Home » As 7 Melhores Câmeras Mirrorless em 2021

As 7 Melhores Câmeras Mirrorless em 2021

Quer saber quais são as melhores câmeras mirrorless do ano? Fique ligado neste artigo para entender tudo sobre este modelo.

As câmeras mirrorless, ou em tradução “sem espelho”, são modelos de aparelhos que não usam os espelhos e prismas para capturar imagens, mas sim diretamente o sensor interno. Traduzindo, são opções mais leves e práticas de ótimas câmeras.

A seguir separamos alguns modelos de câmeras mirrorless para você ficar por dentro do assunto e entender mais como funciona a categoria

Melhores câmeras mirrorless para comprar online 

Veja abaixo nossa lista das melhores câmeras mirrorless de 2021:

Imagem

Produto

Preço (R$)

✔️ Melhor câmera

projetor de qualidade

 ✔️ Boa para filmagens

projetor de qualidade

 ✔️ Ótimo sistema de foco automático

 ✔️ Melhor custo-benefício

 ✔️ Melhor para vloggers

 ✔️ Câmera mais econômica

 ✔️ Câmera mais profissional

1. Câmera Alpha a7R III – Sony

Melhor câmera

Iniciando nossa lista de melhores câmeras mirrorless junto à Canon e a Nikon, a Sony é uma das melhores marcas de câmeras fotográficas do mercado. Enquanto mirrorless, a tecnologia dos modelos tem se destacado entre os usuários  e ganhando espaço no mercado, sendo a Alpha a7R III um modelo de ponta da fabricante.

As especificações técnicas do modelo são surpreendentes. O sensor de imagens dela é 42,4 MP e possui tecnologia full frame. Essa combinação é capaz de entregar, de forma rápida, imagens nítidas e com cores vibrantes.

No que se refere à estabilização de imagens, muito importante para não gerar capturas com ruídos, este modelo entrega cinco eixos de consolidação. Ou seja, é possível capturar imagens ou filmagens em altíssima resolução e sem ruídos de forma simples. 

E para sorte de quem pretende usar esse modelo também para filmagens, a  Alpha a7R III não vai decepcionar. Podendo gravar em 4K, esta câmera entrega uma alta qualidade de imagens. Além disso, como um plus, a Alpha a7R III é equipada com uma tecnologia que tem como finalidade a reprodução em melhor qualidade  em TVs, chamada Log-Gamma.

Por fim, esta câmera é amparada com conectividade Wi-Fi e Bluetooth. 

Prós

Contras

✅ Sensor de estabilização

✅ Filmagem em 4K

✅ Sensor de imagens potente

🚫 Investimento alto



2. Câmera 7555  T3 – FUJIFILM

Boa para filmagens

Quebrando a tradição de marcas, A FujiFilm revoluciona o mercado com os seus produtos e a FujiFilm X-T3 não fica de fora.

Este modelo possui um sensor de imagens de 26,1MP com tecnologia CMOS 4, o que gera imagens nítidas, detalhadas e com cores vivas. Além disso, ganha destaque na nossa lista de melhores câmeras mirrorless por possuir um sistema de foco automático veloz e com capacidade de ser expansivo, podendo se adaptar ao assunto fotografado. 

Para quem precisa de uma câmera que se adapta a todas as exposições de luz, este modelo é ideal. Com uma faixa de variação de ISO capaz de chegar a 51200, todos os cenários poderão ser contemplados. 

Quem trabalha na área do audiovisual irá amar esta câmera porque ela possui capacidade de gravar vídeo de 10 bits em 4K, além de que o foco automático também é ágil nesta categoria. Por fim, o modelo é equipado com Wi-Fi e Bluetooth, facilitando a troca de dados entre câmera e smartphones/tablets. 

Prós

Contras

✅ Filma em 4k

✅ Boa variação de ISO

🚫 Alto custo


3. Câmera Alpha a6000 – Sony

Ótimo sistema de foco automático

Como visto antes, a Sony é uma marca consolidada no mercado fotográfico. Existem modelos mais de ponta e outros mais mais acessíveis, como a Sony Alpha a6000, mas sem deixar a desejar em qualidade e desempenho.

A Sony Alpha a6000  possui um sensor de imagens de 24,2 MP, tornando- se apta a entregar imagens com boa definição e coloração. Além disso, o modelo possui um conjunto de foco automático impressionante, com 179 pontos no plano focal, tornando a atuação do usuário mais simples em qualquer cenário. Porém,  o zoom não possui um grande desempenho, com somente 3x de aproximação.

O ISO deste modelo é bem satisfatório, com variação chegando a 25.600. Ou seja, mesmo em ambientes restritos em luminosidade, a Sony Alpha a6000  é capaz de desempenhar um bom papel. Infelizmente o aparelho não trabalha com filmagem em 4K, apenas em Full HD, o que pode restringir a atuação do fotógrafo. 

Prós

Contras

✅ Bom sistema de foco automático

✅  Sensor de imagens com boa definição

🚫 Zoom restrito

🚫 Não possui tecnologia para gravações em 4k

4. Câmera EOS M50 – Canon

Melhor custo-benefício

Este modelo de câmera mirrorless é ideal para quem procura praticidade, mas sem perder funcionalidades profissionais. Juntando tudo que uma Canon possui de melhor, a Canon EOS M50 é uma ótima escolha. 

Com um visual versátil, este modelo conta com um sensor de 30,4 MP, o que proporciona imagens em altíssima qualidade e definição, além de desempenhar um excelente papel também em ambientes com diversas exposições de  iluminação, graças ao seu ISO chegando a 32.200. 

E para dar conta de todas essas funcionalidades, a Canon EOS M50 possui um processador Digic 6+, deixando as imagens ainda mais nítidas e o aparelho potente. Por fim, este modelo é aclamado, ainda, pelos filmmakers uma vez que é capaz de gravar em 4K.

Prós

Contras

✅ Bom custo-benefício

✅ Possui todas as funcionalidades 

🚫 Funcionalidades extras restritas


5. Câmera EOS M50 Mark II – Canon

Melhor para vloggers

Seguindo a linha da sua antecedente M50, a Canon EOS M50 Mark II é também muito boa para quem gosta de vídeos, especialmente para quem trabalha com vlogs e criação de conteúdo.

O sensor desse modelo é de 24,1 MP e possui processador de imagens Digic 8, um dos mais modernos e desenvolvidos do mercado atual. Além disso possui um foco automático muito aprimorado, além de possuir a funcionalidade de detecção de olhos, que reconhece rostos e ajuda com mais pontos de ação dentro do AF. 

O que brilha neste modelo é a funcionalidade de vídeo. Além de gravar em 4K, este modelo possui a funcionalidade de transmitir ao vivo, via Wi-Fi, o que está sendo capturado pela Canon EOS M50 Mark II. Com isso, a vida de vlogers e criadores de conteúdo fica muito mais fácil, pois é como tem uma webcam de qualidade de cinema.

Prós

Contras

✅ Várias funcionalidades para vídeo

✅ Processador de imagens de ponta

🚫 Alto custo


6. Câmera EOS M100 – Canon

Câmera mais econômica

Para quem busca uma câmera potente, assim como uma DSLR, mas sem o intuito de gastar muito, a Canon EOS M100 é ideal.

Com um design pequeno, a  Canon EOS M100 possui um sensor de 24,1 MP, um sistema de foco automático com muitos pontos de detecção. Como as câmeras mirrorless dependem disso para o desempenho, uma vez que não possuem espelhos, isto é algo essencial de ser avaliado antes da compra. Até em ambientes com pouca luminosidade esta câmera desempenha um bom papel.

Para quem busca usar a  Canon EOS M100 para produção de conteúdo para internet, a sua tela rotatória será ideal para conseguir acompanhar o que está sendo capturado por todos os ângulos.

No entanto, o modelo não possui capacidade de gravação em 4K, apenas em Full HD. Em termos de conectividade, a  Canon EOS M100 possui Wi-Fi e Bluetooth, essenciais para qualquer fotógrafo que não quer empecilhos.

Prós

Contras

✅ Boa qualidade de imagem

✅ Tela giratória 

✅ Design pequeno

🚫 Não grava em 4k



7.  Câmera a7R IV – Sony 

Câmera mais profissional

Este modelo é um dos melhores disponíveis no mercado atualmente e, por isso, seu valor segue a linha. As imagens obtidas pela Sony a7R IV são de altíssima definição e deixarão felizes os que optarem por este modelo.

A Sony a7R IV é um modelo profissional de grande porte. Ela possui um sensor de imagens de 47,3 MP e incríveis 567 pontos de detecção de foco automático. A capacidade de adaptar o AF a qualquer situação, devido a sua capacidade, é muito útil para quem busca praticidade. 

Sendo realmente incrível, este modelo consegue gravar em 4K. Isto é um um grande aliado de filmmakers que buscam um modelo potente e adaptável. Além disso, a Sony a7R IV possui conectividade Bluetooth e Wi-Fi tornando-se, assim, um modelo ultra completo.

Prós

Contras

✅ Boa resolução de imagens

✅ Sistema de foco automático incrível

🚫 Corpo da câmera pesado

🚫 Alto custo

Afinal, o que são as câmeras mirrorless?

Você pode estar ainda se perguntando: mas o que é uma câmera mirrorless? Vamos tentar te explicar simplificadamente o que é este segmento e porque são tão amadas.

Como dito no início do artigo, mirrorless significa sem espelho. Em outras câmeras, as DSLR, a captura de figuras é feita através destes espelhos atrás da lente, que convertem luz em imagens. No entanto, as mirrorless recebem a luz diretamente no sensor de imagens. 

Na prática, isso ocasiona em uma máquina mais leve, por não possuir tantas peças, e mais silenciosa  devido à não ter que abrir e fechar os prismas. 

Como escolher a melhor câmera mirrorless

Com a infinidade de modelos no mercado, escolher a câmera ideal pode ser uma tarefa elaborada. Para facilitar, separamos alguns pontos para se atentar ao fazer a sua escolha.

Resolução 

Uma das primeiras coisas a se observar ao escolher uma câmera é a resolução dela, ou seja, sensores de imagem e processadores.

Quanto maior a resolução do sensor, melhor será a taxa de pixels apresentada na imagem, esculpindo assim a definição. O processador interno dos modelos é o que vai garantir e assegurar o desempenho das câmeras

Conectividade 

Em um mundo tecnológico é importante ter o máximo de aparelhos que se conectem entre si para garantir velocidade.

Esteja atento ao escolher modelos que possuam conectividade Wi-Fi, Bluetooth ou GPS. Isso simplificará a transferência de dados da câmera para um smartphone ou tablet e poderá trazer funcionalidades extra dependendo do modelo e da marca.

Lentes 

Assim como as DSLR, estes modelos, de forma geral, possuem a possibilidade de intercambialidade de lentes. Esteja ciente se o seu escolhido se encaixa neste parâmetro e se as lentes disponíveis no mercado atendem a sua necessidade.

Se o modelo definido não possuir esta troca de lentes, verifique se as características embutidas na sua câmera atendem às suas expectativas evitando, assim, decepções depois. 

Recursos extras 

Por fim, vários modelos têm  alguns recursos extras que são importantes de serem observados. Por exemplo, um dos principais é o estabilizador de imagens, o que evita ruídos nas gravações e capturas, importante para quem pretende usar a câmera em ambientes ao ar livre. 

Perguntas frequentes 

Qual a vantagem de uma câmera mirrorless?

As câmeras mirrorless são modelos mais versáteis e silenciosos, sendo muito úteis para quem busca um bom modelo de câmera profissional para viagens ou deslocamentos. Por serem mais tecnológicas, a tendência é que elas dominem o mercado em alguns anos. 

Como funciona uma câmera mirrorless?

A luz entra pela lente da câmera diretamente no sensor que, automaticamente, a transforma em imagem. Diferente das DSLR que possuem prismas para fazer essa tradução, as mirrorless são capazes de capturar imagens de forma muito mais veloz, uma vez que o caminho de luz é mais curto. 

Porque a qualidade das câmeras mirrorless é melhor do que as câmeras DSLR?

Depende. Em termos de sensores, ambas as categorias entregam aparelhos de altíssima qualidade. No entanto, se o quesito é vídeos, as mirrorless são muito melhores, isso porque combinam foco automático, sensores e precisam em apenas um modelo e em poucos segundos.

Qual a melhor câmera mirrorless para fotógrafos profissionais?

Existe uma infinidade de marcas de câmeras mirrorless no mercado que entregam funcionalidades incríveis. Se você procura não errar, a Sony Alpha a7R III é uma ótima escolha, uma vez que combina especificações de ponta em um apenas objeto

Qual a melhor marca de câmera digital Sony ou Canon?

Esta é uma briga de muitos amantes da fotografia. As duas marcas possuem características que brigam de frente uma com a outra, ficando impossível escolher de forma simplista qual seria a melhor. 

Conclusão: qual a melhor câmera mirrorless 

Depois de tantos modelos de câmeras mirrorless e avaliações, a pergunta que fica é: qual o melhor?

Em termos de melhor opção de compra, levando em conta todas as melhores características, a Sony Alpha a7R III é uma ótima escolha. Além de possuir características de ponta, a marca que pertence possui história no mercado e promete não decepcionar. 

No entanto, se a busca é pela câmera que possui o melhor custo-benefício, a Canon EOS M50 é ideal. Combinando qualidade com preço, este modelo apresenta uma ótima opção mesmo que a longo prazo.

Por fim, se você busca um modelo de câmera para vlogs ou produção de conteúdo digital, a

Canon EOS M50 Mark II pode ser uma grande aliada devido às suas especificações técnicas.

Agora que você já sabe de todas as câmeras e suas características, está na hora de escolher a sua mirrorless 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *