Os 7 Melhores Livros de Fotografia em 2022

A fotografia é uma arte querida por muitos, seja na prática em si ou na apreciação dela. A sua subjetividade e beleza trazem à tona sentimentos aos espectadores. Por isso, para os amantes da arte, separamos os 7 melhores livros de fotografia do ano.

A arte de fotografar vai muito além de clicar a realidade, ela transpassa pela necessidade de captar o sentimento que o momento passa. Para isso, é preciso mesclar técnica com um olhar fotográfico bom, o que não é feito sem muito estudo.

Para ajudar os amantes desse produto artístico, preparamos um guia para te ajudar a comprar o livro que mais se encaixa à sua realidade e necessidade.

Melhores livros de fotografia do mercado

Veja abaixo nossa lista dos melhores livros de fotografia do mercado:

1. Livro ‘’Genesis’’ – Sebastião Salgado

Livro ‘’Genesis’’ - Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é um dos maiores fotógrafos brasileiros, com renome e fama nacional e internacional. Com a obra focada principalmente na natureza brasileira e sua função social, o fotógrafo conseguiu encantar milhares.

Ele fez mais de 32 viagens, feitas com todos os meios de transporte possíveis, à procura da natureza em seu estado mais único e original. Neste livro ele reuniu em mais de 500 páginas o trabalho dessa árdua busca.

No livro é possível encontrar animais típicos das regiões fotografadas, vegetação intacta pela ação do homem, povos indígenas de tribos muito afastadas e outros muitos elementos únicos.

O interessante desse trabalho é que foi feito integralmente em preto e branco, mas mesmo assim é possível entender muito bem o brilho da natureza representada. As imagens permeiam todos os continentes e entregam uma realidade muito comovente, fazendo com que o leitor tenha uma nova visão do planeta.

✅ Trabalho de pesquisa bem feito

✅ Livro de renome

✅ Muitas fotografias

🚫 Preço alto



2. Livro ‘’Leia isto se quer tirar fotos incríveis ‘’- Henry Carrol

Livro ‘’Leia isto se quer tirar fotos incríveis ‘’- Henry Carrol

Diferente do livro de Salgado, este é um livro com muitos e longos textos e focado, principalmente, em ensinar a fotografar, e não a mostrar belas fotografias.

Henry Carrol tem como base ensinar a técnica da fotografia de forma simples e rápida, sem muitos diagramas e frases prontas. Para o escritor, a fotografia é apenas uma arte de entender como funciona a técnica.

No livro, o leitor irá aprender como trabalhar composições de luz, qual a melhor lente para o modelo de câmera que você tem e, principalmente, como trabalhar o seu olhar fotográfico para não depender constantemente da técnica. 

Seja a sua câmera DSLR ou uma compacta, no livro de Carrol você irá encontrar as técnicas e bases que você precisa. Como forma de ensino, ele também faz uso de diversas fotos famosas, de mais de 50 fotógrafos,  e explica como elas foram tiradas. Assim, ele desmistifica a fala de que “tirar foto é muito difícil” e torna a realidade mais próxima do leitor. 

✅ Ótimo para iniciantes

✅ Indicado para aprender técnicas de fotografia

✅ Bom manual

🚫 Raso para quem já tem conhecimento fotográfico



3. Livro ‘’A câmara clara’’ – Roland Barthes

Livro ‘’A câmara clara’’ - Roland Barthes

Este é um livro clássico da França e da história da fotografia. Com poucas páginas, Roland Barthes busca estudar os efeitos da fotografia nos espectadores.

A investigação da própria fotografia é o tema central deste livro. Com muitas influências da psicologia, Barthes busca entender qual o efeito da imagem nas pessoas e, por outro lado, como elas afetam o processo de registro fotográfico.

Muito mais do que entender a fotografia como um registro da natureza por simples documentação, o autor mostra-a como arte, como objeto artístico que tem impacto nas pessoas e que precisa de sentido. 

O livro foi feito em homenagem à falecida mãe de Barthes.

✅ Curto

✅ Clássico

✅ Interessante para estudiosos de Artes

🚫 Não ensina a fotografar



4.Livro ‘’Sobre fotografia’’ – Susan Sontag

Livro ‘’Sobre fotografia’’ - Susan Sontag

Este é um livro muito premiado e que fez história em seu meio. Em 1977 ganhou o National Book Critic Circle Award, que é um prêmio para publicações feitas no Reino Unido. Com isso, ele se concretizou no ramo e fez história. Porém, inicialmente, o livro foi lançado no Brasil.

A obra reúne seis ensaios da época que colocam a fotografia como fenômeno moderno e de interferência social após a sua criação. Com isso, a autora busca entender, com o uso de romances, como essa arte passou a afetar o quadro social vigente de forma diretamente ligada ao capitalismo. 

De forma simples e direta, Susan passa por várias áreas afetadas pela fotografia, como a arte, sociologia ou até a estética. Com a dialética constante com o consumo, ela mostra como a ação humana passa a ter uma função baseada na criação de uma fotografia. 

✅ Fácil de ler

✅ Análise social da imagem

✅ Preço baixo

🚫 Não ensina a fotografar



5. Livro Para entender uma fotografia – John Berger

Livro Para entender uma fotografia - John Berger

Assim como Susan, o autor deste livro, John Berger, não busca entender a fotografia como uma técnica, mas sim como um elemento social, com interesses subjetivos. 

Nesta análise, o autor buscou entender a fotografia por meio de ensaístas. Ele reuniu 24 ensaios feitos por mais de 40 anos, nos quais ele busca entender o papel dessa arte na sociedade e vice-versa. 

Com muita influência da psicanálise, metafísica, literatura e filosofia, ele estuda alguns grandes fotógrafos e suas obras. Sebastião Salgado é um de seus objetos de análise, no qual ele procura entender qual a função crítica de suas fotografias. 

✅ Obras famosas analisadas

✅ Visão psicológica da foto

🚫 Leitura pesada


6. Livro Fotografia Básica de Langford: Guia Completo para Fotógrafos – Michael Langford

Livro Fotografia Básica de Langford: Guia Completo para Fotógrafos - Michael Langford

Diferente dos anteriores, este é um um livro para ensinar alguns princípios para fotografar bem. O autor MIchael Langford busca ensinar de forma simples a técnica. 

Se você está em dúvida de qual equipamento comprar, de como usá-lo e de como manipular as fotos feitas por ele, este é o livro ideal. De forma bem detalhada, Langford ensina cada passo dessa tomada de decisão.

Porém, mais do que um simples guia, o autor também faz análises sobre a importância visual da obra que você está escolhendo. De nada adianta formar uma composição desarmônica se você está buscando captar o contrário. 

Com base em várias obras de fotógrafos famosos, Langford te ajudará a entender bem a arte da fotografia. 

✅ Ótimo para quem quer entender a fundo o tema

✅ Bom para estudiosos da área

✅ Muito bem detalhado 

🚫 Preço alto



7.Livro ‘’Outras Américas’’ – Sebastião Salgado

Livro ‘’Outras Américas’’ - Sebastião Salgado

Este é outro livro do famoso Sebastião Salgado, mas agora com fotografias feitas para ilustrar uma América Latina diferente dos estereótipos coloniais. 

O livro Outras Américas demorou sete anos para ser produzido, uma vez que Salgado percorreu partes do Brasil, Chile, Bolívia, Peru, Equador e México. Na caminhada, ele encontrou diversos povos, culturas e, principalmente, muitos climas. Seja pelo calor do nordeste brasileiro ou o frio das montanhas chilenas, o fotógrafo buscou categorizar tudo o que via.

Com fotografias mostrando a pobreza, os ritos culturais, a fé e política, Salgado buscou entender a união das culturas que faz o povo dessas regiões tão forte. Sem dúvidas as imagens são belas, mas o fotógrafo buscou relatar as injustiças do mundo (e conseguiu).

✅ Belas imagens

✅ Projeto grande e vasto

✅ Análise crítica por trás das fotos

🚫 Preço alto



O que irei aprender lendo um livro sobre fotografia?

Um livro de fotografia pode ter diversas funções e significados para cada pessoa. 

Dependendo do tipo de livro, você poderá aprender as noções básicas da fotografia, como manusear o seu equipamento e até como fazer a pós curadoria. Esse manual irá te ajudar a ter o primeiro contato com esse mundo. Isso é muito importante para incentivar a prática e desmistificá-la.

Além disso, você pode optar por modelos de livros que sejam focados em trabalhar o olhar artístico por meio de outras fotografias. Então, com eles você conseguirá ter mais criatividade e um material de estudo.

Por fim, uma outra grande utilidade desses livros pode ser ensinar o papel da fotografia na sociedade. Então, analisar a foto como um objeto de transformação social e de influência direta na sociedade e no modelo de economia que vivemos

Como escolher o melhor livro sobre fotografia

Agora que você conhece os melhores livros de fotografia do ano e sabe para que servem, está na hora de escolher o melhor para você, mas existem alguns pontos a serem avaliados antes. 

Afinidade com a fotografia 

A primeira coisa a se definir é a afinidade que você tem com a fotografia e com o fotografar. De nada adianta comprar um livro que não é para o seu nível de entendimento.

Pense o quanto você entende sobre a técnica, isso será o passo de partida. Você sabe mexer bem com as funções da sua câmera? Entende bem o que significa ISO, foco ou abertura? Esses são alguns questionamentos a serem feitos.

Além disso, entenda o quão acostumado você está a fotografar, a ter o olhar fotográfico. 

Custo

Mais do que gostar de um livro, é preciso saber se ele se encaixa ao seu orçamento. 

Defina um gasto para o livro e compre o que estiver dentro dele. É preciso lembrar que o livro é apenas um plus, você terá outros gastos com a sua guinada fotográfica e não dá para ultrapassar todo o limite em um só objeto. 

Finalidade 

Por fim, um ponto a se considerar é a finalidade deste livro.

Você precisa entender se quer um livro para aprender a fotografar, para apreciar obras ou para entender subjetivamente a fotografia etc. Assim, com essa base feita, você conseguirá fazer a sua compra.

Muitas vezes compramos exemplares por sua fama ou impulso e acabamos não os lendo. para evitar o desperdício de dinheiro e de tempo, faça essa análise antes! 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor livro para observadores da arte?

Se a sua meta é entender a arte da fotografia como apenas um objeto de apreço, os livros de Sebastião Salgado serão de muita utilidade. Sua obra é repleta de belas imagens e suas histórias, o que encanta qualquer um. 

Qual livro ideal para quem está estudando fotografia na faculdade?

Se você está estudando fotografia academicamente e precisa de um livro que seja capaz de te ensinar as técnicas mais a fundo, o “Fotografia Básica de Langford: Guia Completo para Fotógrafos”, de Michael Langford, é o mais indicado. Nele você terá todo o suporte necessário. 

Qual livro escolher como manual?

A busca por um manual básico geralmente vem de pessoas que não dominam a técnica e buscam conhecer mais. Para estar por dentro de tudo e de forma simples, é indicado ler o livro  “Leia isto se quer tirar fotos incríveis”, de Henry Carrol.

Sobre o que é o livro ” Outras Américas”?

O livro “Outras Américas”, de Sebastião Salgado, busca entender criticamente como é construída as relações e visões dos povos da América Latina e suas injustiças sociais. 

Conclusão: Qual o melhor livro de fotografia 

Se você busca um livro vasto, com muitas imagens e que te ensine a ter um olhar mais aguçado ou até para simplesmente admirar, você deveria escolher “Genesis”, de Sebastião Salgado. Com a vasta obra, o autor te ajudará a imergir na sua arte. 

No entanto,s e você não conhece muito sobre fotografia e está em busca de entender melhor, o livro “Leia isto se quer tirar fotos incríveis”, de Henry Carrol, é o ideal. Nele você entenderá de forma mais simples a técnica. Porém, se você já tiver algum contato prévio com a arte e busca aprofundar no assunto, o manual “Fotografia Básica de Langford: Guia Completo para Fotógrafos”, de Michael Langford, é mais indicado.

Por fim, se você está em busca de um livro que te faça pensar o papel social da imagem na sociedade, a indicação é por dois modelos. O primeiro é o “Sobre fotografia”, de Susan Sontag, e o segundo “Para entender uma fotografia”, de John Berger. Ambos fazem uma passagem pela área psicológica da imagem e como ela dita os nossos ritos sociais

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.