Quem Inventou a Câmera Fotográfica? 

A fotografia como conhecemos hoje teve um início muito diferente do que consumimos. Nossas câmeras atualmente são digitais, pequenas e super fáceis de serem transportadas, mas nem sempre foi assim.

Mesmo que a fotografia tenha um primeiro criador, não foi uma tecnologia que passou na mão de somente uma pessoa, mas sim algumas centenas que ajudaram a desenvolver a tecnologia como temos hoje, com toda a modernidade possível. 

Quer saber mais sobre a origem da fotografia e toda história por trás dela? Continue lendo esse artigo!

Quem Inventou a Câmera Fotográfica? 

Quem inventou a primeira máquina fotográfica e em que ano? 

A primeira câmera fotográfica do mundo foi desenvolvida em 1839 na França, na Academia Francesa de Ciência. O inventor foi Louis Jacques Mandé Daguerre.

Ele foi o responsável por nomear a primeira câmera do mundo de “daguerreótipo”, em homenagem ao seu sobrenome. Entretanto, existem alguns registros desde 1826 de princípios de fotografias, importantes para o desenvolvimento da arte. 

Qual foi a primeira do mundo? 

Qual foi a primeira do mundo? 

Como dito anteriormente, a primeira câmera do mundo foi o daguerreótipo, de Daguerre. Essa foi uma invenção que brilhou pelo mundo todo em poucos anos, não ficando somente na esfera francesa de criação e desenvolvimento. 

Porém, uma coisa é certa: essa era uma câmera muito grande e que demorava muito tempo para trabalhar com ela. Além disso, ela demandava uma grande gama de recursos, o que tornava o uso exclusivo da alta elite da época.

Por essas e outras razões, não demorou muito para que inventores do mundo todo começassem a trabalhar para buscar um modelo mais possível de ser desenvolvido. Em 1884, nos Estados Unidos, George Eastman inventou uma tecnologia que usava uma cada de nitrato de celulose para revelar cada foto, o que tornava o processo mais veloz e rentável. Mais tarde, ele fundou a famosa Kodak.

Como funcionava a primeira câmera? 

Como funcionava a primeira câmera? 

O daguerreótipo, como falamos antes, foi a primeira câmera do mundo e ele funcionava de uma forma muito particular.

O modelo nada mais era do que uma caixa grande, que funcionava como uma passagem de luz. Dentro ficava uma chapa com uma camada de lodo de prata. Então, quando exposta à iluminação direta por alguns minutos, ela era capaz de captar os locais em que a luz tocou. Isso era feito com o contato do material de prata com o vapor de iodo. Em outras palavras, esse era o processo de relevar a imagem e traduzir a luz em uma outra plataforma.

Pelo número de equipamentos usados e pelo tempo necessário, o processo de daguerreotipia era muito exclusivo e caro.  

Quando e como surgiu a primeira câmera fotográfica no Brasil? 

Quando e como surgiu a primeira câmera fotográfica no Brasil? 

O daguerreótipo chegou ao Brasil no mesmo ano que foi inventado na França, em 1839. O primeiro local onde existem registros oficiais sobre a prática é no Rio de Janeiro. No entanto, alguns pesquisadores afirmam que o francês Hercule Florence já praticava a fotografia com um método similar no país. 

O Brasil teve uma facilidade grande de entrar no mundo da fotografia uma vez que Dom Pedro II possuía uma paixão pela arte. Por isso, ele incentivava a prática no país e colecionava diversas fotografias, marcando a época e incentivando o desenvolvimento da prática em solo brasileiro. 

Conclusão 

 A fotografia é uma arte muito presente em todo o mundo, seja por razões de praticidade ou para ter uma forma de registrar os acontecimentos. Ela mudou de forma exponencial toda a relação que os humanos passaram a ter com a vida. A arte foi a precursora do cinema, do design e de uma série de áreas da comunicação.

Louis Daguerre foi o primeiro a dar um passo imenso para o que temos hoje: a fotografia como parte essencial da nossa existência.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Nos conte nos comentários!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.