impedir o controle via IrDA. Além disso, eles devem estar apontados um para o outro, assim como o controle de uma televisão ou ar condicionado. 

Quais celulares da têm infravermelho? 

Agora você pode estar pensando “será que o meu celular tem essa tecnologia e é capaz de controlar os aparelhos da casa?”. Mesmo muito útil, o IrDA não está presente em todos os celulares e, por isso, é preciso checar antes da compra. 

Mesmo útil, muitas empresas preferem não incluir esse mecanismo na fabricação de seus aparelhos, então achar os que têm não é tarefa simples.

De forma geral, os smartphones mais modernos da Xiaomi e da HUAWEI possuem tecnologia infravermelho. Então, a busca por eles pode ser mais certeira, mas não são os únicos. O Motorola One Macro também conta com tal função, assim como algumas séries de base da linha Galaxy S da Samsung, como o 4 e o 6. 

Mas é importante lembrar: modelos da fabricante Apple não possuem a função, então não é necessário procurar por ela dentro dos smartphones oferecidos pela marca da maçã. 

Quais outros aparelhos  têm infravermelho?  

Como dito antes, aparelhos como impressoras, televisores e até ar condicionado possuem essa funcionalidade. Ela funciona de forma semelhante ao smartphone, mas nesse caso não possui a necessidade de estar constantemente sendo manuseada. 

Então, pela proximidade desses outros aparelhos a um computador, a troca de dados pode ser feita de forma simples e direcionada. Barateando a tecnologia Wireless, o computador passa a ter facilidade de se conectar a aparelhos periféricos, o que é muito interessante em termos de custo-benefício. 

Mas não se preocupe se o seu computador não possuir tal funcionalidade, é possível encontrar adaptadores de IrDA com entrada USB e que fazem o papel de transmissão de dados via aparelhos, como uma ponte. 

Conclusão 

De forma geral, o IrDA é o infravermelho embutido e alguns aparelhos que dão a possibilidade de conexão sem fio a eles. Ele foi desenvolvido para ser um padrão de Wireless que seja capaz de fazer a função a um baixo investimento

No caso dos smartphones, a função é diretamente ligada à operação como um  controle remoto. Então, via aplicativos que ativam o IrDA, é possível ter o poder sob TVs, impressoras, DVDs etc. Para isso, é interessante possuir tal tecnologia em seu smartphone. 

Entender essa funcionalidade facilita para saber se realmente é necessária para você e como usá-la. Como visto antes, nem todos aparelhos vêm com o IrDa, então se a meta for essa, esteja ciente que o escolhido se encaixa.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a tecnologia IrDA ou como usá-la em seu smartphone? Deixe um comentário abaixo com as suas considerações!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.