Home » As 6 Melhores Câmeras 360 Graus em 2021

As 6 Melhores Câmeras 360 Graus em 2021

Quer entender mais sobre as melhores câmeras 360º do ano? Fique ligado neste artigo!

Desde aventureiros a entusiastas da fotografia, as câmeras 360º são muito queridas para quem busca novidades. Podendo capturar um ambiente por completo, estes modelos brilham em comparação com as câmeras tradicionais.

Além disso, os modelos são muito interessantes para quem tem como objetivo a produção de vídeos. De forma geral, todos possuem configurações de alta qualidade, com a função de vídeos boa. Além disso, cada uma delas possui configurações próprias que podem aprimorar ainda mais o desempenho da câmera.

Confira mais sobre a categoria de câmera que tem revolucionado o mercado!

Melhores câmeras 360 graus para comprar online 

Veja abaixo a tabela com a nossa lista das melhores câmeras 360º do mercado:

Imagem

Produto

Preço (R$)

✔️ Boa qualidade de imagens

projetor de qualidade

 ✔️Excelente opção de compra

projetor de qualidade

 ✔️ Capacidade stream

 ✔️ Ótimo custo benefício

 ✔️ Recursos extras bacanas

 ✔️ Acessório de fácil uso

1. Câmera Osmo Pocket –  DJI

Boa qualidade de imagens

Combinando versatilidade e com qualidade, a A Osmo Pocket 2 DJI é um modelo de câmera que não decepciona. Este modelo possui 12 cm  de altura e pesa pouco mais de 200g, podendo ser transportado em qualquer lugar de forma simples. 

Com um sensor de imagens de 64MP e zoom de 8x, a A Osmo Pocket 2 DJI, além de portátil, possui qualidades técnicas de ponta. Além disso, para resolver o problema da instabilidade em gravações, a Osmo Pocket 2 DJI tem um gimbal acoplado nela que, combinando ações manuais e tecnológicas, garantem a estabilização do modelo. Além disso, nesta estrutura existe um eixo que permite que o corpo da câmera gire 360º e entregue uma captura do ambiente todo.

Ainda sobre as qualidades da Osmo Pocket 2 DJI, com ela é possível capturar vídeos em 4K, um sistema de microfone potente e entrada para um externo. Ou seja, com um pequeno equipamento, possível de ser transportado em uma bolsa, é possível produzir conteúdos incríveis. Além disso, devido a conectividade Wi-Fi, a transferência de dados fica muito mais rápida e prática. 

Porém, a bateria da Osmo Pocket 2 DJI não é muito potente, chegando a cerca de 140 minutos com a carga cheia. Este problema afeta, principalmente, quem pretende usar o modelo para vídeos.

Prós

Contras

✅ Filmagens com qualidade excelente

✅ Estabilizador de imagens

✅ Sensor de imagens potente

🚫 Não permite trocas da configuração de fábrica

🚫 Autonomia de bateria reduzida


2. Câmera Max – GoPro

Excelente opção de compra

Famosa por suas câmaras especializadas em movimento, a GoPro marcou o mercado com modelos de câmeras com excelente qualidade e a GoPro Max não fica fora dessa premissa. O modelo possui duas câmeras de 180º integradas que permitem com que o usuário possa escolher qual o melhor ângulo a ser fotografado de forma simples e rápida.

A resolução de imagens deste modelo é de 16MP e possui um zoom de 2x de aumento. No que se refere a estabilização de imagens, os produtos da GoPro (em sua grande maioria) possuem a tecnologia Hyper Smooth, que ajuda na suavização das imagens e controle de possíveis ruídos. 

A resolução de vídeo é de 6K, surpreendendo em nitidez e qualidade. No entanto, a GoPro Max possui seis microfones integrados, além de ser adaptável para microfones externos.  

A gravação 360º pode ser controlada por meio do aplicativo da fornecedora, diretamente do celular. Além disso, é possível mudar características de vídeo e capturar panorâmicas. Para que isso aconteça, o modelo possui conectividade Wi-Fi.

Prós

Contras

✅ Duas lentes de 180º

✅ Controle por celular

🚫 Resolução de imagens não muito alta


3. Câmera Ricoh – Theta V

Capacidade stream

A japonesa Ricoh vem ganhando espaço no mercado das câmeras 360º em alta resolução. Este modelo promete ser rápido, transferir dados em poucos segundos e ser ultra compacto.

Com um design simples, pequeno e de fácil operação, a Theta V tem capacidade de produzir imagens em 360º com alta definição, mesmo que com sensor de imagens 14 MP. Além disso, para quem precisa de um modelo que seja potente, também para vídeos, a Theta V é a escolha. Ela possui capacidade para filmar em 4K, além de quatro microfones que promovem um áudio espacial.

O modelo possui a possibilidade de livestream, ou seja, é capaz de gravar e transmitir ao vivo imagens. Este recurso é muito interessante para quem trabalha com produção de conteúdos digitais ou busca facilidade na transmissão de vídeos.

O modelo possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

Prós

Contras

✅ Preço acessível

✅ Qualidade 360º

✅ Gravação em 4K

🚫 Sensor de imagens modesto



4. Câmera HERO7 Black – GoPro

Ótimo custo benefício

Seguindo a linha de qualidade da GoPro, a Hero 7 Black é um dos modelos clássicos da marca. Mesmo tendo sido lançada em 2018, esta câmera ainda é sucesso de venda no mercado. 

A resolução das imagens dela é modesta, com apenas 12 MP, porém o seu zoom é surpreendente, com 30x de aproximação. Além disso, a Hero 7 Black  possui resistência à prova d’água de até 10m, o que pode ser uma grande aliada para quem pretende usar este modelo para prática de esportes. 

Assim como outros modelos da fabricante, o modelo é capacitado com a tecnologia Hyper Smooth que ajuda na suavização de tremores durante a captação de imagens. Além disso, é possível gravar vídeos em 4K com o modelo.

Por fim, o modelo, devido a sua praticidade, possui uma série de equipamentos extras que permitem facilitar a atuação do usuário. Além disso, o equipamento possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth que, ao ser conectado ao app da própria GoPro, entrega outras funcionalidades e transferência de dados mais rápida.

Prós

Contras

✅ Wi-Fi e Bluetooth

✅ Gravações 4k


🚫 Resolução de imagens modesta



5. Câmera One X – Insta360

Recursos extras bacanas

A Insta360 One X é mais uma das câmeras com qualidade 360º e com gravação 4K. Para quem busca um bom aparelho para aventuras e capturas do cotidiano, este modelo é o indicado.

Com uma resolução de imagem modesta, com apenas 18MP, a fabricante promete entregar imagens com boa resolução. Além disso, como dito antes, a  Insta360 One X é capaz de captar imagens em 4K.

No entanto, o que realmente se destaca neste modelo são os recursos extras. Por exemplo, com o uso de paus de selfie da marca, ela consegue eliminar digitalmente estes objetos criando imagens únicas. Existem também capinhas para resistência do produto ser ainda melhor, podendo ser usado tranquilamente para esportes de impacto ou aventuras!

Prós

Contras

✅ Funcionalidades extras bacanas

✅ Imagens em 4K

🚫 Uso restrito

🚫 Resolução de imagem modesta

6. Câmera Hand Mount  (tripé) – GoPro

Acessório de fácil uso

Diferente dos produtos anteriores, este aqui não é uma câmera, mas sim um acessório para as câmeras GoPro. Compatível com todos os modelos da marca, o Hand Mount tem o papel de adaptar as câmeras esportivas para a funcionalidade 360º

O Hand Mount pode ser usado como um tripé, garra ou até apenas um extensor, sendo útil para diversas situações. Para quem busca um uso mais profissional das câmeras GoPro, este acessório pode ser um grande aliado, especialmente pois possui um bastão que pode chegar a 56 cm e que possui a função de rotação.

Uma grande facilidade deste modelo é o fato de que os pés do Hand Mount possuem imãs que atuam como facilitadores de aderência do objeto à superfície. Ou seja, independentemente da natureza do local a ser acoplado, o acessório poderá ser utilizado.

Prós

Contras

✅ Pode ser usado em qualquer modelo da marca

✅ De fácil adaptação ao solo

✅ Multiuso


🚫 Alto custo

🚫 Necessita de uma câmera GoPro para uso



Afinal, o que é uma câmera de 360 graus? 

Com uma construção diferente das câmeras tradicionais, as câmeras 360º têm a funcionalidade de captar imagens de todos os ângulos e direções. Os modelos normais podem capturar apenas o que está direcionado às suas lentes. 

Com imagens feitas a partir destes modelos, o usuário pode se sentir parte da imagem, Além disso, na função vídeo, é possível gravar e acompanhar todos os ângulos da gravação podendo, assim, escolher o melhor. Cada modelo faz a captura de uma forma, é preciso entender o que a sua câmara pode entregar e explorar isso. 

Como escolher a melhor câmera 360 graus 

Com a grande diversidade de modelos no mercado, escolher a melhor câmera 360º pode ser um desafio. Por isso, separamos alguns pontos que podem ser úteis  de serem avaliados ao fazer a escolha.

Resolução

Ao escolher um modelo de câmera é preciso observar a qualidade de imagem dela, ou seja, quão potente é o seu sensor, medido em megapixels (MP). Quanto maior for, melhor será o número de pixels, ou seja, a resolução.

Não é vantajoso ter um aparelho com diversas funcionalidades, mas que não consegue retratar a realidade do que será capturado.

Facilidade de uso 

Os modelos de câmera 360º são queridos por vários tipos de grupos dentro do mundo fotográfico, seja por quem busca uma primeira câmera ou por quem é profissional. Por isso, antes de escolher o modelo, entenda como ele funciona.

Ter um objeto sem saber sua funcionalidade deixa o trabalho mais difícil.

Porém, de forma geral, estes aparelhos funcionam de maneira relativamente simples. Com funcionalidades iguais a de uma câmera comum (ISO, disparo programado, transferência de dados etc), estes modelos já estão presentes na vida das pessoas.

O que pode diferenciar são as configurações de filmagem 360º que devem ser definidas em celulares ou computadores. Mesmo assim, isto não é um desafio após um pouco de treino.

Estabilização 

As câmeras 360º, geralmente, são pequenas e de fácil transporte, além de muito usadas para captação de imagens de movimento. Ou seja, elas são colocadas em situação de impacto com certa regularidade.

Por tais razões, ter uma câmera com uma tecnologia que resolva tais ruídos é importante. Seja de forma interna do produto ou por meio de uma extensão do aparelho, é essencial que a estabilização seja garantida em tais modelos. 

Muitas das câmeras em questão já possuem softwares e tecnologias internas que resolvem o problema de instabilidade.

FPS 

Para muitos, a sigla FPS não é conhecida. Significando Frames per Second, ou quadros por segundo, ela designa o número de imagens que a câmera será capaz de captar por segundo. 

Além disso, junto a quantidade de pixels, esta sigla ajuda a categorizar quão nítida e de qualidade será o vídeo, quanto maior for o FPS melhor será o vídeo, uma vez que terá mais detalhes e imagens a cada segundo. 

Para câmeras 360º, uma vez que captam mais ângulos, é bom que a taxa de FPS seja maior que 30.

Perguntas frequentes 

Qual a melhor marca de câmeras 360 graus?

Existe uma série de marcas boas no mercado, porém as que disputam o primeiro lugar são a GoPro e a ‎DJI. Ambas possuem características de deixar qualquer um boquiaberto, além de, por serem mais populares, possuírem recursos extras e ser possível encontrar  acessórios com mais facilidade.

Qual é a melhor câmera para monitoramento?

As melhores câmeras de monitoramento são as IPs. Estes modelos fazem transferência direta de imagens para um celular ou computador, atuando de forma independente de outro aparelho. As câmeras 360 não são indicadas para este tipo de atuação.

Pode colocar câmera 360 dentro de casa?

Pode sim, mas é preciso entender se a câmera possui capacidade de streaming ou de reprodução live, uma vez que por si só estes modelos não são configurados, geralmente, para fazer gravações ao vivo para monitoração.

Qual a câmera com mais recursos extras?

A Insta360 One X é uma ótima câmera 360º em termos de recursos extras. Além das funcionalidades básicas, este modelo possui funcionalidades que tornam o uso ainda mais interessante. Desde proteção para impactos até características para a própria foto, o modelo promete surpreender no que se refere a atuações extras. 

Conclusão: qual a melhor câmera 360 graus

Após tantos modelos e marcas você pode estar se questionando: qual a câmera 360º ideal?

Em termos de melhor opção de compra, a GoPro Max é uma excelente pedida. Ela possui boas configurações de imagem, além de conseguir gravar em 6K. Este modelo é uma boa pedida para quem busca um produto mais profissional. Além disso, a fabricante possui uma série de acessórios que tornam o uso dos modelos ainda mais potentes. 

Agora, se a busca é pelo melhor aparelho em termos de custo benefício, a GoPro Hero 7 Black é uma boa escolha. Ela possui especificações interessantes e um preço condizente com o oferecido. É uma boa compra a curto e a longo prazo.

Por fim, se a busca é por um produto para uso para produção de conteúdos digitais, a Ricoh Theta V pode ser uma boa aliada uma vez que, a partir dela, é possível fazer transmissões ao vivo de stream para plataformas digitais.

Escolheu a sua? Agora é mãos à obra!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *