Home » As 5 Melhores Câmeras Boas e Baratas em 2021

As 5 Melhores Câmeras Boas e Baratas em 2021

Registrar os momentos da vida já é tarefa corriqueira para muitos que, inclusive, fazem isso através de um smartphone. No entanto, existem imagens que só podem ser captadas com câmeras semi-profissionais ou profissionais e entra a dúvida: qual a melhor câmera para quem quer investir pouco e receber qualidade? 

Existem diversos fabricantes, modelos, características… que podem deixar qualquer um confuso. Existe uma série de razões que podem levar alguém a preferir um modelo a outro, mas é preciso primeiro entender o que se está buscando.

Para facilitar a busca, fizemos uma lista das melhores câmeras boas e baratas em 2021 para te ajudar na escolha.

Melhores câmeras boas e baratas para comprar online 

Veja abaixo nossa lista, ranking, das melhores câmeras boas e baratas em 2021.

Imagem

Produto

Preço (R$)

✔️ Melhor câmera da gravar 

projetor de qualidade

 ✔️ Ótimo para tirar fotos

projetor de qualidade

 ✔️ Muitas funcionalidades extras

 ✔️ Bateria potente

projetor de qualidade

 ✔️ Melhor custo-benefício

1. Câmera EOS Rebel T100 – Canon

Melhor câmera da gravar 

A Canon é conhecida no mercado das máquinas fotográficas por algumas razões, sendo uma delas a sua grande excelência de produtos e, por isso, esse modelo não deixa a desejar para o ecossistema da marca. 

A Canon EOS Rebel T100 foi feita para acompanhar viagens,  momentos descontraídos e cotidianos, uma vez que é muito compacta, com apenas 436g, e fácil de usar. Seus comandos são intuitivos e os modelos automáticos entregam ótimos resultados. Perfeita para quem gosta de registrar todos os momentos da vida em muita resolução!

É uma câmera DSLR, compacta e com conexão Wi-Fi, o que permite -mais uma vez- dinamizar seu uso, mas dessa vez por meio de um smartphone. É possível transferir os dados da câmera para o celular em segundos ou até controlar a máquina fotográfica diretamente do celular. 

Em termos técnicos, a EOS T100 possui um sensor de 18 MP, grava vídeos em Full HD e conta com nove pontos de foco, especificidades que permitem capturar momentos únicos. Este sensor, em comparação a um smartphone, permite capturar quase 20 vezes mais áreas, mesmo que durante a noite ou condições de pouca luminosidade.

É possível trocar lentes nesse modelo e a inicial é de 18-55mm de DF (distância focal). Essa funcionalidade de intercambiar lentes permite com que o usuário possa criar e obter exatamente os resultados desejados, uma vez que pode adaptar a câmera à realidade necessária. 

Ela é uma excelente escolha para quem busca praticidade e qualidade em todos os momentos da vida.

Prós

Contras

✅ Boa qualidade de imagem

✅ Compatibilidade Wi-Fi

🚫 Limitação em vídeos 

🚫 Não permite filmagens em 4K

2. Câmera D3500 – Nikon

Ótimo para tirar fotos

Outra marca muito respeitada no mercado é a Nikon. Famosa não somente pelas suas câmeras, mas também pelos acessórios e lentes, a marca cumpre sua fama com a D3500.

A câmera é uma DSLR e é direcionada para iniciantes, especialmente pela sua modelagem intuitiva de ser usada. Ela possui um sensor de 24,2 MP e tem um processador chamado Expeed, que promete entregar mais qualidade e cores vivas.

O modelo possui foco automático, muito usado e querido por quem está experimentando pela primeira vez uma câmera semi-profissional. Além disso tem um ISO de 25.600, que permite que até na falta de luminosidade as imagens tenham uma ótima nitidez. Além disso, é possível encontrar filtros disponíveis no Instagram, deixando a experiência perfeita para quem é adepto do mundo das redes digitais. 

A câmera possui função Bluetooth e, assim como a Rebel EOS T100, permite capturar fotos mesmo que à distância e permite fazer a transferência de dados de forma fácil para um smartphone ou computador.

No entanto, mesmo com todas as funcionalidades, esse modelo não grava vídeos em Full HD, o que pode ser um problema para quem busca essa funcionalidade. Além disso, a autonomia da sua bateria gira em torno de 1550 fotografias ou 20 minutos de gravação.

Prós

Contras

✅ Boa qualidade de imagem

✅  Alta resolução de ISO

🚫 Bateria modesta

🚫 Não permite filmagens em 4K

3. Câmera EOS Rebel T7 – Canon

Muitas funcionalidades extras

A EOS Rebel T7 é mais um modelo de orgulho da Canon. Ela é ideal para quem  quer migrar de um smartphone para uma câmera, mas não sabe por onde começar. A combinação de recursos e o sistema operacional entrega imagens de alta qualidade e resolução, únicas de uma Canon. 

O sensor do modelo é de 24.1 MP, o que permite potencializar o resultado de qualidade das fotografias. Além disso, com esse recurso é possível obter imagens com cores vibrantes e vivas, muito similares com o visto à olho nu. A faixa de ISO que o modelo entrega é ampla, com 100-6400, ou seja, mesmo que com pouca luz, ótimos momentos poderão ser capturados.

No entanto, assim como a D3500, a EOS Rebel T7 também não é capaz de filmar em 4K, apenas em Full HD, o que pode ser um empecilho para quem busca uma máquina com tal finalidade. 

O modelo possui  Wi-Fi embutido e oferece várias opções de compartilhamento, podendo conectar -inclusive- em impressoras Canon equipadas. Isso permite que fotos de alta qualidade sejam rapidamente divulgadas nas redes sociais ou até impressas!

Este modelo é compatível com outras lentes da marca, seja a ultra-angular, a teleobjetiva ou a macro. Algumas delas ainda  possuem tecnologia de estabilização de imagem, o que permite a captura de momentos também em ambientes de solo instável.

Prós

Contras

✅ Boa qualidade de imagem

✅ Ótima autonomia de bateria,

✅ Possibilidades de melhorias com acessórios

🚫 Não permite filmagens em 4K



4. Câmera D5600 – NIKON

Bateria potente

A D5600 também é um modelo de entrada da Nikon, mas entrega diversas funcionalidades que são de deixar qualquer um de queixo caído. Você estará mais conectado do que nunca com esse modelo. 

Em linhas gerais, a câmera possui 24,2 MP, o que entrega imagens em altíssima definição e se assemelha a uma câmera de alto nível e dificuldade. Além disso possui 39 pontos de foco, uma ótima taxa para função. A sua tela é LCD, de 3,2 polegadas e sensível ao toque.

O que chama muita atenção é o seu ISO de 100-25600. Capturar imagens com pouca luminosidade pode ser um trabalho complexo e exige prática, mas quando se tem um aparelho muito bem equipado, a tarefa fica mais fácil. 

Além da funcionalidade Wi-Fi e Bluetooth, a câmera entrega  praticidade também na sua bateria, que é de 820 disparos, superior a maioria das suas similares.  

Prós

Contras

✅ Boa qualidade de imagem 

✅ Conectividade Wi-Fi e Bluetooth

🚫 Filmagem não disponível 

🚫 Visor fixo

5. Câmera EOS REBEL SL3 – CANON

Melhor custo-benefício

Leve, fácil de usar e com ótima qualidade: a Rebel SL3 é uma ótima pedida para quem está começando a fotografar. A câmera possui um processador rápido e uma ótima autonomia de bateria (além de gravar vídeos em 4K!).

Iniciando pelas suas funções de filmagem, a câmera é amada pelos vloggers. Com tela touchscreen, entrada para microfone e filmagens em 4K, a câmera garante uma excelente filmagem e versatilidade. Seu peso é de 449g e seu design compacto,ideal para ser transportada e acompanhar o usuário em todas aventuras. 

Além disso, uma tecnologia interessante para quem tem intenção de fazer filmagens próprias ou selfies é a sua tela articulada, que permite gravar e observar o resultado ao mesmo tempo, além de conseguir controlar as funcionalidades apenas com um toque. 

As suas funções são autoexplicativas, o que não demanda muito conhecimento prévio do usuário para fazer um bom uso do aparelho. A maioria dos botões e funcionalidades vêm acompanhados  de desenhos e textos que auxiliam no melhor uso da função. 

O seu ISO varia de 100-25600, mais uma vez entregando excelente qualidade de imagens mesmo que em pouca luminosidade. Além disso, possui sensor de 24 MP, ótima média para obter imagens de alta definição. 

A sua bateria também é bem atrativa. Sua autonomia varia de 1000 a 1600 imagens, tornando a câmera muito potente.

Prós

Contras

✅ Imagem com boa qualidade

✅ Ótima autonomia de bateria

✅ Filmagens em 4K

🚫 Acessórios não compatíveis com outras marcas

🚫 Limitações no tempo de vídeo


Qual a câmera com melhor custo benefício? 

Em termos de funcionalidade, a Rebel SL3 se mostra uma ótima pedida. Com funções muito desenvolvidas e com uma portabilidade fácil, esse modelo tem um custo-benefício excelente para quem busca o combo vídeo+imagens.

No entanto, se você procura um modelo focado mais em fotografias, a Nikon D3500 é uma ótima pedida. A capacidade do ISO, a autonomia de memória, a qualidade do sensor e a sua compatibilidade vão trazer tudo que um bom amante de fotografias precisa: imagens boas!

Como escolher a melhor câmera boa e barata 

A primeira decisão a se pensar é quais as suas necessidades. Lentes macro,ultra-angular, filmagens em 4K, foco automático, … são alguns dos pontos que devem ser levantados ao tomar a decisão.

Definir isso e um preço de orçamento é a primeira coisa a ser tirada da lista. 

Resolução

No que se refere a resolução de fotos, é preciso observar o ISO e a qualidade do sensor da máquina. Quanto maior cada um deles, melhor será a capacidade de produzir boas fotos. De forma geral, um sensor com 24MP é uma ótima pedida e um ISO que varia entre 100 e 25000 pode ser útil.  

Manuseio

Um outro ponto levantado é o manuseio. Muitas pessoas buscam câmeras capazes de ser transportadas com facilidade para uso pessoal em viagens ou até vlogs. Para isso, o peso do modelo é algo a ser pensado. Uma câmera relativamente leve pesa em torno de 450g, fora os acessórios. 

Além disso, para quem é iniciante, é preciso uma máquina fotográfica que seja autoexplicativa e de fácil comando. Todos os modelos aqui levantados entregam essa funcionalidade, para pegar o jeito, a única forma é ir experimentando.

As câmeras DSLR permitem, de forma geral, a troca de lentes e outros acessórios, como flashs e microfones externos. Se você busca tal funcionalidade, é preciso ver se o modelo escolhido permite isso. Além disso, não são todas as câmeras que são compatíveis com acessórios de outras marcas, tenha isso em mente para não ser surpreendido depois.

Armazenamento

No que se refere à memória, esse é um problema de fácil resolução. As câmeras trabalham bem com um cartão SD. Esse tipo de expansão de memória permite personalizar o uso de acordo com a necessidade do usuário, uma vez que diversos tipos de armazenamento são encontrados no mercado.

Em via de regra, um bom cartão SD deve ter mais de 64 GB e, para um melhor uso, 128GB. 

Perguntas frequentes 

Qual a Canon mais barata?

A Canon mais barata é a Canon EOS Rebel T7, com preço que gira em torno de R$3700,00.

Qual é a melhor câmera para começar a fotografar?

Todas as câmeras aqui listadas são ótimas para iniciantes devido a suas funcionalidades intuitivas e modelos acessíveis e  portáteis. A Canon EOS Rebel T7 e a Nikon 3500 são bons modelos de entrada com preços menores. 

Quanto custa uma câmera para gravar vídeos para o YouTube?

Depende, um modelo de câmera intermediário, mas que entrega boas funcionalidades para vídeos tem valor que se aproxima dos R$3000,00. Porém, é possível que tenham alterações devido ao modelo, marca e tipo da câmera.

Qual Canon filma em 4K?

A Canon Rebel SL3 é um ótimo modelo de câmera boa e barata da marca que grava em tecnologia 4K.

Qual é a melhor câmera para gravar vlogs?

Por sua praticidade de transporte, a Canon Rebel SL3 é uma boa pedida. Seu aparelho é leve, de alta qualidade e permite ser transportado facilmente em qualquer lugar.

Conclusão: qual a melhor câmera boa e barata 

Nesse artigo apresentamos alguns modelos de câmeras boas e baratas, mas escolher o que melhor se encaixa em cada realidade é o importante. Nem sempre as necessidades de um usuário é igual a do outro e por isso existem alguns pontos a serem levantados.

Se a intenção é comprar um aparelho que tenha ótimas características, mas com baixo valor de compra, a Canon EOS Rebel T7 é uma boa pedida. Ela possui um valor de entrada justo, quando comparado com as similares e entrega funcionalidades de qualidade para os amantes de fotografias. Além disso, possui a opção de filmagem, o que é útil para quem procura versatilidade de mídias. 

Para quem busca o melhor custo-benefício, a Rebel SL3 é ideal. A câmera entrega funcionalidades avançadas e adaptáveis, com resultados profissionais, e com um preço adequado para tanto. Um modelo ideal para quem procura usar, além de hobby, a máquina fotográfica para fins de trabalho.

Escolher uma câmera não é uma tarefa fácil, mas com esse artigo foi possível entender um pouco mais sobre a funcionalidade de cada modelo, o que se atentar e como tomar uma decisão consciente. Agora é mãos na massa (ou compras)!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *