Efeito Vintage: O Que é e Como Fazer?  

Pode ser bem tentador tirar fotos com efeitos mais antigos, que lembram as fotografias tiradas nos anos 1980 e 1990. As câmeras mais modernas de hoje em dia, entretanto, já não disponibilizam essa possibilidade – então, existem algumas maneiras de reproduzir esse efeito.

E esse efeito tem um nome que foi popularizado: efeito vintage! Quer saber o que é e aprender como fazer o efeito vintage? Confira o texto abaixo!

Efeito Vintage: O Que é e Como Fazer?  

O que é o efeito vintage? 

O efeito vintage é criado a partir de fotos que tenham um estilo retrô, sempre lembrando o tipo de imagens que era feito no passado, principalmente entre os anos 1980 e 1990. É uma estética muito peculiar e divertida, então pode ser muito legal reproduzir esse estilo nos dias de hoje, já que as fotos ficariam com um ar nostálgico. 

Para resumir, o efeito vintage nas fotos faz com que as imagens fiquem ‘queimadas’. A iluminação também fica distorcida e estourada, características que eram vistas em fotos tiradas com câmeras analógicas, em gravações feitas em fitas VHS e imagens feitas em Polaroid. 

Mas para seguirmos para mais detalhes de como fazer o efeito vintage nas suas fotografias, você deve estar se perguntando: o que, na realidade, significa vintage? Pois bem, vintage, basicamente, que dizer ‘clássico, antigo, tradicional’. Além disso, é quando algo clássico, antigo e tradicional remete a algo de ótima qualidade. 

A referência, portanto, é sempre a alguma coisa do passado e pode estar presente em diversos estilos, como roupas, carros e tudo o que você quiser classificar como vintage. Mas, aqui, vamos continuar falando especificamente em como produzir este renomado efeito vintage nas suas fotografias

O que você irá precisar para fazer o efeito vintage?

Para fazer o efeito vintage, você vai precisar de poucas coisas. Mas, primeiramente, você precisa definir como você irá transformar seu pacote de fotografias em produtos vintage. Ser você escolher fazer isso através da maneira tradicional, a primeira coisa que você vai precisar é de uma câmera analógica.

Se a câmera analógica não for possível, existem as alternativas de produzir em fitas VHS em gravações e também nas tradicionais Polaroid. Então, resumindo: você vai precisar de filme de câmeras analógicas, VHS ou Polaroid, a câmera em si e de um lugar que faça a revelação dessas fotos posteriormente. 

Entretanto, se você não estiver disposto ao trabalho que isso vai dar e quer transformar suas fotos em produtos vintage mais rapidamente, é possível apostar em aplicativos que disponham desses efeitos. Nos tempos atuais, há uma infinidade de aplicativos de edição de fotos, onde você consegue fazer a edição facilmente, apenas aplicando um efeito específico. 

Então, você vai precisar de um celular ou um computador, dependendo de onde você for fazer essa edição. Você pode tirar essas fotos tanto com o smartphone quanto com o PC, já que existem apps para ambas as plataformas. Além disso, saiba que é possível tirar essas fotos já dentro de aplicativos específicos para efeito vintage. 

Desta maneira, você já vai tirar a foto e ela vai sair já pronta com o efeito vintage. Portanto, deu para ver que não são necessárias câmeras caríssimas nem aparatos moderníssimos para fazer esses feitos – é possível também, mas não chega a ser tão prático assim para quem quer apenas se divertir com as fotos vintage. 

Como fazer o efeito vintage?

Abaixo, vamos trazer um passo a passo simples de como colocar o efeito vintage nas suas fotografias. É simples, rápido e prático, então continue lendo para saber mais sobre esse estilo!

Escolha como você vai tirar as fotos

Escolha como você vai tirar as fotos

Como já falamos aqui anteriormente, primeiro você tem que saber como você vai tirar essas fotos. Pode ser do jeito tradicional, com as câmeras analógicas, ou do jeito moderno, através da aplicação de efeitos em apps específicos de edição de fotos vintage. No caso das câmeras analógicas, existem lojas de câmeras antigas por aí, então procure uma que seja bacana e que tenha tudo por um bom preço. 

Se você for usar o seu celular ou a sua câmera, faça um teste primeiro e veja se as suas câmeras estão funcionando normalmente. Caso a qualidade das fotos seja boa, transfira as fotos que você tirou para o computador ou edite diretamente nos aplicativos de celular. Certamente as fotos ficaram ótimas. 

Ache o aplicativo que você vai usar

Ache o aplicativo que você vai usar

Pensando na maneira mais moderna de fazer este efeito vintage, é importante que você ache o aplicativo certo para o uso na hora da edição. Em alguns deles, você pode até tirar as fotos diretamente pelo aplicativo e ela vai sair já pronta. Depois disso, você pode ajustar a luminosidade, o contraste e o nível do próprio efeito vintage. 

Se você for editar pelo computador, é possível fazer todo esse processo pelo Photoshop, tradicional plataforma de edição de fotos. Nas plataformas mais recentes, também é possível fazer isso, como no Canva, Befunky e plataformas similares, que não precisar ser baixadas nem nada do tipo. 

Nos aplicativos de celular, existem algumas opções legais: Huji Cam, Lomograph, Grain Cam, Instants, VHS Cam e outros. Se você não quiser baixar nada, também existe uma opção que é o Instagram: dentro dele, existem molduras prontas e efeitos prontos que simulam as fotos com efeito antigo e vintage. 

Entretanto, nos aplicativos que citamos aqui, talvez o resultado fique um pouco melhor. 

Aproveite 

Aproveite 

Tirou as fotos, editou/revelou e pronto! Suas fotos com efeito vintage já estão disponíveis para você. Agora, cabe a você decidir o que fazer com elas: você pode postar nas redes sociais, revelá-las para montar um álbum vintage e muito mais. 

As opções são infinitas quando se trata do que fazer com essas fotos, mas saiba que a escolha e todo esse processo é algo seu, então aproveite ao máximo tudo isso. 

Conclusão

As fotos com efeito vintage, que trazem um ar dos anos 1980 e 1990 para os dias atuais, são muito divertidas de se produzir. Certamente você vai querer usá-las no seu álbum físico ou também nas redes sociais. Então, é importante seguir esse passo a passo que deixamos aqui – assim, todo o processo ficará mais leve e mais fácil de se produzir. 

Gostou do texto? Tem mais alguma dúvida sobre o efeito vintage? Escreva nos comentários abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *