Câmera Nikon D60 é Boa? Vale a Pena? 

Se você está em busca de uma câmera semi-profissional, já deve ter ouvido falar da Canon D60, mas será que ela realmente vale a pena e é boa?

O mercado das câmeras é cheio de modelos que parecem iguais de relance, mas com uma averiguada nas suas especificações técnicas e funcionalidades extras se percebe as mudanças substanciais.

Por isso, separamos alguns pontos e sobre a Canon D60 para avaliar se ela realmente vale o seu investimento. 

Sobre a Câmera Nikon d60 

A última atualização de preço foi em 14 de abril de 2024 8:17 am

A Nikon D60 é um modelo de câmera semi-profissional da fabricante japonesa, indicado para quem está começando no mundo fotográfico. Ela é uma DSLR simples, mas com ótimos recursos. 

Em termos técnicos, este modelo conta com um sensor de imagens de 10,2 MP, moderado para a sua categoria. Ele entrega imagens boas, com nitidez e vividez de cores presentes também. Além disso, ela conta com um processador Expeed que deixa o trabalho de fotografar ainda mais otimizado.

A variação de ISO da D60 não é muito boa, com apenas 100- 1600, o que limita o uso do modelo em ambientes com pouca iluminação. Além disso, ela não é capaz de gravar em 4K, apenas em FUll HD

No entanto, ela é excelente em termos de resistência e possui uma ótima tecnologia para redução de poeira, com um sistema de limpeza e circulação de ar para proteger o sensor de imagens. Além disso, é um modelo de DSLR leve, muito bom para passeios. 

Ficha técnica da Câmera Nikon d60 

Resolução estática efetiva10,2 MPTelaLCD de 2,5″
Disparo contínuo3 fpsResolução de vídeo1080p

Prós

Contras

  • Bom sistema de limpeza

  • Ótimo processador de imagens

  • Preço baixo

  • Variação de ISO reduzida

  • Não grava em 4K

Como saber se a Câmera Nikon d60 é boa?

Para saber se uma câmera é realmente boa, é preciso considerar alguns pontos antes de efetivar a compra. O primeiro deles é: opinião dos usuários.

No fórum “Reclame Aqui” é possível encontrar reclamações dos clientes, mas também a nota da empresa e a taxa de solução de problemas dela. A Nikon, infelizmente, não possui um perfil na plataforma e, em razão disso, sua taxa de reputação é nula. 

No entanto, o site de compras Amazon, as avaliações dos produtos são ótimas. O modelo D60 conta com 4 estrelas de 5 e os comentários são, majoritariamente, positivos. Os negativos giram em torno do fato de que a fabricante vende separadamente o corpo e a lente, o que muitos não se atentam ao fazer a compra. 

Além disso, é preciso estar atento às características técnicas:

Sensor de imagens 

O sensor de imagens é o que define a qualidade da fotografia capturada em uma câmera, ou seja, ela é muito importante.

Modelos de entrada possuem uma taxa mais baixa do que profissionais, mas alguns se destacam. Um bom sensor de imagem tem uma taxa de MP entre 15 e 22. Desta forma, as imagens realmente serão mais nítidas e vivas do que outras. 

Vale lembrar que o a taxa de um sensor de imagem é diretamente proporcional, então quanto maior ela for, melhor será a qualidade da câmera. 

Bateria

Entender a bateria de uma câmera é aprender quanto tempo de liberdade você terá com ela.

Modelos de câmeras DSLR semi-profissional tem uma autonomia de 450  a 800 fotos, o que varia de fabricante para fabricante. Geralmente, quanto maior for a autonomia, melhor será a câmera e o preço será mais alto.

Pontos de foco 

Os pontos de foco são usados para selecionar e acertar o objeto que você deseja fotografar. Quanto mais o seu modelo tiver, melhor será a sua câmera.

Em linhas gerais, eles ajudam a enquadrar e evidenciar os elementos mais importantes da fotografia. Na categoria de câmeras que a Nikon D60 se encontra, é possível encontrar modelos com 35 a 150 pontos de AF, tudo depende da proposta de cada um deles.

Alternativas para Câmera Nikon d60 

Se você ainda está em dúvida sobre o mundo das câmeras semi-profissionais ou gostaria de comparar alguns modelos, separamos a seguir duas câmeras alternativas para a Nikon D60.

1. Câmera digital PowerShot SX540- Canon  

A última atualização de preço foi em 14 de abril de 2024 8:17 am

Este é um modelo de câmera da Canon, concorrente da Nikon e excelente em termos de qualidade e tecnologia. A fabricante é muito estabilizada no Brasil e no mundo, o que dá uma segurança maior para quem a utiliza. 

A Canon PowerShot SX540 é um modelo ideal para quem está começando no mundo das semi-profissionais e não quer investir direto em um modelo grande e caro. Ela é relativamente leve, com o preço justo, mas com funcionalidades ótimas. 

Em termos técnicos, a Canon PowerShot SX540 conta com um sensor de imagem de 20,3 MP que, combinado com o processador Digic 4+, entrega de forma veloz e certeira imagens muito nítidas, com cores vivas e definição ótima. Mesmo assim, ela deixa a desejar na sua variação de ISO, que é de 100 a 3200, o que interfere nas fotografias em ambientes com pouca luz. 

Este modelo de câmera não é capaz de gravar em 4K, apenas Full HD. Isso pode ser um problema para quem necessita de filmagens em alta definição e nitidez. 

A Canon PowerShot SX540 possui conectividade Wi-Fi

Avaliação relevante da Câmera digital PowerShot SX540- Canon  

Gostei muito da câmera. Tem todas as funções básicas para iniciantes, como eu. É fácil de alternar entre as configurações e bem leve. A entrega foi antes do prazo.

Avaliado na Amazon em 22 de agosto de 2021

Ficha técnica da Câmera digital PowerShot SX540- Canon  

Zoom óptico50 xResolução da captura de vídeoFull HD 1080p a 60p
Tecnologia de conectividadeUSB, HDMI e NFCSensorCMOS de 20,3 MP

Prós


Contras

  • Preço de investimento justo 

  • Boa qualidade de imagens

  • Tamanho moderado

  • Não indicada para fotografias em pouca luz 

  • Não grava em 4K

2. Câmera digital DSCH300/B – Sony 

A última atualização de preço foi em 14 de abril de 2024 8:17 am

Este é um modelo de câmera digital da Sony, outra concorrente direta da Nikon e Canon. Ela é a mais recente no pódio, mas é especialista em entregar modelos pequenos, ágeis e muito tecnológicos de câmeras.

A DSC h300 é um modelo compacto, ou seja não permite a troca de lentes e alteração de funções básicas. Mesmo assim,ainda é muito potente e portátil, indicada para quem não quer deixar de fotografar em qualquer ambiente. 

Excelente para ser carregada em bolsas, o modelo possui um sensor de imagem de 20,1 MP e entrega qualidade, nitidez e cores muito vivas. Além disso, por não poder alterar suas funções básicas, a DSC h300 conta com um zoom muito potente e capaz de ampliar 35 vezes um objeto. 

Ela não é capaz de gravar vídeos em 4k, apenas em Full HD.

Ficha técnica da Câmera digital DSCH300/B – Sony 

Resolução de captura de vídeo1080pTelaLCD de 3,0″
Funcionamento4 pilhas AAZoom óptico35 x

Prós

Contras

  • Bom sensor de imagens

  • Preço menor do que DSLR

  • Boa ampliação

  • Não grava em 4K

  • Não permite troca de lentes

Perguntas frequentes 

Como transformar DSLR Nikon em webcam?

Para usar um modelo de câmera Nikon como webcam é primeiro necessário observar se ela possui conectividade Bluetooth. Se possuir, é possível fazer tal adaptação via aplicativo da própria fabricante de forma fácil e intuitiva, seguindo os passos lá encontrados. 

Quantos megapixel tem a Nikon D60?

A Nikon D60 possui um sensor de 10,2 MP.

Como conectar a câmera Nikon a PC?

A conexão pode ser feita via cabo HDMI com a entrada na própria câmera ou, se o intuito é transferir imagens e vídeos para o computador, pode-se fazer com o uso de um cartão SD

Quantos cliques dura uma câmera Nikon D60?

A bateria da câmera Nikon D60 dura cerca de 500 fotos, o que é bem satisfatório para a sua categoria.

Como tirar boas fotos com a Nikon D60?

 Essa é uma pergunta sem resposta certa. Tirar uma fotografia boa depende de técnica, estudo e olhar fotográfico. Desenvolvendo esses três pilares, as suas fotos terão tudo para arrasarem!

Conclusão: A Câmera Nikon d60 é boa ou não?

Depois de entender mais sobre a categoria e ter contato com câmeras similares, a dúvida é: a Nikon D60 vale a pena?A resposta é: atualmente, não.

O modelo foi muito revolucionário para época de lançamento, mas atualmente existem modelos mais baratos e melhores de câmeras DSLR semi-profissional. Um bom exemplo é a Canon PowerShot SX540 . Este modelo entrega qualidades de imagem melhores, funcionalidades extra e mais robustez.

Optar por um modelo mais moderno é uma forma de garantir que seu equipamento seja útil por mais tempo.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *