Home » As 7 Melhores Câmeras Fotográficas em 2021

As 7 Melhores Câmeras Fotográficas em 2021

Se você está buscando a melhor câmera fotográfica, fique ligado neste este artigo!

Nikon, Canon, GoPro… São muitas as marcas que entregam aparelhos incríveis capazes de tirar fotos surpreendentes. No entanto, é preciso saber escolher a máquina fotográfica com cautela, já que a variedade é muita e o custo de investimento também é alto.

A tarefa é naturalmente complicada, mas neste artigo pretendemos explicar para você um pouco mais sobre as melhores câmeras fotográficas do ano para que a sua escolha não seja errada!

Melhores câmeras fotográficas para comprar online

Veja abaixo nossa lista, ranking, dos melhores câmeras fotográficas do ano 

Imagem

Produto

Preço (R$)

✔️ Melhor câmera profissional do mercado

projetor de qualidade

 ✔️ Melhor câmera iniciante do mercado

projetor de qualidade

 ✔️ Câmera mais leve

 ✔️ Boa câmera profissional de entrada

projetor de qualidade

 ✔️ Ótima para imagens em movimento

 ✔️ Câmera potente

 ✔️ Melhor câmera instantânea

1. Câmera Alpha A7R III – Sony

Melhor câmera profissional do mercado

Ganhando cada vez mais prestígio no mercado, a Sony tem se mostrado uma excelente, se não a melhor, escolha de compra para muitos usuários. Sua tecnologia de alto padrão tem superado especificações de marcas pioneiras no mercado. 

A Alpha a7R III é um desses modelos de ponta da fabricante. Com o objetivo de revolucionar o mercado fotográfico, este modelo possui um sensor de 42,4 MP, um sistema de filmagem em 4K e um ultra estabilizador de imagens. É o melhor de todos os mundos em apenas um aparelho.

Das especificidades técnicas: a câmera mirrorless possui um sensor full frame, seu grande destaque, uma vez que promete um processamento de imagens ultra veloz e potente, sem perder a qualidade. Em JPEG ou RAW, o desempenho de cliques deste aparelho é imenso.

Para os amantes de vídeo, uma câmera fotográfica, sem a capacidade de filmagem em 4K, deixa o processo mais difícil. Por sorte, não somente a Sony a7R III é equipada para gravar em 4K, mas possui uma tecnologia capaz de reproduzir imagens com mais nitidez e definição em TVs, com resolução QHD. Este suporte se chama Log-Gamma híbrida e é uma grande carta na mão para profissionais do vídeo.

Ainda para os amantes de filmagens, mas agora em movimento, a Sony a7R III possui um sistema de estabilização em 5 eixos, o que diminui possíveis instabilidades na filmagem. É uma grande facilidade para quem busca imagens em altíssima definição, mas sem perder a estabilidade e qualidade delas.

O aparelho possui conectividade Wi-Fi,  entrada para dois cartões SD e uma para bluetooth. É bom lembrar que o corpo e as lentes deste modelo são vendidos  separadamente e por isso é preciso planejar o custo na compra.

Prós

Contras

✅ Ótimo sensor de estabilização

✅ Filmagem em 4K

✅ Sensor full frame

🚫 Alto valor de mercado

🚫 Não possui lente inclusa


2. Câmera EOS Rebel T7+  – Canon

Melhor câmera iniciante do mercado

Muito conhecida e respeitada do mercado, a Canon ganha destaque na lista de melhores câmeras fotográficas por ser uma das favoritas para quem busca uma máquina fotográfica capaz de entregar recursos para imagens incríveis. A Rebel T7+ é um desses aparelhos de deixar qualquer um de queixo caído.

Sendo um ótimo modelo para quem está começando no mundo da fotografia, mas busca qualidade, este a Rebel T7+ possui um sensor de 24.1 MP, o que faz com que as imagens possam apresentar alta resolução e cores vibrantes. Além disso, possui nove pontos de detecção de foco automático.

Para muitos, os acessórios externos da câmera são tão importantes quanto a própria câmera em si. No caso da T7+, ela possui um pino central de flash X-Synchro, o que permite ao usuário ter opções de flashes externos para complementar a composição fotográfica.

Os amantes de vídeos devem ficar atentos: a Rebel T7+ não possui funcionalidade de gravação de vídeos em 4K. Isto pode ser um empecilho para muitos, mas com resolução Full HD (1920×1080 pixels), a Canon promete ao usuário uma boa qualidade de gravação.

Em termos de conectividade, este modelo é bem equipado. Possui entrada USB e para cartão SD, além de WI-Fi. Esta última permite que o usuário se conecte a um aplicativo de celular da própria fabricante, podendo transferir imagens de forma simples para o smartphone.

Prós

Contras

✅ Permite acessórios externos

✅ Bom custo benefício

🚫 Não permite filmagens em 4K


3. Câmera D3400 – Nikon

Câmera mais leve

A Nikon é mais uma das marcas que respeita a tradição de entregar produtos excelentes em termos fotográficos. O modelo D3400 não fica de fora dessa gama de máquinas fotográficas. 

Com seus surpreendentes 395g, esta câmera se apresenta como uma ótima opção para quem busca imagens incríveis e um aparelho que se adapta às situações do cotidiano. Ideal para viagens, trilhas, para vlogs etc. Outra característica bacana deste modelo é a disposição dos botões: são todos feitos de forma intuitiva, para até quem está iniciando consiga aprender com facilidade a mexer.

Nas especificidades gerais, a D3400 apresenta um sensor de 24 MP, 11 pontos de foco automático e sensibilidade do ISO que vai de 1 a 25.600. É uma câmera excelente para o que se dispõe a ser: um modelo para quem está começando no mundo fotográfico e busca qualidade. Uma característica que se destaca é a durabilidade da bateria que, em média, se estende a até 1200 fotos que podem ser transmitidas facilmente por conectividade Bluetooth.

Porém, para os amantes de filmagem, apresenta algumas limitações. O modelo D3400 não possui entrada para microfone externo, contando apenas com o próprio da câmera. Além disso, não possui gravação em 4K, apenas em Full HD.

Prós

Contras

✅ Fácil de transportar 

✅ Ótima resolução de imagem

🚫 Limitações para vídeo


4. Câmera EOS 6D Mark II – Canon

Boa câmera profissional de entrada

Este modelo faz parte da segunda geração de câmeras mais importantes da marca Canon e se mostra uma excelente opção para quem busca uma câmera profissional de fácil transporte.

Nas características gerais, é uma câmera de pouco mais de 600g, boa para quem precisa de praticidade no cotidiano. Com sensor de 26 MP e 45 pontos de foco automático, a 6D MARK II entrega imagens com cores vibrantes e de altíssima definição, metas desejadas por todos os bons fotógrafos. 

Uma características que faz essa câmera brilhar no mercado é a sua variação de ISO, que vai de 1-40.000, enquanto similares chegam a aproximadamente 30.000. Além disso, possui entrada USB, para cartão SD e conectividade. 

Porém, para quem busca um modelo potente, também, em vídeos, A 6D Mark II pode não ser a ideal. Mesmo com todas as características incríveis, este modelo não grava em 4K.

Prós

Contras

✅ Grande variação de ISO

✅ Boa câmera profissional de entrada SD

🚫 Limitações de vídeo 

🚫 Apenas uma entrada SD

5. Câmera HERO9 Black – GoPro

Ótima para imagens em movimento

A GoPro é a marca ideal para quem busca uma câmera excelente para movimento e a Hero9 Black é a top de linha da marca. 

A Hero9 Black ganha destaque na lista de melhores câmeras fotográficas com surpreendentes 5k de resolução de vídeo, não decepciona nas suas filmagens. Além disso, o seu tamanho reduzido e design único permitem que esta GoPro seja transportada com facilidade na bolsa de qualquer amante de natureza e viagens, sem muita dificuldade.

Uma outra funcionalidade bacana, que facilita a vida de quem gosta de aventuras e esportes aquáticos é a sua construção à prova d’água. Outros modelos da marca podem ser adaptados para tal função com uma case própria. Além disso, existe uma tela frontal, pequena, que permite acompanhar a gravação ao vivo, uma facilidade para quem busca conteúdo para redes sociais.

Um problema muito recorrente nas câmeras fotográficas da marca é a durabilidade da bateria. Para muitos, o tempo de duração é pouco e deixa a desejar. A Hero9 Black promete um aumento na autonomia, com capacidade de 1720 mAh.

Por fim, mas não menos importante, o recurso HyperSmooth 3.0 permite que a estabilização das imagens obtidas seja muito eficiente, reduzindo impactos e tremidas e entregando uma gravação suave e nítida. Além disso, na terceira versão é possível, também, compensar os movimentos drásticos durante a gravação. 

Prós

Contras

✅ Vídeos em 5K

✅ Estabilização perfeita

✅ À prova d’água

🚫 Durabilidade reduzida da bateria



6. Câmera PowerShot SX70 HS – Canon

Câmera potente

Esta é uma câmera excelente para quem busca um modelo do tipo “Super Zoom”. Com um design intermediário entre o de uma câmera compacta e o de uma DSLR, a PowerShot SX70 apresenta um conjunto de lentes zoom não intercambiáveis.

Suas especificações técnicas contam com um sensor de 20.3 MP e um processador chamado Digic 8, melhorando, com ele, a estabilização das imagens. Além disso, o Digic 8 permite uma facilidade útil para quem usa o aparelho de forma profissional: reduz os arquivos em RAW CR3. A câmera utiliza conexão sem fio por WiFi e Bluetooth.

Para quem procura uma câmera potente e, relativamente, compacta  também para vídeos, a PowerShot SX70 é o pedido ideal. Capaz de gravar em 4K UHD, as filmagens obtidas por esse modelo são de altíssima qualidade.

É importante lembrar, como dito antes, que este modelo não permite que a lente seja trocada, o que pode ser um limitante para quem busca versatilidade. No entanto, a lente da máquina permite um zoom 65x.

Prós

Contras

✅ Zoom de alto desempenho

✅ Processador potente

🚫 Não permite intercambialidade de lentes


7. Câmera Mini 11 – Instax

Melhor câmera instantânea

Queridinha nos anos 90, as câmeras instantâneas voltaram a fazer sucesso na atualidade. Capazes de registrar um momento e revelar uma foto na hora, a Fujifilm criou um segmento único no mercado.

Um dos modelos mais conhecidos desta marca é a Instax, lançada somente em 2020. Com um preço de custo relativamente baixo e com a capacidade de revelar fotos da hora, a febre com esse tipo de modelo fotográfico voltou. 

Diferente dos modelos antigos, a Instax 11 Mini 11 conta com uma variedade de cores e um design compacto e simples, propício para ser usado com apenas uma mão para selfies. O seu manuseio é muito simples uma vez que a câmera possui apenas alguns botões com funções intuitivas. 

A captura das imagens é relevada na hora e, em poucos minutos, a foto já aparece nítida e pronta para ser apreciada. E para facilitar a vida de quem não deixa de lado um selfie, a Instax Mini 11 possui um pequeno espelho que ajuda a organizar o ambiente da melhor forma para o momento da fotografia.

É preciso lembrar, este modelo vem com um pacote de filmes, mas após o final é necessário comprar outros para manutenção do uso da máquina, assim como pilhas para manter seu funcionamento. Além disso, o objetivo destas câmera não é criar imagens em alta resolução, mas sim de fácil impressão e, por isso, pode deixar a desejar neste aspecto.

Prós

Contras

✅ Revela imagens instantaneamente

✅ Leve e portátil

🚫 Alto custo para manutenção

🚫 Imagens em qualidade baixa

O que comparar nas câmeras fotográficas do mercado 

Existem alguns aspectos a serem considerados ao se escolher uma câmera, porém, com a alta diversidade de modelos, esta tarefa pode ser ardilosa. As primeiras coisas a serem consideradas são as especificações técnicas. É preciso estar atento à variação do ISO, à capacidade do sensor, aos pontos de foco automático etc. Estes são os aspectos que irão garantir uma imagem de qualidade.

Além disso, é preciso avaliar a compatibilidade com lentes e acessórios, isto pode ser um problema futuro caso você tenha necessidade de adaptar a sua câmera fotográfica a certa situação. E por fim, é sempre bom estar atento às funcionalidades extras, como estabilizadores de imagens, tecnologias de captação noturna de imagens, conectividade Wifi-Fi e Bluetooth.

Como escolher a melhor câmera fotográfica 

A pergunta agora é: como escolher a melhor câmera? Fique ligado que vamos te dar algumas dicas.

Lentes

No que se refere às lentes, priorize as opções como a 6D Mark II ou a  Canon EOS Rebel T7+  que permitem a intercambialidade de modelos. Com a possibilidade de mudar de lentes e aprimorar o seu aparelho, a chance dele ser útil por mais tempo é maior. 

Sensores

Sobre os sensores de imagem, dê sempre preferência para o que, dentro do seu orçamento, tenha o maior número de MP, ou seja, que possuirão a melhor qualidade de imagem. A Sony Alpha a7R III é um modelo excelente em termos de sensor com 42.4 MP. Em termos de funcionalidades, é importante estar atento -principalmente- na capacidade de conectividade, presente na maioria das câmeras modernas.

Obturador

Um outro ponto a ser analisado é a velocidade do obturador, responsável pela captação de luz. Quanto maior a sua capacidade de abrir e fechar, melhor será a possibilidade de obter fotografias com menor tempo de exposição e vice-versa. Esta característica, quando bem calibrada, permite que o fotógrafo capture os mais diferentes aspectos de um acontecimento. 

Perguntas frequentes 

Qual a melhor marca de câmera fotográfica?

A Nikon e a Canon lideram o mercado das máquinas fotográficas, mas existem outras empresas que competem muito bem. Cada ecossistema possui suas características chaves.

Quais as melhores câmeras compactas?

Existem várias. Se a busca é diversão, a INstax Mini 11 é uma boa pedida. Agora, se a meta é se aventurar, a GoPro não vai decepcionar. Agora, se o pedido é algo mais profissional, existem vários modelos da Canon e Nikon que podem surpreender.

Quanto custa uma câmera boa?

Uma câmera profissional gira em torno de R$10.000,00 e uma semi-profissional em torno de R$3500,00.

Qual a câmera com melhor custo benefício?

A Rebel T7+ é uma câmera com um custo benefício incrível. Com funcionalidades avançadas e tecnologia de ponta, este modelo é uma excelente pedida para quem gostaria de começar a trabalhar com fotografia, mas com um investimento justo.

Qual é a Canon mais barata?

A linha Rebel é uma das mais em conta da marca. Feita para unir qualidade à simplicidade, esta linha entrega modelos fidedignos à Canon e com um preço mais em conta.

Conclusão: qual a melhor câmera fotográfica 

Como saber qual a melhor câmera fotográfica? Para entender, fique atento às características compatíveis à sua busca.

Se o intuito é a melhor compra, independentemente do valor, a Sony Alpha a7R III é o modelo ideal. Esta câmera é capaz de produzir as mais diversas imagens, em alta qualidade e potência. É um modelo excelente para quem busca um material profissional de alto renome.

Em termos de custo benefício existem algumas opções. Se o intuito é a produção de fotografias, o modelo ideal é a Rebel T7+, como dito anteriormente. No entanto, se a procura é por vídeos, a Canon PowerShot SX70 entrega a função com excepcionalidade.

Agora, se a busca é por diversão com pouco custo de início, a Instax Mini 11 é a melhor pedida. Divertida, instantânea e de fácil manuseio, este modelo é capaz de encantar desde crianças até os mais experientes no mundo fotográfico.

Escolha a que mais se encaixe a sua realidade e comece a registrar os momentos queridos do seu cotidiano!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *