Os 5 Melhores Monóculos em 2022

Quando se fala em monóculos, muitos podem ter dúvidas sobre qual é o melhor modelo para compra. Diversos fatores entram em questão, desde a durabilidade ao custo benefício. Com isso, poucas pessoas realmente devem saber a diferença entre os monóculos e quais seus diferentes usos possíveis. 

Saiba que monóculos podem ter diferentes tipos de foco, podem ser utilizados para diversas situações – esportes ou leitura, por exemplo – e também precisam ter um material muito resistente, já que a durabilidade é algo bem importante.

Qual é o melhor para esportes? E para os iniciantes? E aquele que cabe melhor no seu bolso? Confira aqui uma lista completa dos melhores modelos de monóculos de 2022. Cinco modelos ótimos e que consideram diversos aspectos, inclusive os prós e contras! 

Melhores monóculos para comprar online 

Veja abaixo nossa lista dos melhores monóculos disponíveis no mercado neste ano:

Imagem

Produto

Preço (R$)

Monóculo 10x25  - Vortex

✔️ Excelente para esportes

Monóculo Lince - Azteq 

✔️ Bom para iniciantes

Monóculo Solo 10x36 - Vortex

✔️ Melhor monóculo 

Monóculo 40X60 - Anself

✔️ Ótimo custo benefício

Monóculo HD 12x50 - Dangan

✔️ Excelente para uso à distância

1. Monóculo 10×25  – Vortex

Monóculo 10x25  - Vortex

O primeiro produto da nossa lista de melhores monóculos vem com uma ótima finalidade de uso e bom revestimento de materiais.

O monóculo Vortex 10×25 é capaz de ampliar em até 10 vezes os objetos e possui lentes de 25mm, por isso 10×25. Além disso, ele é ultra leve e portátil, sendo excelente para ser transportado para qualquer lugar de forma simples.

As suas lentes possuem tecnologia para aumentar a transmissão de luz, ou seja, ela consegue entregar imagens com mais detalhes e com cores mais vivas. Para que seja resistente e de longa duração, o  monóculo Vortex 10×25 possui vedação especializada e é limpo com nitrogênio. Desta forma, ele consegue aguentar poeira, água e até neblinas sem danificar o aparelho.

O campo de visão dele é de cerca de 95 metros e o foco próximo de 5 metros.

Prós

Contras

✅ Leve

✅ Versátil

✅ Bom para viagens 

🚫 Preço de investimento alto



2. Monóculo Lince – Azteq 

Monóculo Lince - Azteq 

Este é um modelo leve, bom para iniciantes e curiosos.

O monóculo Lince da fabricante Asteq é ultra leve, com pouco mais de 300g, e pode ser colocado facilmente em um bolso para explorações. Além disto, ele é altamente funcional, uma vez que é capaz de reconhecer objetos parados ou em movimento sem muita dificuldade. 

Para que o usuário tenha uma experiência ainda melhor, o monóculo Lince  possui revestimento de qualidade para ajudar no correto posicionamento dos olhos durante a utilização dele. Desta forma, mesmo sem muito conhecimento prévio, não há risco de lesões oculares, por isso está dentre os melhores monóculos em 2022.

O modelo tem alcance de 50 metros, ampliação de 10 vezes e campo de visão de mais de 100 metros. 

Prós

Contras

✅ Compacto

✅ Boas configurações de uso

✅ Seguro

🚫 Mais simples

🚫 Visão diurna apenas


3. Monóculo Solo 10×36 – Vortex

Monóculo Solo 10x36 - Vortex

Este também é um modelo da Vortex, mas com lentes de 36mm. Ele segue a lógica de qualidade do modelo similar, mas se difere em suas características específicas.

O modelo conta com lentes que suavizam e aumentam a transmissão de luz, ou seja, entrega imagens com qualidade melhorada. Além disso, possui um ótimo revestimento e vedação para que o modelo possa ser utilizado em várias condições de temperatura e natureza, por isso está dentre os melhores monóculos em 2022.

Ele possui um apoio para olhos com bom acolchoamento, o que facilita e torna mais seguro o seu manuseio, mesmo que com  óculos. Como um plus, o modelo 10×36 conta com um clipe que ajuda na fixação do aparelho em roupas ou outros equipamentos, por exemplo. Esta é uma forma de assegurar que ele não sofrerá quedas ou danos. 

Ele possui alcance de 100 m e foco próximo de 5 metros.

Prós

Contras

✅ Ótimo alcance

✅ Resistência e lentes excelentes 

🚫 Preço de investimento alto


4. Monóculo 40X60 – Anself

Monóculo 40X60 - Anself

Este modelo da nossa lista de melhores monóculos é uma excelente escolha para quem busca custo-benefício. 

Ele possui uma ampliação incrível de 40x e uma lente de 60 mm teleobjetiva. Este modelo conta com a tecnologia de prisma BAK4 em suas lentes, ou seja, a captação de luminosidade e dispersão é muito mais eficiente do que as normais e as imagens se tornam mais nítidas e vivas. 

Ele conta com um revestimento de ponta e, por isso, é muito resistente. Além disso, este modelo conta com uma pequena bússola para, caso o usuário esteja usando-o para explorar um local, ele não tenha a chance de se perder. Ele ainda possui adaptação para smartphone para que nenhum detalhe seja esquecido, por isso está dentre os melhores monóculos em 2022.

Prós

Contras

✅ Bom preço

✅ Indicado para exploradores

✅ Bom alcance de zoom

🚫 Resistência modesta



5. Monóculo HD 12×50 – Dangan

Monóculo HD 12x50 - Dangan

Este é um ótimo monóculo e conta com a tecnologia de prima do anterior.

O modelo da fabricante DANGAN possui lente objetiva de 50mm e um zoom de até 12 vezes. Estas características fazem com que o modelo seja perfeito para entregar boas imagens mesmo que a distância. 

Diferente dos anteriores, este modelo conta com um alcance de até 1000 metros, ou seja, é ideal para quem necessita de um objeto que ultrapasse a distância.  Ele também é bem pensado para ser confortável de usar e, por isso, tem design preestabelecido para uso em uma mão apenas. 

Para que possa ser utilizado em qualquer situação, a sua lente possui uma capa que protege- a de atritos, água, poeira etc. É um bom equipamento para uso inicial e em ambientes abertos, por isso está presente na nossa lista de melhores monóculos em 2022.

Prós

Contras

✅ Bem resistente

✅ Boa ergonomia

✅ Ótimo para alcance à distância

🚫 Marca pouco conhecida



Para que serve o monóculo? 

Você pode estar se perguntando qual a finalidade de uso de um monóculo no dia a dia. Por isso, vamos te explicar um pouco mais sobre este aparelho tão útil.

Um monóculo nada mais é que um aparelho que permite enxergar à distância sem muita dificuldade. De forma geral, é usado em caças, explorações ou até passeios. Ele faz uso da mesma característica de uma câmera DSLR: primas. Por meio deste refrator, ele capta a luz e entrega imagens nítidas e vivas do que está acontecendo não tão perto. 

De forma resumida, ele é um binóculo de uma lente só, o que facilita o transporte e o uso.

Como escolher o melhor monóculo 

Agora que você conhece mais sobre estes objetos, está na hora de escolher o seu. Para te ajudar, separamos alguns pontos para serem analisados no momento da compra. 

Tipos 

No mercado é possível encontrar três tipos de monóculos, que entregam finalidades de uso diferentes.

Os primeiros são os com visão diurna e os mais clássicos. Eles são mestres em ampliação e, por isso, excelentes para uso em esportes, caça, explorações etc. Quanto melhor a iluminação do local, melhor será seu uso.

Em seguida, temos os monóculos com visão noturna. Diferente do que se pensa, são ideais para momentos de médica, pouca ou nenhuma luz, uma vez que os diurnos seriam insuficientes nestas situações. Eles são reduzidos em ampliação, mas entregam muita nitidez a qualquer momento. 

Por fim, existem os monóculos com visão térmica e que são usados para atividades muito específicas de caça ou com objetos que possuam radiação. 

Ampliação 

A ampliação de um monóculo é o que indica a capacidade de ampliar um objeto a distância, ou seja, é muito necessária. Porém, quanto maior a ampliação, menor será a qualidade da imagem, assim como o campo de visão.

Pensando nisso, um monóculo diurno, usado para ampliações, deve ter de 7 a 12 vezes de aumento para que seja suficiente e mantenha a qualidade.

Qualidade da lente 

Além da ampliação, a qualidade da lente é essencial para que o objeto analisado seja observado com a maior nitidez possível. Dentro do mundo dos monóculos, existem dois tipos de lentes.

A primeira, com qualidade inferior, é a lente com prisma Bak-7. Eles têm um custo de fabricação menor e, devido a isso, limitações na sua eficiência. A refração da luz é mais comprometida e possui um contraste menos intenso. 

Porém, existem também as lentes de melhor qualidade, as com prisma Bak-4. Elas permitem uma passagem maior de luz e entregam imagens mais nítidas, com cores vibrantes e com contraste intenso. 

Revestimento 

O revestimento de um monóculo é o que assegura qualidade e tempo de vida do seu objeto. Porém, diferente do que se pensa, é preciso pensar no modelo como um todo.

O revestimento externo no seu monóculo é o que assegurará a segurança do equipamento a atritos diretos e deve ser feito com borrachas. Assim, além de segurança, ele será mais ergonômico.

Ainda assim, é preciso pensar no revestimento interno, que protegerá as partes de sua mecânica e lentes. Para que não interfira na qualidade das imagens, é interessante que seja liso e brilhante.

Como cuidar  

Por fim, é preciso saber como cuidar deste objeto que, mesmo muito resistente, tem as suas necessidades de manutenção.

Primeiramente, mesmo que o modelo aguente atritos com areia e água, evite o contato. Desta forma você evita possíveis danos e, principalmente, a corrosão e oxidação. Além disso, a limpeza após o uso do monóculo também previne que isto aconteça. Ela deve ser feita depois de cada uso e o objeto guardado de forma adequada em seu equipamento. 

No cotidiano, use sempre o seu monóculo com a alça de segurança presa em você. Desta forma, você evita possíveis quedas e tem um controle maior sobre o equipamento. Além disso, ao manusear o seu monóculo, faça isso com delicadeza e gentileza para que nenhuma peça seja danificada e seu aparelho tenha uma vida de uso maior. 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor monóculo para caça?

Se você busca um monóculo para caça, o modelo da Vortex, Solo Monocular 10×25, é o indicado. Com ele é possível ter um alcance muito bom, além de uma ótima qualidade de imagens. Desta forma, será possível observar os animais antes de tomar uma ação. 

Qual o monóculo ideal para quem está começando?

Quem está iniciando no mundo dos monóculos necessita de um modelo de fácil uso, mas com boa qualidade. Pensando nisso, o Monóculo Lince, da fabricante Asteq, é o mais indicado. Pequeno e potente, ele entregará o necessário.

Qual a melhor marca de monóculos?

Os monóculos da Vortex são conhecidos pela sua excelência no ramo. Seja com os modelos de uso diurno ou noturno, eles irão entregar qualidade.

Qual a melhor lente de monóculos?

Sem dúvidas, a melhor lente para quem busca vividez, brilhantes e cores vivas em suas imagens é a lente com prisma Bak-4.

Conclusão: qual o melhor monóculo 

Agora que você sabe tudo sobre os monóculos, está na hora de escolher o melhor para você.

Se a busca é por um monóculo de excelência, com o máximo de qualidades possíveis, o modelo da Vortex 10×36 é o ideal. A grande eficiência de suas lentes e o seu alcance são fenomenais.

No entanto, se você está em busca por um modelo que entregue custo-benefício, o modelo da Anself é a melhor escolha. Com características básicas de muita qualidade e um preço justo, este modelo será usado por muito tempo.

Por fim, se você está em busca de um monóculo que seja capaz de enxergar objetos a uma grande distância,o modelo da DANGAN é o ideal. Com alcance de até 1000m, este modelo será o seu grande aliado. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.