Os 5 Melhores Microscópios em 2022

Quer saber quais os melhores microscópios do ano? Fique ligado neste artigo.

Os microscópios são modelos muito usados nas mais diversas ciências e foram essenciais para o advento da tecnologia de medicamentos, por exemplo, que temos hoje. Entender como funcionam as coisas, as micropartículas e os vírus foram alguns dos benefícios que este objeto nos trouxe.

Ficou curioso? Continue lendo o texto e entenda mais sobre essa ferramenta revolucionária. 

Melhores microscópios para comprar online 

Veja abaixo nossa lista dos cinco melhores microscópios do ano:

1. Microscópio digital sem fio portátil USB HD – T TAKMLY

Microscópio digital sem fio portátil USB HD - T TAKMLY

O primeiro modelo da lista de melhores microscópios é a combinação de tecnologia com toda a excelência de um bom microscópio.

Ele possui uma ótima ampliação de objetos e de imagens com 50x até 1000x e qualidade de 2 MP, além de imagens em HD. Para facilitar a vida do usuário, o modelo possui 8 luzes de LED reguláveis que auxiliam no manuseio correto e claridade da imagem. 

Além disso, por ser um modelo tecnológico, ele possui conexão com alguns aparelhos de smartphones, tablets e computadores e pode ser controlado diretamente por eles. Por ser um microscópio sem fio e pequeno, ele pode ser usado em diversos ambientes e transportado sem muita dificuldade. 

Ele não é um modelo profissional, apenas para diversão de estudantes e professores, além de colecionadores de pequenos objetos e curiosos. Ele é capaz de fotografar e gravar os objetos por ele ampliado, servindo como prova e documentação para um estudo ou projeto, por exemplo.

Prós

Contras

✅  Leve

✅  Boa ampliação

✅  Controle por aplicativo

🚫 Não pode ser usado de forma profissional



2. Microscópio De Bolso – Carson

Microscópio De Bolso - Carson

Este é mais um modelo de microscópio que pode ser carregado no bolso e de forma simples e compacta.

Este modelo é capaz de ampliar objetos e imagens com aumento de 60x até 120x.O Carson MM-300 conta com iluminação de LED para facilitar e otimizar o uso e nitidez das imagens observadas, por isso está presente na nossa lista de melhores miscroscópios.

O modelo é interessante para introduzir a ciência na vida das crianças, mas também para ajudar entusiastas a melhorarem o conhecimento do modelo. 

Diferente de alguns modelos que são recarregáveis por meio de cabos USB, este modelo funciona com o uso de pilhas, o que pode ser um problema de custo para o usuário. Além disso, ele não tem conexão com outros aparelhos eletrônicos. 

Prós

Contras

✅ Compacto

✅ Boa taxa de ampliação

✅ Iluminação em LED

🚫 Não possui conexão bluetooth

🚫 Necessita de pilhas


3. Microscópio de laboratório composto binóculo LED – OMAX

Microscópio de laboratório composto binóculo LED - OMAX

Este modelo de microscópio, diferente dos anteriores, é um objeto com finalidade de uso em laboratórios e por profissionais. 

Este modelo é mais equipado e por isso possui uma ampliação total máxima de 2000x, surpreendendo até os mais especialistas e superando a média dos outros citados anteriormente. 

A sua lente é capaz de ser adaptada e posicionada na distância mais conveniente. Possui um condensador de imagens, além de foco ajustável e luz LED. Tudo isso contribui para uma imagem nítida e com cores vibrantes, além de com muita qualidade. 

Combinando profissionalismo com resistência, o modelo da fabricante OMAX não decepcionará. 

Prós

Contras

✅  Profissional

✅  Imagens muito ampliadas 

✅  Alta qualidade

🚫 Alto custo

🚫 Não permite transporte

🚫 Não grava e tira fotografias

4. Microscópio de Bolso MicroBrite com LED –   Carson Brasil 

Microscópio de Bolso MicroBrite com LED -   Carson Brasil 

Este modelo de microscópio é para aqueles que querem ter a facilidade de um aparelho de ponta na palma das suas mãos (ou até dedos!).

O MicroBite é ultra compacto e pode ser transportado sem dificuldades para todos os lugares. O modelo pode ser colocado facilmente em uma bolsa ou casaco, o que otimiza ainda mais o seu uso.

O modelo é capaz de ampliar os objetos de 20 a 40 vezes maior do que a realidade, uma boa quantidade para quem necessita para algo simples do cotidiano. É possível ajustar o foco e ampliação de forma simples e intuitiva, por isso está entre os melhores microscópios.

O modelo é abastecido a baterias não recarregáveis.

Prós

Contras

✅ Pequeno

✅ Fácil de manuseio

✅ Ótimo para transporte

🚫 Resolução de imagens modesta

🚫 Modelo para iniciantes


5. Microscópio de Bolso MicroFlip – Carson

Microscópio de Bolso MicroFlip - Carson

Este é um bom modelo de microscópio de bolso, mas com características técnicas que deixarão de queixo caído.

O Carson Micro Flip é capaz de de ampliar um objeto de 100 podendo chegar até 250 vezes, muito superior aos similares microscópios de bolso. Além disso, ele possui luz de LED integrada que facilita a atuação do usuário e o resultado do objeto.

O modelo possui lanterna ultravioleta que é bem utilizada no cotidiano, seja para identificar moedas e notas falsas ou até para mapear o néctar de uma planta, por isso está presente na lista de melhores microscópios.

O modelo possui um clip que pode ser acoplado ao seu smartphone e criar imagens incríveis para as redes sociais

Prós

Contras

✅ Ampliação grande

✅ Modelo de fácil transporte

✅ Luz ultravioleta

🚫 Limitações técnicas devido ao tamanho

🚫 Preço mais alto que similares


Para que serve o microscópio ? 

Antes da criação dos microscópios, só era possível observar o que era visto a olho nu, ou no máximo com o auxílio de pequenas lupas. Depois da sua invenção, o mundo das micropartículas, vírus, bactérias,etc passou a ser explorado e melhorado.

De forma simples e geral, os microscópios funcionam como um ampliador de imagens, podendo penetrar pequenas amostras e ser decisivo na apuração de diversas ciências. Ele é facilitador da observação de particularidades. 

Como escolher o melhor microscópio 

Tipos 

Antes de entender outras características, é preciso saber diferenciar os microscópios. Com a popularização da tecnologia, diversos modelos surgiram e começaram a ser comercializados. Para ajudar a entender melhor, separamos os modelos de microscópios e suas funções:

Microscópios ópticos: estes são os modelos mais simples, com iluminação e misturas que aumentam a imagem da amostra ou objeto. São mais comuns de serem achados no cotidiano e simples de manusear.

Microscópios compostos: este modelo é um pouco mais desenvolvido, com dois sistemas de ampliação de imagens. Ele usa suas lentes, uma óptica e uma ocular, e cada sistema reflete uma imagem em uma delas. São maiores e profissionais, devendo ser usados em ambientes específicos. 

Microscópios digitais: este modelo é o resultado do avanço da tecnologia: ele não necessita de iluminação para aumentar imagens, mas sim elétrons. Quem o manuseia não observa a imagem ampliada de forma direta, mas sim digitalmente. Nem sempre esta finalidade é interessante, é preciso analisar qual o uso do aparelho antes de comprá-lo.

Iluminação 

Dentro do mundo dos microscópios existem alguns tipos  de iluminações, sendo a mais comum a de LED. Porém, é possível encontrar modelos com luzes de tungstênio, fluorescente e halogênio. 

A iluminação fluorescente, a luz roxa, é boa para uso em moedas e notas, por exemplo, e não afeta o objeto observado. Já a luz de tungstênio, por ser quente e amarela, pode afetar e deve ser manuseada com precaução. A luz de LED e halogênio são modelos com muito brilho e qualidade (por isso mais comuns) e não afetam a amostra.

Ao comprar um microscópio esteja atento ao modelo da luz e sua finalidade de uso, uma vez que nem todas as luzes podem ser úteis para seu propósito. 

Qualidade óptica 

Ao escolher um microscópio você precisa estar atento à qualidade de imagem que ele é capaz de entregar, uma vez que de nada adianta ampliar imagens não nítidas. 

Esta definição é feita por meio das lentes do aparelho, que podem ser oculares e/ou objetivas.Para as objetivas, é indicado que o modelo de lente seja acromático, o que torna imperceptível algumas deformações das próprias lentes. 

Além disso, é possível encontrar lentes objetivas mais caras com outras funções, como as planas e semi planas. O primeiro grupo é capaz de fazer uma correção de deformações quase perfeita, mas com um custo alto, e o segundo de correções de alto nível, não perfeito, mas com custo mais baixo.

Finalidade de uso

Por fim,  antes da compra de um microscópio, o usuário deve definir qual a finalidade de uso do modelo. 

Como vimos antes, existem modelos profissionais e semi-profissionais. Se você busca por um microscópio para uso em pesquisas e laboratórios, a sua estrutura deve ser bem completa, com muita ampliação e definição. No entanto, se você é apenas um curioso e apaixonado por “mini mundos”, os microscópios de bolso são de bom uso. 

Perguntas frequentes 

Qual é a função de um microscópio?

De forma geral, os microscópios tem como função ampliar imagens impossíveis de ver a olho nu. No cotidiano podem ser usados para outras funções como sequenciamento de néctar ou até verificação de notas falsas no comércio

Qual é o melhor microscópio?

Em termos científicos, o melhor microscópio daqui elencado é o modelo profissional da OMAX, capaz de fazer ampliações incríveis e com imagens muito nítidas.

Quanto custa um microscópio óptico?

O preço tende a variar, mas um bom microscópio óptico, com características profissionais, custa de R$ 2000 até R$ 2500.

Qual foi o primeiro microscópio?

Não se sabe ao certo, mas desde o começo do século XVII é possível encontrar relatos de microscópios primitivos, com pedras e pequenos espelhos.

Conclusão: qual o melhor microscópio 

Agora é hora de escolher o modelo ideal para você!

Se a busca é por um microscópio que possua mais características bacanas e que seja completo, o primeiro modelo elencado é o mais completo. Além de ser muito útil, é de fácil uso e de muita funcionalidade.

No entanto, se você busca pelo modelo com melhor custo-benefício, o microscópio de bolso da Carnon Micro Flip é o ideal. Além de ser de fácil transporte, ele apresenta qualidades de um bom e renomado modelo.

Por fim, se a ideia é introduzir este equipamento na vida de crianças e jovens ou se você não tem muito contato com essa realidade, o modelo da Carson MM-30060 é o ideal. Simples, intuitivo e resistente, este microscópio seja uma ótima ajuda na entrada no mundo da ciência

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.