Os 6 Melhores Estúdios Fotográficos em 2022

Quer saber quais os melhores estúdios fotográficos do ano? Fique ligado neste artigo!

Produzir imagens profissionais, com boa qualidade e iluminação própria, é o sonho de todos, mas nem sempre as pessoas sabem como realizá-lo sem gastar muito. 

Com os estúdios fotográficos é possível obter fundo infinito e iluminação artificial, por exemplo,além de oferecer praticidade de transporte. São objetos excelentes para quem busca um acabamento profissional em suas fotos.

Para saber mais sobre este equipamento que vem revolucionando, especialmente, o mercado online, continue lendo este texto. 

Melhores estúdios fotográficos para comprar online 

Veja abaixo nossa lista dos melhores estúdios fotográficos do ano:

1. Estúdio Box Profissional – PULUZ

Estúdio Box Profissional - PULUZ

Para quem busca um estúdio fotográfico portátil de alta qualidade e profissionalismo, o PULUZ pode ser a escolha ideal.

Com a dimensão de 40x40cm, este estúdio vai surpreender quem busca fotografar objetos de diversos ângulos, uma vez que possui entrada para câmera nas laterais e na parte superior. Com isso, o objeto pode ser capturado de forma completa e detalhada. 

Além disso, o PULUZ possui a opção de troca de fundo, podendo oscilar entre laranja, branco e preto, o que dá mais liberdade de criação para o fotógrafo em capturar o objeto desejado da melhor forma. 

Por fim, mas não menos importante, o PULUZ possui iluminação LED, possibilitando ainda mais opções de captura. A intensidade da luz também pode ser controlada, proporcionando mais efeitos fotográficos.

✅ Possibilidade de troca de cores no fundo

✅ Iluminação LED

🚫 Alto custo

🚫 Tamanho somente para pequenos objetos

✅ Entradas laterais e superiores para câmera

2. Estúdio Kit de Iluminação – A Home Enterprise

Estúdio Kit de Iluminação - A Home Enterprise

O kit fotográfico PK-ST10 é equipado com tudo, sobretudo luzes, que deixaram suas fotografias ainda mais belas. Podendo ser utilizado desde para objetos até para fotografias de recém-nascidos, o PK-ST10 vai te surpreender.

Ele possui três lâmpadas de 45w posicionadas nas laterais e na parte superior dele, o que ocasiona em uma iluminação completa do objeto a ser retratado. Além disso, se o intuito é a produção de vídeos, a iluminação perfeita é extremamente necessária, sendo útil a disposição em locais distintos das lâmpadas.

Além disso, o kit fotográfico PK-ST10 possui a opção de 4 filtros infinitos com as cores preta, branca, azul e vermelha. Isso proporciona liberdade de criação de forma simples, muito útil para fotografar objetos.

Por fim, o que brilha neste modelo é a praticidade, uma vez que pode ser facilmente dobrado e transportado sem muitos problemas.

✅ Sistema de iluminação bom

✅ Opções de fundo infinito

🚫 Necessita uso de energia elétrica

🚫 Ideal somente para objetos pequenos

✅ Fácil transporte

3. EstúdioMini Estúdio Fotográfico de Led EF-001 – SOU FOTO

EstúdioMini Estúdio Fotográfico de Led EF-001 - SOU FOTO

Para quem busca fotos em sites pessoais ou mídias digitais com uma ótima qualidade, mas sem muito esforço, este estúdio é ideal. Podendo ser transportado sem dificuldades, este modelo agrega muito para o fotógrafo.

A sua dimensão é pequena, com 24x21cm, mas ainda assim é muito potente para fotografia de objetos. Além disso, sua montagem é de forma simples, uma vez que é apenas necessário fazer os encaixes corretos no material de plástico e estará pronto.

A iluminação é modesta, com 20 LED distribuídos em uma barra uniforme, ou seja, a iluminação é uniforme também. Isto pode ser um problema para quem busca fotografias de diversos ângulos com iluminação completa.

✅ Fácil transporte

✅ Preço baixo

🚫 Iluminação uniforme

🚫 Entrada para fotografia de apenas um ângulo

✅ Ideal para uso pessoal

4. Estúdio Fotográfico – Vivitar

Estúdio Fotográfico - Vivitar

Este modelo de montagem instantânea também é muito útil para fotografias em smartphones. Ele é dobrável e de fácil transporte, por isso pode ser adaptado a qualquer local.

Com um bastão de iluminação com 20 leds, o estúdio promete proporcionar um destaque único ao objeto retratado, sendo uma boa qualidade para brincar com efeitos fotográficos. Para solucionar o fato de que o bastão é fixo em um ponto, o Vivitar possui uma entrada frontal e superior para a câmera, o que ajuda na mudança de ângulo das luzes.

Além disso, o fundo do estúdio possui a possibilidade de intercambialidade de cores entre branca e preta, o que ajuda a personalizar da forma desejada a composição da fotografia. 

✅ Simples transporte

✅ Abertura frontal e superior

🚫 Apenas para objetos pequenos

🚫 Iluminação fixa

✅ Mudança do fundo

5. Estúdio Fotográfico GT130 – Lorben

Estúdio Fotográfico GT130 - Lorben

Este modelo de estúdio fotográfico é ideal para quem busca fotografar objetos maiores ou até bebês, isto porque a sua dimensão é de 60x60cm.

O modelo possui 2 fontes de iluminação LED e seis fundos coloridos com as cores branca, verde, preto, laranja, vermelho e verde. Essas características permitem que diversas criações sejam feitas a partir deste estúdio, dando total liberdade ao fotógrafo.

Além disso, a sua montagem  e desmontagem é feita em apenas 6 passos, o que dá ao usuário uma facilidade de transporte grande, além de poder ser manuseado até por iniciantes. 

O GT130 possui entrada frontal e superior para câmeras, facilitando a captura de mais ângulos do objeto.

✅ Iluminação boa

✅ Diversas cores de fundo

🚫 Alto custo

🚫 Não possui entrada lateral para câmeras

✅ Bom para objetos maiores

6.Estúdio Fotográfico Evobox – Curv

Estúdio Fotográfico Evobox - Curv

Este é um mini estúdio de 58cm, o que o torna fácil de ser transportado e muito útil para quem está iniciando no ramo.

O Evobox é montado por imãs, o que facilita a sua montagem. Além disso, possui três cores para fundo infinito: branco, preto e verde. Esta facilidade atrelada a qualidade ocasiona em fotos de alta qualidade sem muito esforço.

Além disso,  no que se refere à iluminação, o modelo possui um bastão fixo de iluminação na parte superior dele, deixando útil a liberdade de criação de fotografias e efeitos de luz. Porém, só possui entrada para fotografias na parte frontal, o que limita a captura de diversos ângulos.

✅ Bom para iniciantes

✅ Fácil transporte

🚫 Iluminação única

🚫 Apenas uma entrada para fotografar

✅ Opções de fundos infinitos

Para que serve o estúdio fotográfico? 

Um estúdio fotográfico, de forma simples, consiste em um acessório para melhorar fotografias. Ele pode vir em diversos tamanhos e características extras, mas a sua função é ajudar na iluminação e efeitos fotográficos.

Em geral, são equipamentos de fácil manuseio, sendo tranquilamente manuseados até por quem é novato no mundo da fotografia. Eles são indicados para quem busca praticidade na produção de fotografias de qualidade, seja para fins comerciais ou para fins privados.

Como escolher o melhor estúdio fotográfico 

Agora que você sabe um pouco mais sobre os estúdios fotográficos, é o momento de escolher o seu. Para te ajudar, separamos alguns pontos importantes de serem observados e questionados ao fazer a escolha final

Vantagens 

Se você ainda está em dúvida se este equipamento é vantajoso, analise as qualidades dele. Os estúdios fotográficos podem ser encontrados em três dimensões: 40x40cm, 50x50cm ou 60x60cm, ou seja, para cada uso é possível encontrar um modelo que comporte o objeto necessário. 

Além disso, eles possuem iluminação própria, o que diminui a necessidade de muitos aparelhos para uma boa composição. Ainda, os estúdios fotográficos podem oferecer trocas de fundos e cores, dando mais espaço para criatividade do fotógrafo, além de, claro, melhorar a qualidade das imagens

Como usar  

Os estúdios são elaborados para serem de fácil montagem e elaboração. É necessário apenas saber fazer os encaixes necessários (muitas vezes apenas conectar imãs) e posicionar e ativar a iluminação do próprio. Além disso, é importante que eles sejam colocados em superfícies seguras e planas para um melhor desempenho e qualidade do seu estúdio fotográfico.

Critérios 

Os estúdios possuem a mesma função: ajudar na criação de fotos profissionais de forma simples e efetiva. No entanto, existe alguns critérios a serem observados ao escolher o que melhor encaixa às suas necessidades, já que elas podem variar e necessitar de objetos específicos. 

Dimensões

No mercado existem três modelos, como dito antes. Os menores, com cerca de 40cm, são muito usados para a captação de imagens de objetos pequenos. Em lojas de jóias ou celulares, por exemplo, eles são os mais queridos, já que a dimensão condiz com o objeto.

Os médios, com aproximadamente 50 cm, são expansíveis, ou seja, permitem que o fotógrafo possa adequar o estúdio fotográfico ao objeto fotografado. Muitas vezes, eles possuem mais funcionalidades, com aberturas extras e mais iluminação. Eles são usados na fotografia de calçados, pequenos eletrodomésticos, roupas etc.

Por fim, os maiores possuem a média de 60cm. Por serem grandes, fotografar qualquer objeto dito anteriormente é possível e, também, outros maiores. Quem busca um estúdio para fotografar alimentos, peças grandes de roupa ou até recém nascidos, este é o ideal para ser escolhido.

Iluminação

Uma das melhores características deste modelo é o fato dos estúdios fotográficos virem com iluminação própria, ou seja, não necessitam de acessórios extras. Eles possuem uma iluminação de LED, boa para dar o efeito de “luz fria” à fotografia, que é alimentada por um cabo que deve ser ligado à energia. 

É possível encontrar modelos com mais ou menos luzes de LED e que variem na temperatura. Mais uma vez, é necessário definir a finalidade da compra antes de escolher estes dois últimos tópicos.

Material

O material dos estúdios fotográficos, geralmente, são de plástico, com EVA para fundos infinitos de diferentes cores e ímãs para montagem. Porém, esta não é uma regra fixa.

Existem modelos produzidos com tecidos especiais para fins fotográficos, que auxiliam na absorção da luz e iluminação dos objetos, e entradas de velcros para mudanças de ângulos para fotografar.

Cor do fundo

De forma geral, os estúdios fotográficos possuem o fundo branco como cor de base, já que ele é o mais indicado para qualquer que seja a fotografia. Porém, poder brincar com a coloração do fundo infinito abre um leque de possibilidades para a composição fotográfica, principalmente o verde que dá o efeito chroma key, útil para vídeos.

Se o seu estúdio não tiver incluso fundos coloridos, o que é raro, é possível encontrá-los para comprar separadamente e encaixá-los com ìmãs, independentemente do tamanho do equipamento.

Perguntas frequentes 

Como montar um estúdio fotográfico?

De forma geral, são equipamentos de fácil montagem. A maioria dos equipamentos possui imãs magnéticos que, ao se encostarem, já armam a estrutura. O fundo pode ser alterado em seguida e depois a disposição da luz. Em poucos minutos o seu estúdio estará pronto

Qual a melhor marca de estúdio fotográfico?

Existem diversas marcas disponíveis na internet de estúdios fotográficos bons. Em destaque está a Pop Up e a Puluz, ambas entregando estúdios versáteis e completos, em diferentes dimensões. 

Compensa alugar um estúdio fotográfico?

Os estúdios fotográficos podem não ser suficientes se o intuito é fotografar muitos objetos ou objetos grandes, uma vez que a sua dimensão máxima chega a 60x60cm. Se o objetivo é este, o aluguel de um espaço pode ser uma boa pedida. 

Quando devo usar um estúdio fotográfico?

Se a meta é destacar um produto ou criar imagens incríveis com qualidades profissionais, o uso de um estúdio pode ser uma boa pedida. Geralmente eles são usados para fins comerciais nas mídias digitais.

Quanto tempo dura um estúdio fotográfico?

Se mantido em boas condições, o estúdio pode ser utilizado por muito tempo de trabalho e anos de uso. Porém, é bom ressaltar que são equipamentos com materiais frágeis e -por isso- necessitam estar protegidos da ação da natureza. Se isso não for respeitado, o tempo de uso deles pode ser muito reduzido.

Conclusão: qual o melhor estúdio fotográfico

Escolher um estúdio fotográfico pode ser uma tarefa complicada, já que existem diversos modelos disponíveis no mercado. 

Se a busca é pela melhor opção de compra, o Studio Box Profissional PULUZ não vai decepcionar. Ele possui uma estrutura completa, com entradas diferentes para a câmera e um sistema de iluminação excelente. Além disso, possui opções de cores de fundo infinito, dinamizando a funcionalidade do modelo

Se a busca é por custo-benefício, o Vivitar é uma boa pedida. É um produto fácil e simples, mas com qualidade. Por seu material leve e sua montagem simples, este modelo pode ser transportado sem dificuldades. Além disso, possui mais de uma entrada para câmera, o que facilita a captação de imagens em diversos ângulos.

Por fim, se a busca é por sistema de iluminação, o PK-ST10 é a escolha certa. Com três lâmpadas de 45w, a PK-ST10 surpreende ao poder iluminar todos os ângulos de um objeto de forma simples e incisiva.

Escolheu o ideal para você? Agora é só aproveitar o que os melhores estúdios fotográficos podem oferecer!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.