Lente 55-300 Nikon é Boa? Vale a Pena?

Investir em uma lente é algo que deve ser pensado bem, já que existe uma série de modelos no mercado. A lente 55-300 da Nikon é um modelo muito procurado por quem quer um acessório versátil, mas será que vale a pena?

O modelo foi projetado para ser usado em eventos, paisagens ou até em retratos. Ela promete entregar imagens muito nítidas, podendo acompanhar o usuário por muitos anos e em diversos locais.

Quer saber mais sobre o equipamento? Continue lendo esse artigo e fique sabendo de tudo sobre a lente da Nikon!

Sobre a lente 55-300 Nikon 

Lente 55-300 Nikon 

A lente 55-330 da Nikon é uma opção interessante para iniciantes. A abertura máxima de f/1.8 é rápida, conta com uma construção sólida e ainda traz um design ‘rústico’ que lembra câmeras mais antigas. 

Além disso, esse modelo é relativamente pequeno e pode ser facilmente transportado. Entretanto, o foco automático tem um barulho mais alto, que pode incomodar um pouco, e também não é dos mais rápidos. 

Afinal, é um modelo que pode ser interessante para os iniciantes e, portanto, não tem uma qualidade de imagem top de linha. De qualquer maneira, a 55-300 da Nikon pode captar desfoques bonitos de fundo e a abertura mais veloz é boa para imagens feitas no dia a dia do fotógrafo. 

✅ Design clássico

✅ Interessante para iniciantes

✅ Abertura veloz

🚫 Imagens medianas

🚫 Foco automático barulhento e não tão rápido


Como saber se a lente 55-300 Nikon é boa?  

Uma boa forma de avaliar se um produto é bom é olhando as opiniões de outros usuários com o equipamento e com a fabricante. Alguns sites e fóruns de opiniões fazem muito bem o papel.

O site Reclame Aqui reúne opiniões de usuários. Lá, a  Nikon não possui um perfil na plataforma e, por isso, sua taxa de reputação é nula. Porém, não significa que a avaliação da empresa é negativa, mas apenas que não há registro de assistência ao cliente realizada. 

Porém, no site Amazon o produto é bem avaliado, com 5 de 5 estrelas. Isso mostra que os usuários tiveram uma boa visão e aproveitamento do equipamento, o que dá uma segurança a mais para investir no modelo. 

Quanto aos pontos técnicos, a seguir vamos mostrar alguns importantes para se atentar.. Colocamos alguns a seguir:

Foco 

O foco de uma lente será muito importante para dar nitidez ao objeto fotografado. Então, é preciso que ele condiga com as condições que você está colocando ele. Esse será o ponto mais nítido da câmera, onde ela dará ênfase ao assunto. Grande parte dos modelos de lentes automáticas possui um número maior de pontos de autofoco. 

Formato 

O formato e peso da lente será importante para o uso cotidiano do modelo. Se for muito grande e pesado, pode ser um problema em fotografias que não são feitas em estúdios. Pense nesses fatores antes de efetuar a compra. 

Ângulo de visão  

O ângulo de visão em uma câmera está intimamente ligado com o que será capturado. Então, se o modelo tiver uma lente grande-angular, o campo de visão será maior. Uma teleobjetiva será muito fiel ao que é visto a olho nu. Já a macro, tem um ângulo de visão mais fechado e específico.

Alternativas para a lente 55-300 Nikon 

A seguir, vamos te mostrar duas alternativas de produtos semelhantes para te ajudar a entender se a lente Nikon 55-300 é a mais indicada para você!

1. Lente AF-S 35mm f/1.8G ED NIKKOR – Nikon  

Lente AF-S 35mm f/1.8G ED NIKKOR - Nikon  

Uma boa alternativa é a AF-S 35mm, que conta com f/1.8 de abertura máxima, tem um formato elegante e é boa para captar imagens em locais com uma iluminação mais prejudicada. Aliás, o modelo também tem 52,5mm para câmeras de formato DX, apesar de um campo de visão normal. 

As lentes também levam um design rápido. Um destaque também é que o design óptico da lente traz um elemento asférico – isso auxilia no controle de distorções e ajuda a produzir nitidez. 

O modelo, inclusive, leva consigo um revestimento super integrado, que foi aplicado a elementos individuais e tira alguns reflexos internos, melhorando o contraste e a precisão das cores em locais de iluminação mais aguda. 

✅ Versátil

✅ Muito rápida

✅ Design fácil de mexer

🚫 Pesada



2.  Lente AF-S DX NIKKOR 18-300 mm f/3.5-6.3G ED – Nikon 

Lente AF-S DX NIKKOR 18-300 mm f/3.5-6.3G ED - Nikon 

A outra alternativa que trouxemos é a AF-S DX NIKKOR 18-300 mm f/3.5-6.3G ED. Ela conta com uma ampliação máxima de 0,32x e tem uma distância mínima de focagem de 4,5cm. Essa lente foi construída em 16 elementos, divididos em 12 grupos, além de funcionar em câmeras de formato FX e também em modo de corte DX.

É uma lente muito versátil, que traz a possibilidade de fotografar boas imagens em paisagens cênicas com um ângulo maior e ajuda também em fotos em grupo, além de ser boa para retratos com fundos com um desfoque leve. É ótima também para fotografar shows e eventos esportivos por conta de seu zoom. 

Por isso, é uma boa opção se você precisa de fotos com uma cor vibrante, distorção mínima e detalhes bem definidos.

✅ Versátil

✅ Boa para tirar fotos com zoom

✅ Cor vibrante

🚫 Limitações para paisagens



Perguntas frequentes 

Para que serve a lente 55 200mm?

Esta lente é ótima para conseguir ter um zoom versátil, então boa para o uso no cotidiano e em situações de muitas mudanças. Além disso, o 200 mm no modo teleobjetivo é ótimo para variar em fotos de retratos servindo até para retratos de esportes ou eventos.

Qual a melhor lente Grande-angular Nikon?

 O modelo de lente  Nikon 28mm f/1.4 é o mais indicado para quem quer uma lente grande angular muito útil e versátil, sendo ótima para profissionais. 

Quais os melhores tipos de lente? 

De forma geral, as lentes teleobjetivas e grande-angulares são as melhores para entregar retratos nítidos e de diversas formas, já que se adaptam bem aos diferentes estímulos de luz.

Quais lentes eu devo ter? 

A resposta varia dependendo do seu uso, porém um modelo 55-300 é um bom começo para quem ainda está descobrindo a área de atuação favorita. 

Conclusão: A lente 55-300 Nikon é boa ou não?

Depois de entender melhor sobre o acessório é possível entender facilmente que se trata de um modelo muito completo e de bom investimento. É boa para quem está começando ou para quem quer algo mais versátil para o dia a dia.

Se a busca é por uma lente de base, muito útil e resistente, esse é o modelo ideal!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.