As 5 Melhores Câmeras Digitais Compactas em 2021

Quer saber como escolher a melhor câmera digital compacta? Fique ligado neste artigo.

As câmeras DSLR ou mirrorless geralmente são grandes, necessitam de acessórios e precisam de uma case somente para ela. As compactas economizam no tamanho, podendo caber no bolso do usuário, mas sem deixar a qualidade de lado.

No entanto, escolher a que melhor se adapte a sua realidade é uma tarefa espinhosa. Por isso separamos as melhores câmeras do mercado, de diversas marcas, para te ajudar a escolher a sua próxima câmera compacta.

Melhores câmeras digitais compactas para comprar online 

Veja abaixo nossa lista das melhores câmeras compactas do mercado:

Imagem

Produto

Preço (R$)

Melhor câmera compacta

✔️ Melhor câmera compacta

Ótima câmera em custo benefício

 ✔️ Ótima câmera em custo benefício

Câmera Alpha a6000 - Sony

 ✔️ Bom sistema de foco automático

Melhor câmera ultra-compacta

 ✔️ Melhor câmera ultra-compacta

 ✔️ Ótima câmera para iniciantes

1. Câmera RX100 VII – Sony

Melhor câmera compacta

O primeiro da nossa lista de melhores câmeras digitais compactas aparece se mostrando com mais um modelo pequeno, mas com qualidade pro a Sony RX100 VII  não decepciona. Com um design simples, pequeno e potente, esta máquina produz imagens incríveis e com níveis profissionais.

Com um sensor de 20,1 MP e um zoom óptico de 8x, este modelo entrega o pacote perfeito para captura de imagens perfeitas.O zoom automático possui uma tecnologia chamada Eye AF que permite a mudança rápida de foco similar a de um olho humano. Este modelo também possui rotação de 180º graus do display, permitindo estar sempre com um rosto bonito na foto.

Querida pelos vloggers, este modelo possui gravação em 4K e entrada de microfone. Combinando qualidade, praticidade e adaptação, este modelo entrega tudo que um viajante ou produtor de conteúdo para o YouTube precisa. Porém, para quem busca usar para algum esporte de movimento, a estabilização de imagens se mostra não muito efetiva.

No que se refere à conectividade, o modelo possui conexão Wi-Fi. 

Prós

Contras

✅ Vídeos em 4k

✅ Entrada para microfone

✅ Foco automático com tecnologia Eye AF

🚫 Estabilizador de imagem não potente 

🚫 Preço elevado


2. Câmera PowerShot G7 – Canon

Ótimo custo benefício

Combinando tamanho com excelência, a Canon entrega com esse modelo uma câmera capaz de tirar fotos com níveis semi-profissionais, mas com a facilidade de caber em um bolso.

Com um design único, a  PowerShot G7 X Mark II entrega um modelo com um display giratório, podendo ser posicionado de forma que o fotógrafo consiga produzir selfies e vlogs incríveis. 

Possui um sensor de 20 MP, o que permite obter imagens incríveis e muito nítidas, no nível de qualquer DSLR ou mirrorless. Além disso, o seu ISO varia de 1 a 25600 o que permite também que fotos em ambientes com pouca luz sejam feitas de forma magnífica. Por fim, este modelo vem acompanhado de um processador Digic 7, o que garante a qualidade de imagem.

No que se refere à conectividade, a  PowerShot G7 X Mark II possui tecnologia de transmissão de fotos e vídeos pelo Wi-Fi, o que facilita a velocidade de troca de dados. Para quem busca o modelo de câmera com a finalidade de filmar é bom se atentar: ele não produz vídeos em 4K, apenas em Full HD.

Prós

Contras

✅ Leve  

✅ Grande variação de ISO

✅ Conectividade Wi-FI


🚫 Não permite vídeos em 4K




3. Câmera Alpha a6000 – Sony

Bom sistema de foco automático

Este modelo é uma carta na mão para qualquer bom fotógrafo. Com qualidades de excelência, a Sony Alpha a6000 é uma ótima pedida quando se busca praticidade.

Com um sensor melhor do que as anteriores, este modelo possui 24,2 MP e entrega imagens definidas. Além disso, a sua taxa de ISO varia entre 1 – 25600 entregando imagens nítidas, também, em ambientes restritos de luz. 

O que se destaca é o seu conjunto de foco automático. São 179 pontos no plano focal e 25 pontos de detecção de contraste. Com isso, adaptar a câmera a atuar como um olho humano, em uma velocidade similar, não se torna uma tarefa impossível. 

No entanto, o zoom óptico do modelo é restrito, com apenas 3x, o que pode ser um problema, uma vez que não é possível fazer trocas de lentes. Além disso, este modelo não possui filmagem em 4K, o que atrapalha quem busca um bom aparelho para produção de conteúdo online.

Prós

Contras

✅ Sistema de AF potente

✅ Sensor de 24,2 MP

🚫 Zoom óptico restrito

🚫 Não grava em 4K

4. Câmera Powershot G9x – Canon 

Melhor ultra-compacta

Este modelo é uma câmera ultra-compacta de alta qualidade. Possui um design único, que mistura modernidade de tecnologias com a aparência de uma câmera analógica. 

Possui um sensor de 20,1 MP, junto ao processador Digic 7, o que faz ele entregar imagens incríveis. A Canon promete que, mesmo com um zoom óptico restrito de apenas 3x, o desempenho da câmera não será afetado. Além disso, a Powershot G9x Mark II vem equipada com um estabilizador de imagem e ajuda a reduzir possíveis impactos na filmagem.

Infelizmente este modelo não grava em 4K e acaba sendo um limitante para quem busca uso desta ultra-compacta para vlogs, por exemplo. No que se refere a tela do display, ela possui algumas limitações no sentido de alcance, uma vez que a tela é fixa.

Este modelo possui conexão WI-Fi e Bluetooth, facilitando a vida de quem não quer perder tempo ao transferir as imagens incríveis captadas pela Powershot G9x Mark II para o seu smartphone.

Prós

Contras

✅ Design ultra-compacto

✅ Ótimo processador

✅ Conectividade WI-Fi

🚫 Não grava em 4K,

🚫 Limitações do zoom óptico 


5. Câmera Cyber-Shot DSC-W830 – Sony

Ótima câmera para iniciantes

Este modelo é perfeito para quem quer experimentar uma câmera digital compacta, mas com um investimento baixo. O modelo possui um valor de custo pequeno, mas não deixa a desejar na qualidade, por isso está presente na nossa lista de melhores câmeras digitais compactas.

O sensor deste modelo é de 20,1 MP, o que permite que detalhes e cores sejam fiéis aos observados a olho nu. O seu sistema de foco automático promete não decepcionar, assim como o zoom óptico de 8x.  Por fim, possui um estabilizador de imagem que auxilia a suavizar a trepidação de movimentos. 

O foco automático, chamado de iAuto neste modelo da Sony, ajuda a ajustar as definições de entrada de luz de forma automática. Assim, é possível que a câmera corresponda de forma simples às condições de luz do ambiente sem muitas complicações. 

Porém, esta câmera se mostra bem reduzida para filmagens, que são em Full HD 720p, menor do que a maioria dos Full HD. Se o intuito não é produzir vídeos profissionais, este modelo entrega um resultado dentro dos padrões. 

Prós

Contras

✅ Baixo investimentos

✅ Ótimo zoom óptico

✅ Possui estabilizador de imagem

🚫  Grava em Full HD 720p



O que comparar nas câmeras digitais compactas? 

As câmeras digitais compactas, como seu próprio nome diz, possuem todas as funcionalidades em um objeto só, o que facilita um pouco a análise do que se observa ao escolher a sua própria.

Uma característica a ser observada é a resolução da imagem, ou seja, a potência do seu sensor. Quanto maior for, melhor a imagem será. Existem outras duas funções importantes ao se escolher um modelo: o zoom óptico e o sistema de foco automático. Ambos precisam estar bem afiados e de acordo com a necessidade pessoal já que este tipo de câmera não permite troca de lentes. 

 Além disso, se a finalidade também for para filmagens, é preciso ver qual é a sua filmagem, em Full HD ou 4K. Se a busca é por uma câmera com funcionalidade de vlog ou produção de conteúdo audiovisual, prefira modelos que entreguem filmagens em 4K.

No entanto, se o foco é apenas para fotografias, a filmagem em Full HD pode suprir uma possível eventualidade de uso da função.

Você pode escolher uma câmera mais simples e barata, como a Cyber-Shot DSC-W830 ou a mais moderna e completa, como a Sony RX100 VII, tudo depende da sua finalidade de uso. Definir qual será o real uso deste material é a peça-chave para a escolha consciente da câmera digital que melhor se encaixe à sua realidade. 

Estes modelos possuem as funções básicas de fotografar, são leves e rápidas. Uma função que não está presente ativamente em todos os modelos é o estabilizador de imagens. Ele será capaz de suavizar imagens que foram colocadas em algum tipo de impacto. Prefira sempre produtos com essa funcionalidade. 

E, por fim, se atente ao visor. Se ele é móvel, a adaptação desta câmera às mais diversas situações, como a captura de um selfie ou vlog, será mais facilitada. Se o visor é fixo este tipo de ação passa a ser limitada. 

Como escolher a melhor câmera digital compacta 

E a pergunta é: como escolher a melhor câmera digital compacta para mim? Vamos te apresentar alguns pontos a serem priorizados na sua compra.

Lentes

Se a ideia é resolução de lentes, você deve escolher a mais completa. É bom ter um sensor de imagem potente, assim como funcionalidades de foco automático e zoom.

Um pedido bom para quem gostaria de investir neste equipamento seria a Sony RX100 VII. Para quem busca algo mais em conta, a PowerShot G7 X Mark II é ideal.

Tamanho

Uma das qualidades mais buscadas em uma câmera compacta é o seu tamanho. Todas, de forma geral, cabem em um bolso ou uma bolsa.

Porém, se a busca é por uma pequena câmera fotográfica, potente e com bom valor de uso, a Canon Powershot G9x Mark II é a preferida.

Ela respeita com honra o padrão de qualidade da marca e ainda é pequena, pesando pouco mais de 300 g, sendo perfeita para não ser um peso extra na bagagem.

Finalidade de uso

Uma coisa é certa antes de escolher a câmera digital compacta ideal para você: definir sua finalidade de uso. Escolha se será uma câmera auxiliar, uma câmera apenas para viagens, uma câmera para aprender o mundo da fotografia… existem diversas funcionalidades para estes modelos.

Aqui neste artigo você encontra produtos que atendem todas essas finalidades.

Além disto tudo, este modelo de câmera também é muito procurado quando se busca migrar de um smartphone para um modelo unicamente fotográfico. Esta procura é, muitas vezes, feita por pessoas que utilizam a função de vídeo do aparelho.

Seja para vlogs ou para uso pessoal, possuir uma potência de vídeo é essencial. A melhor pedida é sempre aparelhos que possuam capacidade de filmagem em 4K e, de preferência, que possuam telas giratórias que permitam acompanhar o que é produzido enquanto filma.

Conectividade

E por fim, mas longe de ser menos importante, é muito importante estar atento à capacidade de conectividade do modelo. Sem uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth, transferir os dados para um smartphone se torna um processo demorado que, com a funcionalidade, demoraria instantes.

Perguntas frequentes 

Quais as melhores marcas de câmeras digitais?

Atualmente no mercado, as melhores marcas de câmeras digitais são a Canon e a Sony. A primeira, muito respeitada no mercado por seus diversos produtos fotográficos e história, e a segunda pela sua excelência -principalmente- no que tange às câmeras digitais compactas.

O que é o tamanho do sensor e a sensibilidade ISO de uma câmera digital?

O sensor é responsável por capturar uma imagem, garantindo qualidade, nitidez e cores vivas de uma imagem. Ou seja, quanto maior o tamanho, melhores as imagens tendem a ser. O ISO é a sensibilidade deste sensor à luz e quanto maior for a taxa de variação dele, melhor a sua câmera poderá de comportar em ambientes com muita ou pouca luz

Qual a importância da da lente objetiva em uma câmera digital?

As lentes objetivas são responsáveis por fazer a imagem “caber” na tela do seu equipamento ou, então, para colocar em destaque um pequeno detalhe. Ela ajuda, também, na quantidade de luz que o sensor vai receber. De forma resumida, sem ela, o trabalho da câmera digital não seria feito de forma correta.

O que é o visor e o estabilizador de imagem de uma câmera digital?

O visor de uma câmera digital é o local por onde é possível ver o que está sendo fotografado ou filmado e o local onde o resultado desta captura aparecerá. Alguns visores são fixos e outros giratórios, permitindo mais liberdade na ação fotográfica. O estabilizador de uma imagem atua para reduzir os efeitos de possíveis impactos e desníveis e entregar uma imagem suave. 

O que é a taxa de captura contínua e a opção de vídeo de uma câmera digital?

Ao capturar fotos, alguns aparelhos permitem uma captura contínua de imagens criando vários quadros de imagens. Essa taxa demonstra a capacidade da câmera de abrir e fechar o obturador em um certo tempo, então quanto maior for esse número, mais rápido é o seu aparelho. A opção de vídeo é a capacidade de uma câmera de criar vídeos com som.

Conclusão: qual a melhor câmera digital compacta 

De forma geral, a melhor câmera digital compacta, atualmente, é a Sony RX100 VII. Você não vai se arrepender de investir nesse aparelho uma vez que entrega qualidades de ponta. Ela possui um zoom de alta qualidade, um sensor potente e ainda grava em 4K. É um aparelho pronto para atender todas as necessidades que o usuário possa ter.

Em termos de custo-benefício, a Canon PowerShot G7 X Mark II entrega uma ótima escolha. Ela entrega atributos potentes, com uma taxa de variação de ISO alta e outras especificidades também. Mesmo que não possua a função 4K para filmagens, ela entrega um ótimo aparelho com um custo condizente ao esperado.

Se a decisão é por uma câmera de base, talvez até para um jovem se aventurar em um meio mais profissional, a câmera pedida é a Cyber-Shot DSC-W830. Mesmo que com algumas funcionalidades reduzidas, este produto da Sony entrega o pacote completo que uma câmera digital compacta precisa ter.

Escolheu seu favorito? Agora é mão à obra para obter imagens de arrasar!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *