Home » As 5 Melhores Câmeras para Gravar Vídeos em 2021

As 5 Melhores Câmeras para Gravar Vídeos em 2021

No universo digital, a produção de vídeos é parte essencial do nosso cotidiano. Seja por diversão ou por razões profissionais, ter uma boa câmera nas mãos é uma meta de muitos. Saiba quais são as melhores câmeras para gravar vídeos

O YouTube é a plataforma mais acessada de vídeos e, por isso, abriu espaço para a criação de muitos postos de trabalho. Não é incomum encontrar pessoas que têm como renda única a produção de conteúdo midiático para essa rede social

No entanto, escolher a melhor câmera que possa atender às suas necessidades pode ser uma decisão complicada. Aqui você vai entender qual a melhor escolha de câmera para gravação de vídeos. 

Melhores câmeras para gravar vídeos do mercado 

Veja abaixo nossa ranking das melhores câmeras para filmagem do mercado:

Imagem

Produto

Preço (R$)

✔️ Ótimo custo-benefício

projetor de qualidade

 ✔️ Melhor câmera para iniciantes

projetor de qualidade

 ✔️ Ótima câmera intermediária DSLR

 ✔️ Ótimo desempenho para vlogs

projetor de qualidade

 ✔️ Robusta e potente

1. Câmera EOS Rebel SL3 – Canon 

✔️ Ótimo custo-benefício

A câmera EOS Rebel SL3 é uma ótima câmera e, por isso, é muito bem avaliada entre os consumidores. Por ser leve e intuitiva, é uma boa escolha para quem está começando a trabalhar com audiovisual e precisa de qualidade de imagem sem complicação.

Essa máquina fotográfica é equipada com um sensor chamado CMOS, de 24,1 megapixels. Junto do processador DIGIC 8, as funções da Rebel SL3 são sensacionais.

No que se refere ao foco, ela possui Dual Pixel AF, com capacidade de alternância de focos de forma veloz. Além disso, a câmera possui uma tecnologia chamada Eye Detection que, resumidamente, detecta os olhos das pessoas e auxilia na mudança de foco em vídeos e fotos. 

Agora sobre a resolução desta máquina: a Rebel SL3 tem capacidade de gravar vídeos em 4K, o que torna excelente a qualidade do material!  Essa função permite alcançar resultados cinematográficos de alta resolução. Além disso, é possível produzir, com a mesma resolução, vídeos em time-lapse e extrair vídeos de imagens estáticas em alta resolução. 

Além disso, a câmera possui Wi-Fi, Smooth Skin, Creative Assist, que é um assistente de condição de gravação Live View, e  correção automática de deslocamento óptico, além de trabalhar com uma faixa de ISO de 100 a 25600.

Prós

Contras

✅ Pequena

✅ Fácil de usar

✅ Ótimo custo benefício

🚫 Limitações técnicas na resolução de vídeos em 4k



2. Câmera D3500 – Nikon 

 ✔️ Melhor câmera para iniciantes

Quem busca câmera barata e fácil de mexer se surpreenderá com a Nikon D3500. A D3500 tem sensor de 24,2 megapixels e usa um processador Expeed da nova geração e promete uma imagem de maior qualidade e cores mais vivas comparando com similares no mercado.

Assim como a maioria das câmeras de vídeo para iniciantes, a Nikon D3500 possui sistema de foco automático com 11 pontos de detecção. O ISO é de máximo de 25.600, assim como outras anteriores da geração. 

Para facilitar a vida do fotógrafo e se adequar a necessidade de portabilidade de câmeras para vloggers, esta câmera tem um design pensado para proporcionar melhor ergonomia e facilitar o transporte do conjunto, com botões fáceis e intuitivos. A máquina também é equipada com um visor LCD fixo e sem funcionalidade touch.

Por ser uma câmera de entrada e relativamente simples, a D3500 tem algumas limitações. Embora tenha sensor de 24,2 megapixels, a câmera não grava vídeos em 4K: apenas em Full HD, a 60 quadros por segundo. Para quem busca uma resolução profissional, essa característica pode ser um empecilho. A bateria deve dar conta de 1.550 fotografias, ou 20 minutos de gravação, na qualidade máxima permitida.

Prós

Contras

✅ Fácil para transportar

✅ Bom custo-benefício

✅ Intuitiva para iniciantes

🚫 Não grava vídeos em 4K



3. Câmera 90D – Canon 

 ✔️ Ótima câmera intermediária DSLR

A Canon 90D é queridinha para quem procura uma câmera semi-profissional com boa atuação para captação de vídeos. Com um processador potente, o Digic 8, é possível obter vídeos em 4k  e com proporções semelhantes a da função de fotografia.  

É uma câmera rápida e versátil, com um sensor APS-C de 32,5MP de alta resolução, um ótimo processador Raw e sistema de foco AF Dual Pixel. 

A resolução de 4K é um grande forte da Canon 90D, mas a estabilização de imagens que ela proporciona também é. Criar imagens com movimento e em alta resolução é essencial. No que se refere ao mundo do audiovisual, essa máquina é indicada para quem precisa de um nível mais avançado de produção. 

A 90D apresenta uma boa durabilidade de bateria e saída para fone de ouvido, o que permite o monitoramento do áudio, muito importante para videomakers. Com todas as suas características, a câmera é boa, também, para produção de conteúdos na natureza. A sua velocidade de processamento e estabilidade contribuem para essa finalidade

Prós

Contras

✅ Captura de vídeo em 4k

✅ Adaptável na natureza

🚫 Foco automático limitado

🚫 Não possui entrada para microfone lapela 

4. Câmera Alpha a6400 – Sony 

 ✔️ Ótimo desempenho para vlogs

Esta câmera se destaca na qualidade de imagem que proporciona. A Sony Alpha a6400 é ideal para quem pretende investir em um aparelho com a finalidade de produzir vídeos rápidos e dinâmicos para as redes sociais.

Uma funcionalidade desta máquina é a tecnologia  ‘Creative Styles’, onde é possível escolher várias definições de cor, bem como efeitos engraçados com  vários filtros, excelente para os adeptos do mundo das mídias digitais.

É uma das menores câmeras Mirrorless, com peso de apenas 403, já com bateria e cartão de memória dentro. Isso permite com que o usuário consiga transportar sem muita dificuldade esse aparelho a qualquer lugar e segurando em apenas uma mão, facilitando a produção de conteúdos como vlogs, por exemplo. 

A câmera da Sony possui 425 pontos de detecção com o Autofocus e faz uso de um sistema de foco híbrido, que utiliza uma conjunção de detecção de fases e de contraste. Além disso,  a câmera tem capacidade de detectar as faces e olhos à frente do sensor, o que auxilia na mudança automática e maior precisão do foco. No que se refere a produção de vídeos, ela entrega vídeos com resolução de 4K e sem limites.

A sua autonomia de bateria não é das melhores se for necessário um uso prolongado, mas ainda entrega 410 fotos em uma carga. No entanto, esse empecilho pode ser resolvido com facilidade com uma bateria extra. 

Prós

Contras

✅ Qualidade de imagem excelente

✅ Compacta

✅ Gravação em 4K e sem limite de tempo

🚫 Alto custo

🚫 Funções não intuitivas


5. Câmera Lumix GH4 – Panasonic 

 ✔️ Robusta e potente

A Panasonic Lumix GH4 apresenta uma robusta e excelente opção para produção audiovisual. Para os amantes de vídeos, a Lumix G4 entrega vídeos em 4K, o que auxilia na produção de conteúdos mais profissionais. 

Diferente de outras câmeras, um fotógrafo amador terá uma dificuldade inicial ao manusear essa máquina porque suas funcionalidades não estão intuitivas nos botões. Para se perceber minimamente o funcionamento e funcionalidades da GH4, o utilizador necessita de tempo, disponibilidade e alguma paciência para testar a fundo este equipamento.

Assim como outras câmeras citadas, a Lumix GH4 tem capacidade de produzir vídeos em 4K, mas libera a função de gravação em Full HD para o usuário. Com isso é possível fazer a melhor decisão de gravação levando em conta resolução versus tempo de gravação. 

Conectividade é uma função essencial para quem busca velocidade e praticidade. A Lumix GH4 possui função Wifi o que permite a transferência do material para outros aparelhos de forma rápida e eficiente. É possível utilizar o aplicativo para smartphones da máquina e fazer um uso ainda mais único desta câmera, como por exemplo gravação de vídeos a distância.

Prós

Contras

✅ Fotos rápidas e em qualidade profissional

✅ Ótima duração da bateria

🚫 Foco automático em vídeos pode prejudicar filmagens


Como escolher a melhor câmera para gravar vídeos 

Para escolher a câmera que melhor se adeque a sua necessidade é preciso entender algumas especificidades. Uma delas é que existem alguns tipos de câmeras no mercado: DSLR, mirrorless, compactas e esportivas. 

DSLR

A câmera DSLR, ou Digital Single Lens Reflex, são modelos profissionais, que têm tamanho maior e permitem a troca de lente.

A principal característica dessas câmeras é que elas têm um jogo de espelhos e, por isso, o visor mostra exatamente a cena que você vai capturar.

Por essas razões, as DSLR apresentam um valor mais alto no mercado e lentes adaptáveis. 

Mirrorless

As câmeras mirrorless, ou “sem espelho”, são mais leves e simples, anatomicamente falando, do que as DSLR, mas mantém o padrão de qualidade.

Mecanicamente, esses aparelhos são muito mais simples que as famosas câmeras DSLRs. Elas recebem a luz, que passa pela lente diretamente no sensor de imagem. 

A diferença é que o visor ótico é substituído por um eletrônico, que replica o que foi capturado, ou seja, como o sensor fica totalmente exposto, este tipo de câmera oferece a imagem somente pelo visor LCD ou, em câmeras mais avançadas, no visor eletrônico.

Nesse caso, sai de cena o bom e velho visor óptico.

Compactas

Já as câmeras compactas são um pouco mais simples. Ela é indicada para diversos tipos de fotos, possui configurações prontas, que extraem a melhor imagem em situações como dias de sol, ambientes fechados, retratos individuais e muitos outros.

É bom lembrar que as câmeras compactas possuem apenas uma lente fixa ou ainda uma lente zoom, além de se apresentarem quase totalmente automáticas. Isso limita a utilização dos modelos a apenas as configurações de fábrica, o que pode ser um empecilho para o consumidor.

Esportivas

Por fim, mas não menos importante, existem as câmeras esportivas. Diferente dos modelos mirrorless e DSLR que citamos, estas buscam ser compactas, leves e práticas de carregar para qualquer lugar — além de oferecer sistema de estabilização mais avançado.

São câmeras resistentes, de fácil transporte e de ótima estabilização para capturar imagens de ambientes pouco consolidados. 

Lentes 

Outro ponto a ser pensado ao escolher uma câmera são as lentes. As câmeras DSLR são conhecidas por permitir a troca de lentes, o que permite maior criatividade e fluidez de criação para os usuários. 

Além desse modelo, as câmeras sem espelho também apresentam uma estrutura capaz de proporcionar a troca de lentes, ou seja, lentes intercambiáveis. Isso, atrelado à sua formação compacta, da mais portabilidade e oportunidade para captação de imagens.

No entanto, é bom lembrar que as câmeras compactas e esportivas não permitem a troca de lente. Se você pretende fazer um uso mais profissional do aparelho é necessário levar em conta o custo-benefício de uma câmera e suas limitações.

Resolução de filmagem 

Sem dúvidas, para quem busca uma câmera para gravar vídeos de qualidade é preciso levar em conta a resolução de filmagem.

Como dito anteriormente, a melhor resolução disponível, hoje, no mercado é a 4K. Em comparação a filmagem Full HD, ela se supera mais de quatro vezes em qualidade de vídeos.

Existem filmadoras de topos os tipos de câmeras que proporcional a filmagem 4K, é necessário apenas escolher a que melhor encaixe na sua busca. 

Resolução de áudio 

Para obter uma filmagem de qualidade é preciso levar em conta as qualidades da câmera que a está filmando. Existem no mercado câmeras que já possuem entradas para microfones externos, mas essa não é a realidade de todos os modelos.

Algumas câmeras fotográficas estão amparadas apenas da função de microfone embutido no próprio aparelho, o que é um limitador para usuários que buscam uma qualidade mais avançada. 

Estabilização 

Para quem busca capturar movimento, ter um bom estabilizador é essencial. A maioria das câmeras esportivas possuem estabilizadores de ponta. No entanto, se a sua câmera de preferência não é deste modelo, não se preocupe. É possível encontrar por um preço justo acessórios para outros modelos de câmeras fotográficas que vão auxiliar na consolidação do aparelho para captação de movimentos com pouca estabilidade.

Conectividade 

Outra característica a ser levada em conta é a conectividade com funções de Bluetooth e Wi-Fi. Essas características em um aparelho permitem que o usuário consiga transferir as fotografias e vídeos tirados para outros aparelhos, sem muita dificuldade.  Este ponto deve ser atentado, principalmente, para quem trabalha com YouTube ou vlog, que necessita de um aparelho veloz e dinâmico.

Perguntas frequentes 

Qual a câmera ideal para gravar vídeos para o Youtube?

A Sony Alpha a6400 é a mais indicada para produção de vídeos de YouTube por sua praticidade de transporte e funcionalidades exclusivas para mídias digitais.

Qual a melhor câmera Canon para filmar?

A Canon 90D é uma ótima escolha da marca por sua funcionalidade tanto para captação de fotografias em qualidade alta quanto para produção de peças audiovisuais de grande definição.

Porque ter uma GO PRO?

A GoPro é uma boa pedida para quem precisa produzir vídeos de esportes. Ela se destaca pela resistência e grande desempenho na captação de movimentos.

Qual a melhor câmera semi profissional para gravar vídeos?

A Nikon D3500 é uma boa pedida para quem tem como finalidade gravar vídeos com uma qualidade boa. O custo-benefício desta câmera deixará o usuário surpreso!

Qual melhor filmadora: Full HD ou 4K?

A melhor câmera em termos de resolução é a 4K. As imagens captadas por máquinas com tal funcionalidade apresentam qualidade de cinema. Em proporção, uma câmera 4K é quatro vezes melhor do que uma Full HD.

Conclusão: qual a melhor câmera para gravar vídeos 

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre câmeras para gravar vídeos e tenha escolhido a sua favorita. É sempre bom entender qual o custo do aparelho e no que ele te ajudará.

Se você está procurando um aparelho mais profissional, com otimização para vídeos, a Sony Alpha a 6400 será ideal. Esse modelo é compacto, mas com funcionalidades excelentes e profissionais.

No entanto, se a sua finalidade é entrar aos poucos no mundo do audiovisual, um bom modelo de entrada é a Nikon D3500. A câmera possui ótimas características e custo-benefício, além de ser intuitiva para configuração.

Agora que você tem todas informações sobre as melhores câmeras para gravar vídeo é hora de colocar a mão na massa!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *