Home » Efeito Lens Flare: Como Usar e Como Evitar

Efeito Lens Flare: Como Usar e Como Evitar

Você sabe o que é o efeito lens flare? Certamente você já viu em fotografias ou em filmes de Hollywood, incluindo a série Star Trek de JJ Abrams. Para algumas pessoas é um defeito que deve ser evitado, para outros é um recurso estético. 

Ao escolher aprender como usar o efeito lens flare da maneira correta você vai poder transformar um defeito numa estética conceitual e dar uma aparência diferenciada em suas fotografias. 

Efeito lens flare

Para começar você terá que deixar de lado a regra básica da fotografia que é sempre fotografar de costas para a fonte de luz principal, pois o bom uso do efeito lens flare é justamente você apontar sua câmera e olhar a luz que vem na sua direção. 

Está pronto para experimentar? 

O que é o efeito lens flare? 

O efeito lens flare é um tipo de “reflexo de lente” que acontece quando uma luz brilhante entra na lente da câmera, atinge o sensor e reflete para fora, como um defeito. 

Esse reflexo pode impactar visualmente a gravação de uma imagem de vários modos: reduzindo os contrastes pelo efeito de neblina causado, ou clarão ou transparência; o surgimento de halos circulares transparentes ou linhas de rastros de luz perpassando pela imagem. 

Essas interferências ocorrem quando o tema que você vai fotografar está entre a sua câmera e uma luz por trás do tema ou na sua lateral. Essa luz pode ser a luz do sol que é um ponto de luz muito brilhante e forte, ou luz de estúdios, ou faróis de carros. 

Dependendo da posição, a fonte de luz brilhante poderá ofuscar o seu tema, resultando numa aparência com muita neblina que, por sua vez, resultará na ausência de contraste, uma vez que as cores e os cinza fazem a passagem de tons de um modo difuso pela imagem. 

O resultado pode ser positivo ou negativo, ou seja, pode deixar sua imagem bonita ou literalmente destruída. Compreender o reflexo da lente e suas causas pode ajudá-lo a evitá-lo ou controlá-lo em sua fotografia.

Como usar o efeito lens flare 

Como usar o efeito lens flare

Dentro da lente da câmera, existem elementos de espelhos e vidros que trabalham juntos para introduzir a luz no sensor da câmera e registrar a imagem. Esses elementos quase sempre têm um revestimento anti-reflexo, mas não é perfeito. 

Quando há uma fonte de luz muito brilhante diante da lente de uma câmera, emitindo uma quantidade imensa de luz que reflete por todos os elementos de vidro, como se estivesse numa sala de espelhos, o fotógrafo só tem duas saídas: saber usar ou saber evitar o efeito que essa luz causará. 

Para aprender a usar o efeito lens flare a seu favor, você precisa reconhecer que existem, de modo geral, dois tipos de reflexos de lente: o reflexo velado e o reflexo fantasma. Eles são muito parecidos, mas, com alguns detalhes distintos tornam-se diferentes e seus efeitos bem trabalhados agradam bastante na finalização da imagem.

Como evitar o efeito lens flare 

Se você já estiver usando uma lente moderna, atualizada, terá mais chances de evitar o efeito lens flare, pois boa parte das lentes já são projetadas com revestimentos anti-reflexos  a fim de reduzir reflexos e ruídos, mas, até mesmo algumas das melhores lentes de nível profissional podem renderizar ruídos acidentalmente.

Como já sabemos que evitar o efeito lens flare na hora da gravação é mais fácil que removê-lo depois no photoshop, leia as dicas para evitar qualquer tipo de efeito lens flare inconveniente que venha estragar suas fotos: 

Fotografe com a fonte de luz atrás de você. Essa é uma regra básica da fotografia. 

Use um para-sol. O para-sol ajuda a bloquear os raios solares. Pode ser um para-sol comprado ou improvisado com cartolina, objeto, e até mesmo a sua mão. 

Use lentes de boa qualidade. As lentes mais profissionais possuem anti-reflexo, são revestidas e garantem melhor captura de imagem. 

Use lentes primárias em vez de zoom. As lentes primes possuem ópticas mais simples e menos elementos óticos, quanto menos elementos, menos reflexos, menos ruídos.  

Mude de perspectiva, de enquadramento. Se a luz vem da frente e você quer aquela cena, espere um pouco a luz abaixar ou procure outro ângulo. 

Como remover no photoshop

Se, contudo, acontecer de você fotografar com um alargamento de lente, gravar uma imagem no improviso e só ver o efeito lens flare inadequado quando chegar em casa, você pode tentar alguns procedimentos no Photoshop para removê-lo, mas a maioria desses procedimentos será trabalhoso e demorado, como por exemplo usar uma ferramenta de clone ou um pincel de cicatrização de manchas para substituir todos os pontos claros. Se de fato precisar remover, existem alguns tutoriais que você pode encontrar na web com o passo a passo dos procedimentos. 

Porque utilizar o lens flare?

O efeito lens flare bem usado e bem feito pode ser um bom aliado para criar um estilo e uma estética fotográfica que agrada bastante aos amantes da fotografia e aos cineastas que querem uma imagem mais artística, querem passar uma leveza, uma atmosfera efêmera, de sonho e tranquilidade. 

Tipos de lens flare

Veiling Flare ou  Lens Flare Sun

O reflexo do véu, como o nome diz, vai deixar sua imagem como se ela tivesse sob um véu bem fino e transparente.. O efeito pode ser realizado quando a fonte de luz está fora do ângulo de visão da lente, ausente da imagem, mas seus raios de luz ainda alcançam o elemento frontal da lente. O resultado será uma falta de contraste com efeito de neblina e cores desbotadas. 

Ghosting Flare

O reflexo fantasma representa todos os artefatos que são visíveis na imagem, sejam reflexos da fonte brilhante ou formas semelhantes ao diafragma da lente. Essas esferas de cores e formas diferentes podem aparecer em uma linha direta da fonte de luz e podem marcar toda a imagem da cena, com dezenas de traços diferentes. 

Sensor / Red Dot Flare

O reflexo red dot flare aparece naquelas marcas luminosas em torno do sol como padrões de pontos ou raios vermelhos picados, resultado da luz refletida entre o sensor de imagem e os elementos da lente como “reflexo de ponto vermelho”, por isso são também chamados de “reflexo do sensor”. Aparecem nas fotos feitas pelas lentes de celulares, pelas câmeras com espelho e até mesmo pelas lentes de uma DLSR, principalmente quando ​​a fonte de luz é muito forte e a abertura da lente está pequena. 

Lens Flare Photoshop

App de celulares ou ferramentas digitais criam uma possibilidade muito fácil de aplicar o efeito lens flare na pós-produção.  Mas, nunca ficará igual ao natural. O programa de edição pode ajudar no controle total sobre o efeito de reflexo da lente, incluindo a intensidade e a cor. Algumas etapas terão que ser seguidas: a primeira etapa é: aplique o filtro Lens Flare (Filter> Render> Lens Flare) e explore as possibilidades como Lens flare white e Lens flare textura.

Dicas para fazer lens flare artesanal 

  • Fotografe diretamente nas luzes (aponte a câmera para o foco de luz)
  • Fotografe durante as horas douradas (o nascer, o pôr do sol) 
  • Reduza a abertura, alargue a lente (com  f /11-f /16, por exemplo)
  • Abrace o clima (sonho, leveza, suavidade, transparência, efemeridade)
  • Não exagere (toda técnica em exagero pode estragar o resultado) 

Experimente em retratos

Para fazer o efeito lens flare em retratos, você pode ficar perto do tema principal  com a fonte de luz por trás. O tema precisa obstruir a fonte de luz e deixar passar alguns feixes  apenas o suficiente para que você não estrague suas fotos e fique com aquela impressão de foto estourada. 

Dicas para tudo dar certo

Se você usar uma abertura ampla como f / 1.8 é provável que apareça uma esfera brilhante. Mas, se você escolher um tamanho de abertura pequeno, como f / 16 ou f / 22, pode esperar um efeito em forma de estrela. 

Os dois tipos de alargamento de lente são apropriados para fazer o efeito lens flare, as formas circulares funcionam bem com retratos e as formas de estrela parecem mais usadas em paisagens.

Conclusão 

Aprender como controlar o reflexo da lente nem sempre é fácil, como a teoria diz. Mesmo assim, é necessário treinar muito e, sobretudo, saber fazer e saber evitar, pois em cada situação poderá exercer esse conhecimento. 

Se você aprender a controlar o reflexo de luz para produzir uma fotografia com intenção, então você nunca estará nas mãos da sorte. E quando o reflexo é bem feito, isso pode realmente agregar algum valor artístico ao seu trabalho. 

Portanto, treine muito o bom uso do efeito lens flare e também treine como evitar. Se tiver alguma dúvida, não pense duas vezes, escreva nos comentários. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *