As 5 Melhores Lentes Canon em 2022 

Fundada no Japão, a Canon é uma das empresas mais renomadas no cenário das câmeras fotográficas e de vídeo, com uma qualidade e regularidade acima do comum em seus produtos. No entanto, como em qualquer outra marca, é preciso avaliar alguns pontos antes de comprar uma lente ou algum outro tipo de produto. 

No caso das lentes, que é o nosso tema principal de hoje por aqui, muitos aspectos podem fazer a diferença na hora de garantir a melhor imagem em sua câmera, na hora de avaliar o custo benefício, qual é a melhor para iniciantes, se vale investir um pouco mais e muitos outros. 

Portanto, é importante dar uma olhada nos principais detalhes de cada lente antes de adquiri-la, então preparamos essa lista para ajudar antes da compra. Confira as 5 melhores lentes da Canon em 2022!

Melhores lentes canon para comprar online 

Veja abaixo nossa lista, ranking, das melhores lentes Canon do mercado

Imagem

Produto

Preço (R$)

Lente EF 50mm f/1.8 STM - Canon

✔️ Ótima para iniciantes

Lente EF 50mm F1.1.4 USM - Canon

 ✔️ Modelo prime da 50mm

Lente EF 50 mm f/1.8 STM - Canon

 ✔️ Ótima para câmeras mirrorless

Lente EF-S 24 mm f/2.8 STM - Canon

 ✔️ Bom custo benefício

Lente EF 24-105mm f/4L IS II USM - Canon

 ✔️ Modelos mais moderno

1. Lente EF 50mm f/1.8 STM – Canon

Lente EF 50mm f/1.8 STM - Canon

A lente 50mm é sempre muito famosa e conhecida porque é o modelo básico e essencial para fazer boas fotografias. Ela é ótima para quem quer praticidade durante o dia ou à noite e para paisagens ou retratos.

A lente 50mm f/1.8 STM é super compacta e leve, podendo ser transportada para qualquer lugar sem muita dificuldade. Além disso, por ser básica e simples, ela é muito boa para ser a primeira de quem ainda não tem contato com o mundo da fotografia. Então, barata e versátil, ela é excelente para o pontapé inicial. 

O modelo tem uma distância focal de 80mm e uma abertura máxima de f/1.8, que é excelente para fotografias noturnas já que permite mais entrada de luz.  Além disso, o motor dela é do tipo STM, que é praticamente silencioso e ajuda a fazer um auto foco mais veloz. Ela tem uma abertura circular de 7 lâminas, excelente para desfoques. 

Esta lente é bem resistente e segue o padrão Canon. 

Prós

Contras

✅ Ótimo preço

✅ Resistente

✅ Ótima para iniciantes

🚫 Básica, sem grandes ampliações



2. Lente EF 50mm F1.1.4 USM – Canon

Lente EF 50mm F1.1.4 USM - Canon

Este é um modelo de lente de 50mm, assim como o anterior, porém possui algumas diferenças. Está lente é um modelo prime de um acessório de entrada. 

Muito pequena, nítida e com versatilidade, a Canon 50mm f/1.4 USM é ideal para todas as situações e muito interessante de ser levada em viagens e passeios para não deixar nenhum clique de lado. 

Funcionando muito bem em paisagens, retratos e eventos, esse modelo é muito rápido e capaz de entregar ótimas imagens. Ela tem uma distância focal máxima de 50mm e uma abertura de f/1.4, o que permite muita entrada de luz e ótimas fotografias em ambientes com pouca iluminação. A abertura circular dela tem 7 lâminas, o que garante boa nitidez de imagens. 

O motor de autofoco dessa lente é do tipo ultrassônico, o USM, que entrega uma possibilidade de focagem manual, mas muito rápida e certeira. Muitas pessoas preferem esse tipo de foco para ter mais liberdade e aprender a manusear melhor o equipamento. Por isso está presente na nossa lista de melhores lentes canon em 2022.

Prós

Contras

✅ Ótima e versátil

✅ Boa para ambientes com pouca luz

🚫 Preço alto


3. Lente EF 50 mm f/1.8 STM – Canon

Lente EF 50 mm f/1.8 STM - Canon

Este é um modelo de lente de 50mm, ou popularmente conhecida como cinquentinha, mas para câmeras mirrorless e não DSLR, como geralmente são. 

Este modelo é muito querido para quem busca uma lente para a sua mirrorless que seja compacta, veloz e versátil. Com isso, é uma boa opção para iniciantes, para aprender melhor as características básicas antes de investir em uma potente.

Como sabemos, as mirrorless tem uma diferença para as DSLR: a leitura da luz de entrada é digital, por isso essas lentes conseguem ser menores. No caso dessa 50mm, ela é ótima para retratos e fotografias noturnas, especificamente. Por isso está presente na nossa lista de melhores lentes canon em 2022.

O modelo possui uma distância focal de 50mm e uma abertura máxima de f/1.8, o que é ótimo para receber luz em momentos de pouca iluminação, dando uma ótima nitidez. Ela tem uma ampliação máxima de 0,21 x e ainda conta com foco STM, que como sabemos é silencioso, preciso e potente. 

Prós

Contras

✅ Muito leve e compacta

✅ Boa abertura máxima

✅ Versátil

🚫 Limitações de uma mirrorless



4. Lente EF-S 24 mm f/2.8 STM – Canon

Lente EF-S 24 mm f/2.8 STM - Canon

Este é um modelo de lente para quem quer liberdade de fotografar, mas com muita qualidade. Ela é tão versátil quanto uma cinquentinha, mas entrega uma qualidade muito maior.

O modelo é leve, compacto e diferenciado, como toda lente de qualidade deveria ser. Ele é ótimo para fotografia de eventos e ambientes, levando em conta todas as iluminações possíveis desses lugares. Porém, mesmo que pareça impossível, a lente Canon EF-S 24mm entrega um custo muito bom para o seu produto.

Esta teleobjetiva tem uma distância focal de 24 mm, o que entrega mais naturalidade e veracidade para retratos, por exemplo. Além disso, ela tem uma lente circular de 7 lâminas, o que ajuda a entregar boas imagens de fundo. O modelo possui uma ampliação máxima de 0,27x. Por isso está presente na nossa lista de melhores lentes canon em 2022.

A  Canon EF-S 24mm tem uma abertura máxima de f/2.8, ou seja, mais alta do que a maioria e proporciona ótimas imagens em ambientes com pouca iluminação. Assim, você não precisará se preocupar com imagens pixeladas e sem nitidez. 

Prós

Contras

✅ Ótimo custo benefício

✅ Proporciona imagens nítidas

✅ Ótima para retratos

🚫 Distância focal reduzida



5. Lente EF 24-105mm f/4L IS II USM – Canon

Lente EF 24-105mm f/4L IS II USM - Canon

Como sabemos, as mirrorless são modelos de câmeras bem modernas, com uma tecnologia própria para não necessitar de prismas para fazer a passagem da luz da câmera, como as DSLR. Elas são, portanto, mais leves,  mais potentes e, por consequência, mais caras, assim como seus acessórios e lentes. Se você quer um modelo que seja  versátil e financeiramente interessante, este é ele. 

Este modelo tem um uma distância focal muito ampla, de 24mm a 105mm, o que permite que os enquadramentos e os cliques sejam variados, como para retratos de pessoas e animais a até cliques de belas e amplas paisagens. 

A Canon EF 24-105 mm f/4L possui estabilizador de imagens, o que ajuda e muito a vida do fotógrafo que não pode se dar ao luxo de estar sempre em ambientes planos e estáveis, ou seja, aquele que precisa de agilidade e versatilidade. 

A sua abertura é ótima para um dia todo de fotografias das mais diversas atividades, como retratos até a esportes. O desempenho desse modelo é muito bom e satisfatório independentemente de quando e onde será usado. A sua abertura circular possui 10 lâminas, o que deixa as imagens ainda mais nítidas e macias. Por isso está presente na nossa lista de melhores lentes canon em 2022.

Prós

Contras

✅ Muito versátil

✅ Ótima opção de compra

✅ Muito potente

🚫 Modelo mais caro



Para que servem as lentes canon? 

A Canon é uma marca muito conhecida e respeitada no mercado, por conta da alta qualidade dos produtos. Uma boa lente para a sua câmera é muito importante porque as câmeras DSLR precisam de lentes construídas especificamente para cada modelo. Portanto, as câmeras da Canon apenas aceitam lentes feitas para seus modelos. 

É possível, claro, investir em um modelo genérico, mas é altamente recomendado utilizar as lentes originais, já que elas diminuem os riscos de danificar a própria câmera e normalmente a durabilidade também é maior. 

Então as lentes Canon servem para garantir sua tranquilidade na hora de tirar suas fotos, com boas imagens, de alta qualidade e sem dores de cabeça. Se você busca uma lente para a sua câmera que seja capaz de durar muitos anos e que se adapte aos mais diversos ambientes, este modelo é da Canon. 

Como escolher a melhor lente canon 

Antes de efetivar a compra da sua lente, é preciso avaliar qual mais se encaixa às suas finalidades de uso. Para isso, vamos explicar a seguir alguns pontos para se atentar ao fazer a compra do modelo mais indicado para sua câmera, evitando, assim, possíveis surpresas no futuro.  

Vantagens 

Tente avaliar as vantagens de cada lente, sejam elas da Canon ou não. O preço pode ser o primeiro a aparecer, mas no final são as características únicas que irão fazer a diferença.

As lentes para câmeras full frame, as EF, possuem muitas vantagens. Esse tipo de sensor, naturalmente, precisa de uma projeção de imagem grande através da lente já que recebe mais incidência de luz. Então, as EF fazem esse papel de preenchimento de forma muito boa e segura. 

Esses modelos, possuem também mais durabilidade e uma abertura maior do que outras similares, o que é uma segurança a mais, além de entregar fotografias melhores e mais nítidas. 

Então, a vantagem de comprar esse modelo de lente é que ela será capaz de  entregar imagens com qualidade maior.

Tipos 

Por mais que todas pareçam similares, existem tipos de lentes diversas, assim como as suas funções. Então, de nada adianta comprar uma lente responsável por entregar um tipo de imagem e esperar outro. 

Um dos modelos é o macro, que é indicado para imagens de detalhes. Então, para closes de insetos, detalhes e estampas, por exemplo, esse é o modelo ideal. O modelo wide angle é o responsável por imagens com maior profundidade e com capacidade de abranger o máximo de detalhes e elementos.

Por fim, as teleobjetivas são as lentes responsáveis pelo maior número de captações “normais”, pois se assemelha ao olho humano e são boas tanto para perto quanto para longe. Elas conseguem fazer facilmente o foco em um objeto, assim como o zoom

Critérios para compra 

Para a compra de uma lente, é preciso olhar alguns critérios de suas especificações técnicas, como vamos explicar a seguir. 

A abertura de uma lente é o que será responsável por entregar melhor ou piores imagens com pouca iluminação. Então, quanto maior for, mais luz será capaz de entrar na lente e mais fácil será de ter uma imagem nítida e com qualidade. Se você necessita de liberdade no quesito iluminação, invista em um modelo com abertura maior. 

O estabilizador de imagem é peça chave para qualquer fotógrafo que não seja do estúdio e que não tem a possibilidade de sempre usar tripés e em superfícies lisas. Esse estabilizador é capaz de eliminar ruídos, o que é muito bom para ter imagens boas no final do shooting.

A tecnologia USM em lentes, como vimos, é o modelo ultrassônico de fazer o autofoco. Esse tipo de método faz com que a focagem seja veloz, precisa e muito silenciosa, uma grande vantagem para quem faz uso de câmeras em ambientes profissionais, por exemplo. 

Por fim, mas ainda muito importante, esteja ciente do tamanho e peso da sua lente antes de fazer a compra. De nada adianta fazer a compra de uma lente super moderna, mas que você não consiga carregá-la junto à sua câmera ou que ela seja grande demais e não caiba em viagens? Leve isso em consideração para não se arrepender depois

Perguntas frequentes 

Qual a melhor lente macro para a canon?

A melhor lente macro da Canon, com capacidade de detalhar perfeitamente imagem e com muita nitidez, é a EF-S 60mm f/2.8 Macro USM. Ela é bem potente e com uma durabilidade ótima

Qual a melhor lente grande e angular?

Um modelo ótimo de lente grande angular e angular da Canon é a  EF 17-40mm f/4L USM. Mesmo com um preço mais elevado, ela entrega imagens muito amplas, com detalhes e com uma nitidez e qualidade ímpares. 

Qual a melhor lente para ensaio fotográfico?

Para ensaios fotográficos é bacana ter uma lente para retratos, capaz de captar ótimos cliques e com muita nitidez de pessoas. Por isso, a lente EF-S 24 mm f/2.8 é uma boa alternativa, além de ter um custo benefício bem interessante. 

Qual a melhor lente para cobrir eventos?

Para eventos, é bacana escolher um modelo de lente teleobjetiva, já que será capaz de se adaptar melhor. Então, a Canon EF 24-105 mm f/4L  pode ser uma boa opção, já que é muito versátil e com ótima qualidade, uma vez que será usada para fins profissionais. 

Qual a melhor lente para fotos externas?

Para fotos externas, é interessante escolher uma lente que seja capaz de captar toda a paisagem enquadrada, então uma grande angular. Escolha um modelo capaz de ter uma distância focal bacana, de cerca de 10-24mm. 

Conclusão: Qual a melhor lente canon?

Agora que você sabe tudo sobre as lentes Canon, está na hora de escolher o modelo que mais se adeque a sua realidade.

Se você é iniciante e procura uma lente que seja barata e capaz de entregar boas fotografias, de forma simples, a lente EF 50mm f/1.8 STM é a ideal. Ela tem boas qualidades para quem precisa de um modelo pro cotidiano. 

Agora, se você quer uma lente mais potente, mas a um custo não tão alto, a lente EF-S 24 mm f/2.8 STM é a ideal. Ela possui uma qualidade altíssima de imagens, mesmo que com uma distância focal menor, e ainda tem um preço que será interessante mesmo a longo prazo de uso. 

Por fim, se a busca é pela melhor lente, aquela que independentemente do preço será usada em diversas situações e entregará imagens muito boas, a lente Canon EF 24-105mm f/4L IS II USM é a indicada. Não importa para qual seja a necessidade, esse modelo será capaz de entregar imagens nítidas e muito bonitas. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.