Os 6 Melhores DSLR Para Filmagem em 2022

Nikon, Canon ou Sony? São muitas as opções no mercado que fica difícil escolher a melhor DSLR para gravar vídeos.

Uma câmera fotográfica serve, para além de fotografar, gravar bons vídeos, seja para fins de trabalho ou para o cotidiano. Muitas das opções disponíveis para compra possuem finalidades exclusivas para a função de filmagem.

Quer entender mais e saber qual o modelo ideal para você? Fique ligado neste artigo! 

Melhores DSLR para filmagem do mercado 

Veja abaixo nossa lista das melhores câmeras DSLR para filmagem do ano:

Imagem

Produto

Preço (R$)

Câmera D3500 - Nikon

✔️ Bons recursos extras

Câmera 90D -  Canon

✔️ Melhor modelo

Câmera D5600 - Nikon

✔️ Ótimo custo-benefício

Câmera REBEL SL3 - Canon

✔️ Boa para iniciantes

Câmera D7500 - Nikon

✔️ Excelente variação de ISO

Câmera D850 - Nikon

✔️ Melhor modelo profissional

1. Câmera D3500 – Nikon

Câmera D3500 - Nikon

Este modelo da Nikon é indicado para iniciantes, mas não deixará decepcionado até o mais experiente do nicho da fotografia. 

Em termos técnicos, a D3500 é muito bem equipada. Possui um sensor de imagens de 24,1MP, o que permite que sejam capturadas imagens em alta definição, com cores vivas e com nitidez. Além disso, de uma forma surpreendente, o modelo pode alcançar a variação de 25.600 de ISO, ou seja, nos mais variados ambientes de exposição de luz, é possível obter uma boa performance de imagens.

O que se destaca na D3500 para filmagens são as suas funcionalidades específicas. O modelo possui uma série de filtros específicos para as redes sociais, similares aos da rede social Instagram. Ou seja, é possível que a edição seja feita diretamente na câmera, de forma simples e rápida! Porém, a câmera da Nikon não grava vídeos em 4K e tem autonomia de gravação de apenas 20 minutos, o que pode ser um problema para quem busca qualidade de cinema nas suas produções.

A Nikon D3500 possui conectividade Bluetooth.

Prós

Contras

✅ Recursos extras para vídeos

✅ Ótimo modelo para iniciantes 


🚫 Não permite gravação em 4K

🚫 Bateria limitada


2. Câmera 90D –  Canon

Melhor modelo

Quem busca um modelo semi-profissional, com ótimas especificidades para vídeos e com processador rápido, a Canon 90D é a escolha certa.

O modelo possui um sensor de imagens de 32,5MP, superior aos similares disponíveis no mercado, o que garante que as imagens capturadas pela 90D sejam de altíssima qualidade e veracidade com o que é observado a olho nu. Além disso, ela possui um processador interno potente, o Digic 8, o que assegura um bom desempenho.

Para os amantes de vídeos, a Canon 90D é capaz de gravar em 4K com a mesma excelência da função fotografia. O que é interessante de observar no modelo é que ele possui estabilização de imagens, ou seja, criar imagens em alta resolução em movimento é possível com o modelo da Canon. 

Além disso, para os filmmakers, este modelo possui entrada para fones de ouvido, permitindo o monitoramento de áudio do mesmo. Porém, ele não está equipado para a entrada de microfones externos, o que pode ser um empecilho. 

Prós

Contras

✅ Captura de vídeo em 4k

✅ Estabilização de imagens

✅ Boa qualidade de imagens

🚫 Não possui entrada para microfones externos

🚫 Alto custo


3. Câmera D5600 – Nikon

Ótimo custo-benefício

Quem busca uma câmera boa e com ótimo custo benefício, a Nikon D5600 é uma escolha de compra. Esta DSLR é de alta qualidade e atende bem o que é necessário para uma boa produção. 

O modelo possui um sensor de imagens de 24,2MP e processador Expeed 4, ou seja, é possível obter imagens nítidas e com cores vibrantes de forma rápida e garantida. Além disso a D5600 possui uma ótima variação de ISO, o que garante bom desempenho em níveis de luz diversos, chegando até 25.600. Por fim, o foco automático do modelo da Nikon tem 39 pontos de detecção de foco automático. 

Infelizmente, por ser um modelo de entrada, a Nikon D5600 não permite gravações em 4K, apenas em FullHD. Porém, com a conexão da câmera ao aplicativo da fabricante, o SnapBridge, é possível que sejam ativadas novas funções de filmagem, como o slow motion, o que deixa o uso da câmera ainda mais personalizável.

Prós

Contras

✅ Boa qualidade de imagens

✅ Conectividade SnapBridge

✅ Boa variação de ISO

🚫 Não grava em 4K



4. Câmera REBEL SL3 – Canon

Boa para iniciantes

Leve e intuitiva, a Rebel SL3 é um modelo ideal para quem busca iniciar o trabalho no mundo fotográfico, mas sem muito conhecimento prévio. Ela é muito bem avaliada entre os usuários.

O modelo possui um sensor de imagens de 24.1MP que, combinado com o processador DIGIC 8, entrega imagens de boa qualidade e com velocidade sensacional. Além disso, possui um sistema de foco automático duplo, o que permite que o foco seja alterado de forma rápida. Para aprimorar ainda mais, a Rebel SL3 faz a troca de foco por meio da detecção dos olhos das pessoas enquadradas, com a tecnologia Eye Detection.

O modelo, mesmo que para iniciantes, é capaz de gravar em 4K, o que permite que bons vídeos sejam filmados a partir dele. Também é possível criar modelos em time-lapse e obter live action de imagens. Além disso, possui um assistente de gravação chamado Creative Assist, que auxilia na gravação de Live View.

A Rebels SL3 possui conectividade Wi-Fi.

Prós

Contras

✅ Intuitiva

✅ Leve

✅ Grava em 4K

🚫 Acessórios não compatíveis com outras marcas

🚫 Limitações de uso na função de filmagem


5. Câmera D7500 – Nikon

Excelente variação de ISO

Com uma boa durabilidade, este modelo da Nikon irá ser seu companheiro por muitos anos, sem deixar de lado a qualidade das imagens. 

A Nikon D7500 possui um sensor de imagens 21MP, o que permite boas imagens, com nitidez e cores vibrantes. Além disso, a taxa de variação do ISO é muito impressionante, com 100 a até 1.640.000, ou seja, é possível que excelentes imagens sejam capturadas das mais diversas condições de luz, o que diminui o número de equipamentos extras a serem carregados. Por fim, a Nikon D7500 conta com 51 pontos de detecção de foco automático

Este modelo entrega vídeos em 4K, o que é um grande plus para quem busca um uso excelente do modo de filmagem. Seja para criação de vídeos de recordação ou para produções profissionais, a Nikon D7500 é capaz de registrar em alta qualidade. Porém, assim como a Canon 90D, não é possível conectar microfones extras ao modelo. 

A Nikon D7500 possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

Prós

Contras

✅ Imagens boas

✅ Bom desempenho em ambientes com variação de luz

✅ Filma em 4K

🚫 Limitações no sensor de imagens,

🚫 Modelos semelhantes com menor custo no mercado


6. Câmera D850 – Nikon

Melhor modelo profissional

O modelo D850 da Nikon é uma brilhante escolha para quem quer uma câmera de alta qualidade, especialmente para profissionais.

Em especificidades técnicas, o modelo possui 45,4MP, o que é muito superior a qualquer modelo semi-profissional. Isto implica em imagens em alta definição, com qualidade excelente e cores muito vibrantes.

 Além disso, possui foco automático com 153 pontos de detecção, o que permite que nos mais diversos cenários e ambientes seja possível obter um excelente desempenho.

No que se refere a filmagens, o modelo é capaz de gravar em 4K, com estabilizador de imagens e possui entrada para microfones extras e fones de ouvido. 

A Nikon D850 possui conexão Bluetooth.

Prós

Contras

✅ Brilhante sensor de imagens

✅ Ótimo foco automático

✅ Grava em 4K

🚫 Preço de custo alto



Para que serve o dslr para filmagem? 

As câmeras DSLR fazem parte de uma gama de modelos que possuem prismas, espelhos, para refletir o que visto no sensor de imagens e, por fim, a lente do visor. Em outras palavras, o que é visto pelo fotógrafo será exatamente o que é capturado. Por isso, principalmente, este modelo é a opção mais querida tanto para fotos quanto para vídeos. 

Além disso, as câmeras deste tipo, por funcionarem por espelhos, permitem a troca de lente. Com isso, a liberdade de criação do produtor de imagens neste aparelho é muito maior do que em modelos com lentes fixas. Para quem trabalha profissionalmente com filmagens, este pode ser um ótimo aliado, uma vez que a demanda pela perfeição é maior

Por fim, mas não menos relevante, estes modelos são conhecidos por serem os mais completos no mercado. Por isso, de uma forma geral, escolher uma DSLR é uma escolha certeira. Além disso, grande parte dos modelos possui conectividade, o que permite a transferência de dados de forma simples e rápida. 

Como escolher o melhor dslr para filmagem 

Dentro de uma gama gigante de modelos, escolher o ideal pode ser uma tarefa árdua. Separamos alguns pontos para você ficar atento ao tomar a decisão.

Categoria da DSLR

Antes de comprar uma DSLR é preciso entender quanto conhecimento você tem de câmeras, uma vez que elas são subdivididas entre modelos de entrada, intermediários e avançados. Comprar uma câmera que não esteja no mesmo nível do seu conhecimento pode ser um tiro no pé.

O primeiro nível diz respeito às câmeras com um preço menor e, por isso, mais simples. Elas são boas para quem está começando a se aventurar no mundo da fotografia e filmagem. De forma geral, o manuseio delas é intuitivo e pode ser feito sem muito conhecimento prévio. Em um simples toque é possível controlar a velocidade do obturador, o foco, o ISO ou a abertura do diafragma, por exemplo. 

A segunda categoria, os intermediários, conta com modelos bons, um pouco mais complexos, pesados e potentes, mas com um preço menor do que uma profissional. Eles são bons para testar o nível de conhecimento e finalidade de uso antes de investir em uma avançada. 

Seguindo a lógica, por fim encontram-se as avançadas. Estes modelos são mais potentes, com uma variação de ISO muito alta e sensores de imagem também. Por consequência, são modelos e câmeras caras e grandes, necessitando ter certeza prévia antes do investimento. 

Resolução da imagem  

Para quem busca uma boa câmera precisa estar atento à resolução das imagens. Nas câmeras, ela é medida por megapixels, ou MP. De forma simples, quanto maior for este número, maior será a resolução da imagem, isto porque terá mais pixels. 

para filmagens, é preciso estar atento se o modelo grava em 4K ou FullHD. Ambas entregam bons vídeos, com alta qualidade, mas quem está procurando um modelo com ênfase especial nas filmagens pode optar pela melhor, a 4K. 

Peso e tamanho 

Um fator que muitas vezes passa despercebido, mas é essencial é o peso e tamanho do modelo de câmera escolhido. Muitas vezes ele deve ser adaptado ao ambiente e isto pode dar trabalho. 

Para quem busca usar câmeras para vlogs ou produção de conteúdos para internet, uma câmera pequena, leve e potente é o ideal. Além disso, vale analisar o peso do corpo da câmera mais o da lente, uma vez que pode variar muito. Se a câmera não for manuseada com o peso e da forma correta ela pode ocasionar em lesões ao fotógrafo.

Leve em conta o transporte, a possibilidade de uso de tripés e monopés, a troca de lentes mais leves… Existem saídas para combater o peso da câmera. 

Perguntas frequentes 

Qual a melhor DSLR para comprar?

Em termos de custo-benefício, a Câmera D5600 é a ideal para compra. Mesmo que não grave em 4K, o modelo possui funcionalidades excelentes, assim como a qualidade das imagens e seu processador. É uma câmera que vai te acompanhar por muito tempo.

Qual a melhor câmera de vídeo profissional?

Levando em conta as características gerais e a função filmagem, a Nikon D850 se apresenta como a melhor opção de compra para quem quer um modelo muito completo e com funções específicas de qualidade alta.

Qual a melhor câmera para fazer blogue?

Como as câmeras para blogs necessitam de fácil transporte, é interessante escolher um modelo que seja leve e simples. A REBEL SL3 é ideal para tal finalidade, já que é intuitiva, de fácil manuseio e grava em 4K, o combo para quem busca produzir vídeos incríveis para blogueiros

Qual a melhor câmera canon para filmagem?

Levando em conta as características de filmagem, a Canon 90D é a melhor, uma vez que entrega vídeos em 4K com as mesmas altas configurações das suas funções de fotografia. 

Qual a melhor câmera para vídeos no youtube?

Para uso com fins de gravação para as redes sociais, a Nikon D3500 é o modelo indicado, isto porque permite que filtros saídos da internet sejam usados de forma simples. Este modelo é de fácil manuseio, mas com funções de uso altas.

Conclusão: qual o melhor dslr para filmagem 

Agora que você conhece todos os modelos, chegou a hora de escolher o ideal para você.

Se a busca é por um modelo indicado para as redes sociais, a Nikon D3500 e a Canon Rebel SL3 são duas ótimas opções de escolha. Ambas possuem tudo que uma câmera para a finalidade precisa: praticidade e qualidade.

Já se o intuito é por um modelo com o melhor custo-benefício, a  D5600 é ideal, uma vez que tem características de ponta e que não decepciona a longo prazo.

Por fim, se a meta é a melhor câmera profissional, com a melhor opção de compra, a  Nikon D850 ocupa disparadamente o primeiro lugar. O modelo surpreende tanto na função de filmagem, quanto no modo fotografia. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *