Home » Os 5 Melhores Telescópios em 2021

Os 5 Melhores Telescópios em 2021

Os melhores telescópios são aqueles que podem ampliar a imagem longínqua de forma nítida. Um telescópio é o instrumento essencial para qualquer bom astrônomo. Sem ele, você não poderá observar as estrelas em seu lazer. Com efeito, o telescópio permite aumentar tanto a luminosidade como o tamanho aparente dos objetos a serem observados.  Destinado à observação de objetos distantes, como as estrelas e a nebulosa, esta última geralmente tem forma parabólica.

É, portanto, principalmente um dispositivo óptico projetado para descobrir o fascinante mundo das estrelas. Além disso, de acordo com testes de clientes, o telescópio permite admirar a profundidade do céu de nosso planeta.

Nossos testes e avaliações de clientes mostram que o telescópio é essencial se você deseja observar as estrelas. No entanto, nem todos os telescópios são iguais e o mercado de telescópios é grande. Sua escolha, portanto, não é fácil. Na verdade, você terá que levar vários elementos em consideração antes de escolher o seu. Existem também vários modelos de telescópios cuja relação preço e qualidade varia.

Melhores telescópios para comprar online

Com este nosso ranking, você pode descobrir os diferentes tipos de telescópios existentes no mercado.

Imagem

Produto

Preço (R$)

projetor de qualidade

1. Telescópio PowerSeeker - Celestron

 ✔️ Melhor telescópio para iniciantes

projetor de qualidade

2. Telescópio Equatorial - Barsta Internacional Co

✔️ Melhor telescópio para ver planetas

projetor de qualidade

3. Telescópio Azimutal - Barsta Internacional Co

 ✔️ Excelente custo benefício

projetor de qualidade

4. Telescópio Refrator - Celestron

 ✔️ Telescópio astronômico

projetor de qualidade

5. Telescópio Refrator Polaris - Meade

 ✔️ Telescópio para amadores

1. Telescópio PowerSeeker – Celestron

 ✔️ Melhor telescópio para iniciantes

Saber qual o melhor telescópio para iniciante envolve muitos detalhes. Mas com o modelo de telescópio Celestron PowerSeeker, os novatos podem ficar tranquilos! Ele possui uma abertura de 127 mm (5 polegadas), um comprimento de tubo óptico de 508 mm (20 polegadas) e uma distância focal de 1000 mm (39 polegadas) para permitir que você observe a Lua, Marte, Júpiter e até mesmo Saturno. 

O dispositivo de Celestron está equipado com uma montagem equatorial, um dispositivo com eixo de rotação paralelo ao da Terra. Esta ferramenta permite que você siga com muito mais facilidade o curso das estrelas na abóbada celestial. 

Tenha cuidado, para que seu dispositivo tenha a melhor renderização possível, é fundamental verificar se as ópticas do telescópio estão devidamente alinhadas, depois calibrá-las se necessário, o que pode ser uma tarefa difícil para um iniciante.

A configuração geral deste telescópio é muito simples, você dificilmente precisa montá-lo. Você simplesmente precisa fixar o objeto em um tripé, inserir a ocular de sua escolha dependendo do tamanho e da distância do objeto alvo, e pronto.

Prós

Contras

✅ Ideal para iniciantes

✅ Possui suporte equatorial

✅ Tem vários acessórios

🚫 -

      

2. Telescópio Equatorial – Barsta Internacional Co

✔️ Melhor telescópio para ver planetas

Quem quer saber qual o melhor telescópio para ver planetas, pode dispor do Telescópio Equatorial da Barsta!  

Comprar o melhor telescópio que se adapta às suas necessidades sem prejudicar suas finanças é um ato de equilíbrio. Se você está pensando em comprar um telescópio para o verão, para observar as estrelas à noite, aqui estão algumas coisas a considerar.

Você pode escolher o telescópio da Basrta Internacional, que faz mais e tem um Q mais profissional para seu uso.

Prós

Contras

✅ É um telescópio equatorial

✅ Gera imagem precisa

✅ Permite observação de objetos celestes e eventos terrestres

🚫 -

      


3. Telescópio Azimutal – Barsta Internacional Co

 ✔️ Excelente custo benefício

Já o telescópio com melhor custo benefício é o modelo Azimutal da Barsta!  Este modelo monocular é oferecido com duas oculares que são muito fáceis de trocar, dependendo do objeto observado. Produto de fácil montagem e instalação, assenta sobre um robusto tripé. Sua estabilidade exemplar permite observação de longo prazo. O kit também contém um adaptador para smartphone.

Fotografar ou filmar suas observações torna-se então uma brincadeira de criança. Vários filtros de cores facilitam o uso. A lua, o sol, tudo se torna acessível sem correr o risco de se deslumbrar. Os olhos estão protegidos.

Prós

Contras

✅ É um telescópio azimutal

✅ Aumenta 675 vezes a imagem

✅ Permite observação de eventos celestes e terrestres

🚫 -

      

4. Telescópio Refrator – Celestron

 ✔️ Telescópio astronômico

Dentre as melhores marcas de telescópios astronômicos, está a Celestron e este modelo refrator. De acordo com testes de consumo, este Celestron é de alta qualidade. Na verdade, destina-se sobretudo a profissionais

Inclui uma montagem azimutal totalmente computadorizada e um localizador que facilita o alinhamento e a localização precisa dos objetos. Seu suporte de braço de garfo de liberação rápida é embalado com um tubo óptico e suporte de acessórios, para instalação rápida sem ferramentas. 

O tripé, por outro lado, é feito de aço inoxidável resistente e vem com uma bandeja de acessórios incluída. Além disso, os usuários apreciam seu design simples e compacto.. Avaliações de usuários também revelam que este telescópio é fácil de usar e adequado para observação terrestre e celestial.

Prós

Contras

✅ Ideal para iniciantes

✅ Compacto e portátil

✅ Tem vários acessórios

🚫 -

      

5. Telescópio Refrator Polaris – Meade

 ✔️ Telescópio para amadores

O melhor telescópio amador é o modelo Refrator Polaris da Meade. Telescópio compacto, apesar de seu comprimento focal de 600 mm e uma abertura objetiva desafiando as capacidades usuais de refratores acromáticos de seu calibre. 

Equipado com uma montagem de altazimute de precisão com controles úteis que facilitam o rastreamento de objetos celestes mesmo em movimento no meio da noite, este dispositivo vem com 03 oculares MA de 26 mm, 9 mm e 6,3 mm dobrados por dois com a lente Barlow para ampliações baixas, médio e alto para visualizar uma ampla gama de objetos. 

Além de um visor de ponto vermelho, um catálogo de DVD gravando mais de 10.000 objetos celestes acompanha o instrumento para imagens brilhantes e detalhadas, tornando-o perfeito para iniciantes. Com um saco de aço inoxidável pré-montado e um tripé, o peso total fica abaixo de 5,5 kg.

Prós

Contras

✅ Pesa menos de 10kg

✅ Nítido para imagens celestes

✅ PMarca confiável, de acordo com comentários de usuários

🚫 -

      


Diferença entre telescópio e luneta

O melhor telescópio profissional se destaca pelo seu desempenho e alcance de visão. Em geral, a luneta é usada para observar os planetas, enquanto o telescópio é o preferido para observar o “céu profundo” (estrelas, galáxias, nebulosas, etc.). Para iniciantes, a luneta é recomendada porque os planetas são mais fáceis de localizar e ajustar. 

O telescópio tende a ter um desempenho pior em uma situação de poluição luminosa e deve ser ajustado a cada vez que for usado. Além disso, uma luneta é fácil de transportar e requer manutenção mínima porque seu tubo é vedado ao ar.

Como escolher o melhor telescópio

As características técnicas de qual o melhor telescópio relacionam-se particularmente ao poder do telescópio e da ocular para ampliação. A potência dependerá de seu diâmetro ou de sua abertura. Quanto maior o diâmetro, mais claramente detalhadas as imagens. Para a ocular, quanto mais fraca ela for, mais brilhante será a imagem. O modelo de 31,75 mm ou 1,25 pol. é o mais comumente usado.

Tipos de telescópios

Para poder observar as estrelas com total segurança, não se deve confiar em nenhum telescópio do mercado que lhe ofereça o preço mais barato. Os melhores telescópios para comprar, na verdade, devem obter um desempenho de qualidade a todas as suas necessidades. Para isso, oferecemos um guia de compra dos melhores telescópios para que você possa identificar facilmente os critérios de qualidade de tal produto.

Refletor

Este tipo de telescópio possui um espelho primário para coletar e focar a luz. A partir do telescópio, todos os objetos celestes, incluindo aqueles em nosso sistema solar, chegam à Terra como raios paralelos. 

Na verdade, o espelho do refletor foi projetado para ter uma forma parabólica a fim de concentrar todos os raios de luz em um ponto central. O telescópio clássico está, portanto, disponível em duas versões: o Newton e o Cassegrain. Compacto e leve, o Newton é o modelo mais popular do mercado. Na verdade, é muito popular entre o público em geral.

Refrator

O telescópio refrator usa lentes como objetivo. Ele faz isso coletando luz de uma lente na frente do telescópio e a luz sofre uma curvatura ao passar pela lente, ou seja, é refratada. Robusto e sólido, o telescópio refrator terá uma longa vida útil. Ideal para o astrônomo novato, requer poucos ajustes e, portanto, permitirá uma excelente primeira descoberta do mundo estrelado.

Catadióptrico

Este telescópio é a categoria de maior alcance. Destinado principalmente a profissionais, ele foi na verdade projetado para corrigir qualquer aberração cromática dramaticamente. Em seguida, combina a construção do refratário e a construção do refletor. Seu preço é exorbitante, escolha este modelo somente se você tiver muito bons conhecimentos em astronomia.

Construção

Você gosta de observar o céu noturno e suas bilhões de estrelas que compõem nossa abóbada celestial? Ver uma estrela cadente ou reconhecer algumas constelações dá-te o desejo de descobrir com mais detalhe as maravilhas dessa imensidão que nos espera.

Parabéns, você já deu o primeiro passo rumo à astronomia!

Deverá saber que a prática da astronomia como amador (ou como observador experiente) é acessível a todos. Crianças, adultos, idosos, homens ou mulheres, todos podem encontrar o seu prazer, seja qual for o seu nível de experiência. Veja o que considerar na construção do telescópio!

Espelho

A lente é um espelho côncavo, geralmente de formato parabólico. Ele coleta e reflete a luz para formar a imagem observada. Esta luz refletida permite um verdadeiro acromatismo. A luz é então focada no foco da imagem (ponto para onde os raios convergem).

A objetiva é um dos componentes mais importantes de um telescópio, pois é ela que permite captar a luz e assim obter uma boa qualidade de imagem. Dependendo do diâmetro de abertura que você escolher, você pode ter um melhor poder de resolução e melhor clareza.

Ocular

A ocular é uma parte importante e indispensável do telescópio para garantir uma qualidade de imagem nítida e clara.

Um modelo equipado com lentes de 60 a 80 mm de abertura é suficiente para observar a lua. Este tipo de lente está presente em telescópios refratores. Mas se você deseja obter imagens mais detalhadas, uma versão com ótica de espelho acima de 100 mm é uma boa opção. Apenas telescópios refletores são equipados com este tipo de lente.

Tubo

É a parte óptica (lentes e espelho) que permite obter imagens otimizadas em qualidade e brilho. Pode ser do tipo Refletor, Refrator ou Catadióptrico.

Lente Barlow

A lente Barlow é um pequeno dispositivo óptico que é inserido entre o telescópio e sua ocular para aumentar a ampliação. Existem lentes Barlow que aumentam 1,5 vezes, 2 vezes, 3 vezes, dependendo do modelo. 

Se essas lentes têm a vantagem de aumentar a imagem que um telescópio fornece, por outro lado têm o inconveniente de reduzir o brilho dessa imagem: uma lente de Barlow, portanto, não deve ser usada indiscriminadamente, mas deve ser reservada para as estrelas mais brilhantes do céu. É o caso da observação dos planetas, da Lua, onde um Barlow presta muitos serviços ao astrônomo.

Prisma 45°

A ocular e os prismas que constituem o telescópio têm um papel igualmente importante a desempenhar. Não haveria sentido em comprar um telescópio muito caro se fosse para adicionar uma ocular de baixa qualidade. O caráter “apocromático” ficaria assim completamente distorcido.

Tripé

O desempenho de uma lente de grande diâmetro tem um preço: mais pesado e mais longo, um refrator de 100 mm será menos confortável de carregar e exigirá um tripé forte e muito estável.

Montagem

É a parte central que conecta o tubo ao tripé e que permitirá o deslocamento do tubo. Existem 3 tipos de montagem (azimutal, equatorial ou montagem Dobson).

Sistema de montagem

O telescópio é fixado em uma montagem azimutal ou equatorial, ela própria instalada em um tripé. O tripé garante a estabilidade do telescópio.

Azimutal

A montagem azimutal é fácil de usar e esse tipo de montagem é perfeita para uma rápida observação do céu. Também é adequado para observações terrestres. 

Equatorial

A montagem equatorial, por outro lado, permite a observação astronômica com mais precisão. Será possível acompanhar o movimento das estrelas, localização de objetos no céu, etc.

Capacidade de ampliação

Este critério diz respeito ao alargamento do campo de visão. Para saber a ampliação de um telescópio, basta dividir a distância focal do tubo óptico com a distância focal da ocular. 

Para saber a ampliação máxima, multiplique o diâmetro do espelho ou lente por 2 e para a ampliação mínima, divida o tamanho do diâmetro por 6. Para um diâmetro de 120 mm, por exemplo, a ampliação máxima é de 240 vezes (120 * 2), enquanto a ampliação mínima é de 20 vezes (120/6). Além disso, essas informações costumam ser mencionadas na ficha técnica do telescópio.

Perguntas frequentes

Qual o melhor telescópio para ver planetas e estrelas?

O melhor telescópio para ver planetas e estrelas é da marca Celestron, principalmente para quem é iniciante em astronomia, pois todos os modelos apresentam uso fácil. Todos os componentes são de qualidade e promovem uma resolução excelente.

O que significa luneta 6x24x50?

Esse produto apresenta um aumento regulável de 24x com uma objetiva de 50mm de diâmetro. Dessa forma, pode-se visualizar alvos de uma distância bem extensa.

Como escolher a melhor luneta?

É sempre um compromisso entre desempenho, facilidade de uso, preferências de visualização, tamanho e orçamento. O ideal é dedicar algum tempo para aprender o básico e fazer a si mesmo as perguntas certas sobre os componentes do produto. 

Qual é a melhor marca de telescópio?

Os modelos da Barsta Internacional Co são destaques porque seu uso é mais profissional do que doméstico. Eles são referência de qualidade e garantem muitas imagens com precisão e satisfação dos usuários.

Quanto custa um bom telescópio?

O preço de compra de um telescópio varia de R$1.000 a mais de R$10.000 para telescópios de ponta como o telescópio catadióptrico. Para um bom telescópio iniciante, contém em média R$2.000.

Conclusão: qual o melhor telescópio

Para ter certeza de fazer uma boa compra, você deve primeiro levar em consideração o preço do modelo, seu nível de uso (iniciante ou avançado), o alvo de observação bem como o que deseja fazer com ele, porque isso irá determinar a escolha de um telescópio fixo ou móvel. 

Adquirir um telescópio não deve ser sem tato se você não quer desperdiçar seu dinheiro em um item cujos recursos não atendem às suas necessidades. É necessário informar-se sobre este produto quando ainda planeja ter um. É preferível dominar o seu quadro, a sua versatilidade e a sua praticidade antes de tomar a decisão de optar por um determinado modelo. 

A melhor opção de compra de telescópios, de fato, fica nas mãos da marca Barsta Internacional porque proporciona uma excelente qualidade para todas as necessidades dos usuários. Já quando falamos de melhor custo benefício, a marca que se destaca é a Celestron!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *