Como Instalar uma Rom no Smartphone? 

Para quem tem um smartphone com Android deve saber que nem sempre seu sistema interno continua sendo atualizado de acordo com o uso.

Isso porque a fabricante do celular deixa de fazer tal modernização para que o modelo novo dela passe a ser necessário. Alguns smartphones chegam, inclusive, a nunca serem atualizados. 

Como instalar uma rom no Smartphone? 

No entanto, o problema pode ser resolvido com a instalação de um ROM customizado, novo. Isso é, a instalação de um sistema novo em seu celular, um software feito por outras pessoas que conseguem entregar tais atualizações. Mas como instalar um ROM no smartphone?

Afinal, como instalar uma rom no Smartphone?

A resposta é simples: com auxílio de um computador, na maioria das vezes, é possível burlar o sistema e atualizar o seu smartphone mesmo que ele não esteja fazendo isso automaticamente. 

Mas antes de tudo é preciso entender o que é a memória ROM. De forma simples, ela é um tipo de memória que é capaz de manter os dados no celular mesmo que ele esteja sem energia. Ou seja, a ROM é a responsável por proporcionar um armazenamento a longo prazo. Mas mesmo que pareça invencível, ela tem uma capacidade de dados e de tempo de uso limitada.

Atualmente, ela é aprimorada a cada atualização do seu smartphone, mas como nem sempre isso acontece, é necessário instalar uma nova memória, mais nova, em seu celular. Isso pode ser feito de forma relativamente simples, como dito antes, via computadores e com alguns comandos de programação. 

Como instalar ROM no Android pelo cartão SD?

Como visto antes, é preciso conectar o seu smartphone a um PC, mas isso pode ser feito via cartão SD ou microSD, o mais comum atualmente. Para isso acontecer de forma segura, existem alguns passos que devem ser seguidos.  

Primeiramente, faça o backup de tudo que julgar importante no seu smartphone. Assim, os seus dados, fotos e documentos estarão seguros caso aconteça algum problema durante a instalação. Além disso, é preciso que seu equipamento esteja com bateria cheia (acima de 60%) e que seu cartão SD esteja vazio. 

No que se refere ao computador, tenha confirmação de que os drivers de USB estão atualizados e que o link que você optar por usar seja seguro. Para esse último, é possível achar diversos fóruns na internet que confirmam tal procedência. 

Com isso feito, é possível começar a instalação. Primeiramente, conecte o seu smartphone ao seu computador, já que sem isso não é possível continuar a instalação. 

Com o cartão SD também inserido, abra-o e crie uma pasta com o nome “dload”. Em seguida, abra a ROM de seu celular e copie-a para essa pasta apenas criada. Dessa forma, você conseguirá transferir o sistema para o seu cartão. 

Agora, você deverá desligar o seu smartphone e retirá-lo da conexão com o PC. Pressione o botão de energia e os botões de volume, para cima e para baixo, ao mesmo tempo. Isso fará com que a atualização seja iniciada. Vale lembrar que ela pode demorar alguns minutos, então não se assuste. 

Por fim, o seu smartphone será atualizado automaticamente e estará pronto para que você use-o. 

Como instalar uma ROM no celular sem root? 

Antes de responder a questão é preciso entender o que é um Root. O Root é o ato de conseguir o privilégio de comando em uma aplicação, seja para computador ou smartphone, sem ter a necessidade do comando do administrador. Ou seja, o núcleo do sistema operador será acionado.

Assim, será possível fazer alterações gerais na aplicação, seja de aplicativos padrões até adulterar arquivos protegidos. Isso é, você chega a raíz do sistema e consegue modificá-la da melhor forma possível para as suas necessidades. Mas vale lembrar: modificar um sistema pode ser altamente perigoso para seu smartphone se não for feito da forma adequada. 

Ao liberar o acesso, você consegue instalar o ROM no android e ainda alterar algumas características de seu design. Mas, voltando à pergunta: é possível fazer tal mudança sem root? Se o intuito é apenas mudar o sistema operacional, não, mas se você deseja excluir aplicações, modificar cores ou alterar mais profundamente o seu smartphone, a resposta é sim. Esse acesso será a chave para tais mudanças.

Como criar sua própria ROM para Android? 

Se você quer criar uma ROM personalizada para o seu sistema Android, será necessário cumprir algumas etapas. Com essa mudança, você conseguirá modificar aplicações padrões, remover serviços do Google (incluindo o Google Play) e bloquear propagandas. 

O primeiro passo será baixar a ROM original do seu smartphone, o que pode ser feito de forma segura no site oficial da fabricante. Caso você não ache, é possível apelar para outros servidores confirmados por alguns fóruns de debate, como o SamDB e o KFhost. 

Isso dará uma série de arquivos, que deverão ser descomprimidos. Para uma melhor organização, você poderá organizar os binários extraídos em uma pasta separada. Esses serão os dados sem modificações, os originais. Assim como no modelo do cartão SD, eles são importantes em caso de algum problema, para que você não perca o seu smartphone. Em seguida, crie uma outra pasta para os arquivos modificados, os do novo Android.

Agora, você irá separar os aplicativos que já vem da fabricante e que não são de seu uso e você poderá excluí-los. Estes são responsáveis apenas por consumir bateria e ocupar espaço no seu sistema operacional e podem ser descartados. 

A seguir, você pode apagar os arquivos de propaganda e, assim, bloqueá-las. Elas são feitas nos arquivos de “hosts” pelo método Unix. Você poderá achá-los e excluídos, limitando o seu acesso via DNS. 

Muitas pessoas querem, também, se desvincular do Google e de todas as suas aplicações, a fim de deixarem de ser tão expostas. Para isso, é possível instalar o Aurora Store, que se assemelha ao Google Play e oferece uma série de aplicativos e ações para o usuário. A diferença está no fato dele ser mais protegido e ainda mostrar possíveis rastreadores em seu smartphone. 

Ao terminar essas mudanças, você necessitará fazer os passos reversos e transformar as imagens e arquivos crus em modelos compactos, os que são aceitos pelo sistema de seu Android.

É bom frisar que esse passo a passo deve ser seguido somente se o usuário tiver uma ideia do que está fazendo, no contrário poderá comprometer o seu smartphone de forma irreversível. 

Conclusão 

De forma geral, para instalar um ROM em seu smartphone com sistema android será preciso baixar o modelo mais novo em seu computador e fazer as alterações necessárias para, em seguida, conseguir observá-lo em seu smartphone. 

O processo não é complicado, mas deve ser feito com cautela a fim de não apagar configurações importantes em seu celular.

Ficou alguma dúvida? Nos conte nos comentários abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.