As 5 Melhores Câmeras Semi Profissionais em 2021

Os entusiastas da fotografia não têm escolha, querem migrar do celular para uma boa câmera, mas escolher a melhor câmera fotográfica semi profissional é, na verdade, um grande desafio, já que procuram por uma tecnologia mais rebuscada sem precisar pagar tão caro. 

As melhores câmeras semi profissionais oferecem muitos dos recursos das câmeras profissionais, além de poder usar eficientemente os recursos automáticos, poder usar recursos manuais e intercambiar outras lentes são suas características. 

Embora nos últimos anos as câmeras sem espelho tenham crescido em popularidade, as câmeras DSLR ainda ocupam um lugar nas ferramentas de trabalho de muitos fotógrafos. Cada vez mais DSLRs estão se tornando mais baratas e dando acesso aos modelos das melhores câmeras semi profissionais para iniciantes. 

Então, quer algumas dicas especiais para ajudar a pensar no seu modelo? Fizemos uma lista com o modelo mais próximo de uma câmera profissional ao melhor modelo bridge. 

Melhores câmeras fotográficas semi profissionais para comprar online 

Veja abaixo nossa ranking das melhores câmeras semi profissionais do mercado:

Imagem

Produto

Preço (R$)

Melhor câmera semi profissional

1.  Câmera Mirrorless Digital EOS M200 - Canon

 ✔️ Melhor câmera semi profissional

Câmera DSLR EOS Rebel T100 - Canon

2.  Câmera DSLR EOS Rebel T100 - Canon

✔️ Excelentes avaliações dos usuários

Câmera DSLR EOS Rebel T7 - Canon
Câmera DSLR b500 -Nikon

4.  Câmera DSLR b500 -Nikon

 ✔️ LCD Flip articulável

Câmera PowerShot SX540 - Canon

5 - Câmera PowerShot SX540 - Canon

 ✔️ Ótimo custo benefício

1- Câmera Mirrorless Digital EOS M200 – Canon

Melhor câmera semi profissional

Um passo para obter uma câmera de entrada profissional com a Câmera Mirrorless Digital EOS M200 ‎(539g) é ela proporcionará. 

Elegante e versátil, a M200 combina uma ampla gama de recursos de fotografia em 24.1M, o que permite tirar fotos de alta resolução junto com uma taxa de fotografia contínua.

A gravação de vídeo em 4k  2160p também é bem suportada, bem como a produção de filme de lapso de tempo 4k na câmera para uma combinação criativa de fotos e vídeo. 

Prós

Contras

✅ Boa duração da bateria

✅ Conectividade Bluetooth, Wi-Fi

✅ Funções manuais através da tela sensível ao toque

🚫 Sensor aquece mais rápido 

🚫 Sem carregamento USB



2- Câmera DSLR EOS Rebel T100 – Canon

Câmera DSLR EOS Rebel T100 - Canon

A EOS Rebel T100 é uma câmera fotográfica semi profissional leve (440g) que oferece a qualidade RAW e JPG em 18MP com 3.5f. Gravar em RAW significa que na pós-produção você poderá dar um capricho maior na qualidade e apresentação da fotografia. 

Se você é novo no universo das câmeras DSLRs vai gostar do modo inteligente automático que ajusta automaticamente as configurações da câmera para tirar a melhor foto, independente da situação, ou pode experimentar outras lentes já que o corpo pode intercambiar toda a linha de lentes da marca. 

A câmera proporciona fotografia e vídeo com cores vibrantes em detalhes mesmo em ambientes de pouca luz. Pode ser bem aproveitada para paisagens e para registrar momentos especiais. Com Wi-Fi e NFC integrados fica ainda mais fácil compartilhar suas fotos favoritas nas redes sociais. Só precisa fazer download do app da Canon antes de ligar a sua T100. 

Prós

Contras

✅ Gravar imagem em JPG e RAW

✅ Gravar Vídeo Full HD

✅ Conectividade wifi e NFC 

🚫 Tem que baixar o App da Canon antes de ligar a câmera pela primeira vez 


3- Câmera DSLR EOS Rebel T7 – Canon

Câmera DSLR EOS Rebel T7 - Canon

A Câmera Canon EOS Rebel T7 é uma câmera fotográfica semi profissional leve e intuitiva (472g) que oferece a qualidade do grande sensor CMOS de 24.1 mp com 5.6f – o que favorece o melhor desempenho mesmo com pouca luz, e ainda conta com o ajuste de ISO vai de 100 até 6400. 

A EOS Rebel T7 oferece bastante eficiência para fotografias de produtos, pois reconhece muitos detalhes. O equipamento traz filtros criativos e definições ajustáveis.

Prós

Contras

✅ Gravar imagem em JPG e RAW

✅ Correção de iluminação periférica 

✅ Grava vídeo em 1080p Full Hd

🚫 O flash externo não é compatível com a câmera



4- Câmera DSLR b500 – Nikon

Câmera DSLR b500 - Nikon

A Câmera Nikon b500 é uma câmera básica, câmera fotográfica semi profissional, de 16mp, leve (540g) com lente fixa, ajustes automáticos, com ótima capacidade de zoom equivalente a 22,5 mm e é capaz de um alcance telefoto de 900 mm (em termos de câmera de 35 mm).

A câmera é ideal para quem está dando os primeiros passos na fotografia e quer migrar do celular para uma experiência com produto de melhor qualidade nas fotografias e vídeos. Ela é realmente toda automática. 

O menu é fácil e prático, incluindo app para iPhone e iPad (snap Bridge) que transfere fotos e vídeos facilmente e em tempo real para o smartphone. Aparentemente no ecrã da câmera as imagens são mostradas com menor definição do que se vê depois de transferidas para fora. 

O único problema a contornar é que a câmera é alimentada por baterias (não por um carregador) e, se usada diariamente, você tem que trocá-las mais recorrentemente. Por outro lado, você consegue as pilhas em qualquer lugar que estiver.  

Prós

Contras

✅ Pode se conectar a smartphones 

✅ Estabilizador de lente com redução de vibração

🚫 Uso de baterias, não é carregador 

🚫 Ausência da barra que marca o nível da bateria 

5 – Câmera PowerShot SX540 – Canon

 Ótimo custo benefício em camera semi profissional

A Câmera digital Canon PowerShot SX540 é uma excelente opção de câmera semi profissional compacta e leve (441g) para quem quer fazer fotos mais artísticas, para quem não está muito preocupado com alta definição de imagem.

A câmera tem 20.3MP com uma profundidade de cor baixa e não grava em RAW, o que apresenta no resultado final é uma imagem mais granulada e com algum ruído, e apesar da promessa de 5k para gravação de vídeo o que temos no resultado final aproxima-se de 1080p.

O sistema de autofocus funciona bem, assim como todas as modalidades automáticas, de modo que se torna uma câmera para apontar, dar o tiro e esperar que ela lhe devolva exatamente o que você viu. Para maior estabilidade da imagem pode ser interessante usar um tripé.  

Prós

Contras

✅ Possui 20.3mp 

✅ Autofocus 

✅ Wi-fi

🚫 Não pode intercambiar lentes 

🚫 Só grava em JPG


O que é uma câmera fotográfica semi profissional 

Os tipos de câmera fotográfica semi profissional estão entre os modelos de uma câmera de entrada e os modelos top de linha. As câmeras são mais fortes e aguentam o movimento do trabalho no dia a dia. São câmeras para quem precisa de mais recursos, além dos automáticos, a fim de treinar os recursos manuais e muitas vezes, os modelos servem para quem já trabalha profissionalmente e sabe usar câmeras para tirar delas o melhor na fotografia. 

Alguns modelos podem possuir sensores menores e fator de corte na imagem, deixando-as menores que os tamanhos 35mm, mas seus sensores são melhores, quando comparados aos das câmeras de entrada, e também possuem ISO mais alto, o que geram fotografias com menos ruído e mais nitidez. Elas também alcançam maiores velocidades do obturador, maior velocidade sincronizada com o flash e com o disparo contínuo. 

Uma câmera fotográfica semi profissional oferece alguns benefícios da câmera profissional, por um custo menor. A categoria DSLR oferece alguns modelos básicos e isso quer dizer que a imagem captada pela lente terá uma boa qualidade e  poderá ser vista na hora de fotografar diretamente pelo visor pequeno e não só pelo LCD – como são os celulares. 

Outra característica de uma câmera semi profissional é que o corpo, normalmente, já vem com uma lente básica que pode ser intercambiada com outras lentes.Ter uma lente intercambiável dá algumas vantagens, como escolher a objetiva conforme o tipo de ambiente ou paisagem que for registrar. 

Uma câmera semi profissional além das funções automáticas que oferecem qualidade visual ainda permite configurar a estética de forma manual, tais como:  a sensibilidade ISO, obturador, diafragma, ajuste de foco, além de ter um sensor maior que permite tirar fotos com melhor nitidez. A categoria também é mais resistente com corpo de metal que suporta mais variações climáticas, balanços nas locomoções e durabilidade ao equipamento.

Como escolher a melhor câmera fotográfica semi  profissional

As melhores câmeras semi profissionais já são pensadas para quem trabalha com fotografia ou quer fazer uma introdução num nível mais avançado. 

Então, na hora de escolher, dependendo do seu objetivo, prefira as câmeras semi profissionais que possibilitam intercambiar lentes, usar os ajustes automáticos, mas também os ajustes manuais. 

Normalmente, o corpo da câmera semi profissional já vem com uma lente, prefira as lentes que tenham abertura f-stop que atendam aos seus objetivos,, como vimos em artigo anterior, essas aberturas proporcionam melhores leituras de luz em cenas diurnas e noturnas. 

Se a necessidade da câmera semi profissional é para capturar eventos com pessoas em movimento, opte pelo ajuste rápido de autofocus. 

Se é para capturar cenas esportivas vale a pena pensar num modelo de câmera semi profissional que tenha estabilização de imagem e encaixe para lentes grandes. 


Sé é para fotografar paisagens e cenários de viagens, escolha uma com maior megapixel para garantir uma melhor resolução e nitidez em imagens de planos abertos. 

Tipos de câmera 

Existem muitos tipos de câmeras fotográficas semi profissionais no mercado online que podem ou não ser usadas para lazer ou trabalho. Nesse artigo listamos câmeras: 

1. Câmera DSLR 

2. Câmera mirrorless

3. Câmera superzoom (ou bridge)

As câmeras DSLR e a câmera Mirrorless são as mais procuradas por quem quer intercambiar outras lentes. Enquanto as Câmera superzoom (ou bridge) possuem lentes fixas que não são removíveis. Mas, como uma boa fotografia depende mais do fotógrafo do que do equipamento, escolha a que for melhor para o seu custo benefício.  

Câmeras DSLR

Nas câmeras DSLR “Digital Single Lens Reflex” a principal característica é que elas têm um jogo de espelhos e, por isso, o visor mostra exatamente a cena que você vai capturar. Seu sensor aceita diversas lentes intercambiáveis, e proporcionam uma excelência na nitidez das imagens que são reguladas pela distância entre a lente e o sensor.  

Mirrorless 

As câmeras mirrorless são câmeras sem espelho, possuem uma lente única removível e um display digital que proporciona uma visão de maior profundidade de campo. Seu sensor também aceita lentes intercambiáveis ​​compatíveis e proporciona um melhor aproveitamento da luz. 

Mecanicamente mais simples, menores, mais leves e mais silenciosas devido a eliminação da caixa dos espelhos em movimento.  Uma desvantagem é que a  mirrorless tem sempre uma luz acesa em seu corpo, a bateria é consumida rapidamente. Na prática, com esse tipo de câmera não será possível fotografar pelo visor ótico e somente pelo visor LCD

Câmera superzoom (ou bridge)

As câmeras bridge (ponte, em português), também conhecidas como superzoom, possuem esse nome justamente por ficarem entre os tipos de câmera DSLR e câmera compacta, preenchendo a lacuna entre a conveniência de apontar e disparar, e os recursos e funcionalidade de ponta de um modelo mais completo. Até porque, as superzoom apresentam certos controles, mostradores e configurações similares aos modelos de câmera mais avançada, só não podem intercambiar lentes, porque a sua é fixa. 

Lentes 

As melhores câmeras semi profissionais tem o corpo receptivo para intercambiar lentes avulsas. Esses modelos de câmeras que já vem com kits de lentes (18-55 mm ou 24-120 mm) são as melhores câmeras profissionais para iniciantes, pois permite enquadramentos amplos (grande angular) e fechados (closer) com um manuseio prático e intuitivo.

Intercambiar diversas lentes pode proporcionar diversidade nas imagens. No mercado encontramos lentes que variam de 16mm a 600mm. Quanto maior a distância focal, maior será a ampliação da cena capturada. Cada lente também possui abertura: 

Quanto menor a abertura f (f/16, f11) maior será a captura dos detalhes do quadro inteiro. Quanto maior a abertura f (f/5-6) mais o fundo da cena fica desfocado em relação ao objeto principal. Uma lente de 50mm com abertura acima de f/11 é a preferida para Fotos de Paisagens.  

Resolução de imagem e vídeo 

Para vídeo, observe o fator de corte, para saber se o aparelho mantém o ângulo mais amplo ou se vai ter um zoom no vídeo.O padrão atual de melhor resolução é 4K – 30p. Ter portas de microfone e fone de ouvido também é um recurso significativo, assim como um bom sistema de estabilização óptica.

Conectividade 

Atualmente boa conectividade agiliza a passagem da fotografia para a nuvem, para o e-mail ou rede social e pode empreender um aproveitamento do seu tempo real.

Wi-fi 

O Wi-fi também é muito útil para possibilitar o uso de disparadores remotos via app de celular, modalidade procurada por quem trabalha com fotografias em estúdio ou autorretratos fine art. 

Bluetooth

Agiliza o compartilhamento de imagens para outros dispositivos remotos. 

Perguntas frequentes 

Qual a diferença entre uma câmera profissional e semi profissional?

As câmeras profissionais oferecem mais recursos de configurações manuais, aceitam  intercambiar maior diversidade de lentes e oferecem maior resistência e proteção física às ações do tempo. As câmeras semi profissionais oferecem menos recursos, alguns modelos podem intercambiar lentes e fazer ajustes manuais, mas são preparadas para facilitar a vida dos fotógrafos com os ajustes automáticos. 

Qual a melhor câmera semi profissional da Canon?

Apostamos na Câmera DSLR Digital EOS Rebel T100

Quanto custa uma câmera boa?

Entre dois a quatro mil reais.

Qual é a câmera DSLR mais barata?

No nosso artigo listamos a Câmera Nikon b500.

Qual é a melhor Nikon ou Canon?

As duas marcas recebem muitos elogios e acumulam referências no mercado profissional e amador. 

Conclusão: qual a melhor câmera fotográfica semi profissional 

Ser ou não profissional? Qual equipamento garante uma expectativa de desempenho na qualidade de um serviço prestado? O que determina o uso de um equipamento? Lembre-se sempre que é você quem tem olhos para ver e sentidos para dar às suas imagens. 

É importante investir em qualidade na hora da compra e ter a certeza que sua escolha atenderá sua necessidade. Estabeleça com clareza o tipo de imagem que você gosta e deseja fazer. Assim, você terá facilidade, por exemplo, de entender as especificações de cada câmera e para o que cada uma pode atender melhor.

Lembre também na hora de montar o orçamento, que existem outros detalhes a serem comprados para usufruir integralmente de seu equipamento, como cartões de memória, lentes, tripé, etc. 

Boa sorte e bom trabalho! Qualquer dúvida escreva nos comentários. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *